Passando pela Grécia e China, depois Inglaterra. Em 1872 Escócia e Inglaterra se enfrentaram com 11 x 11 e bola dentro de uma meta para ser definido como gol. No Brasil 1895 trazido pelo inglês Charles Miller.
Vendo a Copa América, alguns jogos, como também a Eurocopa, da mesma forma fiquei com a impressão que nós do Brasil e os hermanos da américa latina estamos ficando cada vez mais para trás.
De médico e louco , todos temos um pouco. Provérbio conhecido faz algum tempo. De médico e técnico de futebol, também. Vamos criar uma nova figura de linguagem.
Então. Futebol é um dos esportes de contato. Sendo assim os oponentes ao disputar a posse da pelota, bola, etc. vão ter que ir de encontro com o que diz a física. Dois corpos distintos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Teremos o contato físico.
Ora, o oponente ou adversário, não é inimigo e sim jogadores de futebol que poderão mais cedo ou mais tarde estarem até jogando juntos no mesmo clube.
Futebol não é guerra. Futebol é uma disputa sadia, ríspida, com jogadas duras e que se joga em pé! Não é para deixar a bola e ir na perna (canela) do adversário para alijar o mesmo da partida.
Os jogadores principalmente brasileiros, os técnicos daqui e os juízes, precisam urgentemente olharem e fazerem uma atualização dos seus métodos de jogo, trabalho, disputa, o que seja.
Os jogadores caem ao solo com uma facilidade tamanha. O médico do clube chega junto com o assistente, coloca uma água ou spray milagroso e em poucos segundos o jogador está em pé. Então é simulação! Como o tal trauma na face. Rolam no solo e não sofreram nada. Futebol é um esporte jogado, disputado em pé!
Os juízes apitam tudo, aqui no Brasil. Qualquer disputa mais acirrada já marcam falta e dão cartão amarelo ou vermelho! Vejam os jogos da Eurocopa e aprendam como atuam os juízes europeus!
E os técnicos de futebol em geral? Parece que não estão vendo o mesmo jogo que nós. Fazem modificações ou seja, trocam os seus jogadores de forma que quase sempre a equipe fica pior na sua estrutura. Em algumas ocasiões um determinado atleta pode substituir um outro porque não existe um com características semelhantes, porém o técnico precisa estudar os seus jogadores, suas características e habilidades e coloca-los no locais certos e onde eles irão desempenhar melhor papel.
Na copa do mundo de 1970 diziam que Pelé e Tostão não podiam jogar juntos. O alagoano Zagalo viu que sim fazendo com que esses dois craques se completassem e deu no que deu.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.