Em audiência ocorrida na quarta-feira, 7, em Maceió, com o superintendente do Estádio Rei Pelé, Charles Herberth, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB/AL) apresentou sugestões para o fortalecimento do esporte amador no município de Arapiraca.
Acompanhado do presidente da Liga Arapiraquense de Desporto Amador (Lada), José Roberto das Nevez, o Juju, o parlamentar alagoano defendeu políticas públicas que possam amparar os clubes amadores e a prática de futebol, entre outras práticas esportivas na Capital do Agreste.
Inclusão social
O deputado estadual Ricardo Nezinho é um entusiasta e incentivador do esporte como instrumento de inclusão social e da promoção da saúde e integração das comunidades da área urbana e rural no município e em outras regiões de Alagoas.
Torneio de futebol
A Liga Arapiraquense de Desporto Amador é uma instituição que realiza, anualmente, o maior torneio de futebol amador do Agreste alagoano, com a participação de mais de dez equipes e cerca de 300 atletas na competição.
Por conta da pandemia da Covid-19, o Campeonato Arapiraquense de Futebol Amador não é realizado há dois anos.
Saúde da mulher
Na quarta-feira, 7, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL), Renné Costa e representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes e Danyelly Costa, apresentou para o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa um projeto pioneiro em saúde reprodutiva e planejamento familiar será adotado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca (PMA), em parceria com os conselhos Federal de Enfermagem (Cofen) e Regional de Enfermagem (Coren/AL), em atenção à saúde da mulher.
Planejamento familiar
O projeto inclui capacitação de enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) no município para ampliar as ações em saúde reprodutiva e planejamento familiar humanizado, na consulta ginecológica e no uso do método contraceptivo por meio do dispositivo ultra-uterino (DIU).
Imunização
A vacinação contra a Covid-19 segue avançando em Arapiraca, e a partir desta quinta-feira, 8, os arapiraquenses com 36 anos ou mais podem procurar um dos postos de vacinação para receber a dose do imunizante.
Sesc Arapiraca, Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping e Ginásio da Escola Pedro Reis funcionam normalmente, das 9h às 16h.
Arapiraca é uma das cidades que mais vacinou contra a Covid-19. Por aqui, mais de 109 mil doses de esperança já foram aplicadas.
Vacinação Solidária
A campanha Vacinação Solidária segue arrecadando alimentos em Arapiraca, com o objetivo de levar esperança para famílias em situação de vulnerabilidade social. Sendo assim, a Prefeitura de Arapiraca, reforça que os postos de vacinação contra a Covid-19 também estão funcionando como pontos de arrecadação de alimentos e itens de higiene pessoal, que serão utilizados para a montagem de cestas básicas.
Além de alimentos, a campanha também está arrecadando peças peças de roupas para aquecer as famílias em situação de vulnerabilidade durante este inverno.
Remanescentes
Apesar da vacinação estar sendo direcionada, agora, para a população que não faz parte dos grupos prioritários, os arapiraquenses remanescentes que fazem parte de algum dos grupos e que, por quaisquer motivos que sejam, ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid, ainda pode procurar um dos postos de vacinação.
Oportunidade
O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abriu inscrições para oito vagas no Programa de Residência Profissional Agrícola Alagoano (PRPAA). As vagas são destinadas a estudantes e profissionais recém-egressos da área de Agronomia, para um período de treinamento prático, orientado e supervisionado, de nível superior.
Inscrições online
As inscrições são feitas exclusivamente de forma on-line. Os documentos selecionados são enviados no ato da inscrição em formato PDF. O valor individual da bolsa será de R$ 1.200,00 mensais, com vigência de 12 meses. Os recursos financeiros referentes ao pagamento das bolsas serão concedidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) à Ufal, sendo administrado pela Fundepes.
... Na quarta-feira, 7, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª região realizou o julgamento do pedido de inclusão do ASA em Ato Trabalhista, e por unanimidade o clube foi aprovado.
... Com o resultado positivo, todas as contas trabalhistas do ASA passam a integrar uma única dívida junto ao TRT, que será paga em parcelas. A negociação permite que o clube de Arapiraca tenha as contas desbloqueadas e passe a receber recursos de patrocínios.
... A aprovação do ASA no Ato trabalhista foi dada pelos oito desembargadores presentes a sessão, realizada de forma virtual.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.