Com dois meses de salários atrasados, professores da rede municipal de ensino da cidade de Campo Grande denunciam que estão passando por dificuldades. Diante da situação que estão vivendo, eles procuraram ontem veículos de comunicação de Arapiraca onde relataram que a Prefeitura não possui sequer um calendário para colocar a folha em dia e que já levaram o caso para o Ministério Público Estadual (MP). Relatam que estão com contas atrasadas e sem ter dinheiro sequer para comprar comida e alimentar suas famílias.
Em tempo: no próximo dia 12 de setembro, será realizada novas eleições no município. O TSE que, no dia 17 de dezembro de 2020, cassou a chapa do prefeito eleito na cidade, Arnaldo Higino, por improbidade. Téo Higino, Cícero Pinheiro e Inês Corrêa disputarão o pleito.
Descaso e humilhação
Revoltados com o atraso de seus salários, trabalhadores da Educação de Campo Grande denunciam o descaso e humilhação da administração municipal a que estão sendo submetidos. Essa situação porém não atinge os funcionários contratados que estão com os salários em dia. “O último salário recebido pelos efetivos foi referente ao mês de abril. Como estamos no final do mês de junho, já são quase dois meses de salários atrasados”, disse uma professora que pediu para não ter seu nome revelado com medo de represália.
Comprando “fiado”
O site de notícia 7Segundos informou que aproximadamente 300 servidores públicos estão passando por dificuldades. Todos os funcionários da Educação e concursados. E as consequências disso já são sentidas no comércio do município, com o aumento da inadimplência e os comerciantes se recusando a vender "fiado" para os servidores, por não haver uma previsão de quando irão receber. Enquanto isso, os alunos da rede municipal de ensino estão abandonados, uma vez que até mesmo as aulas on-line foram interrompidas.
Perdeu recursos
“A responsabilidade é da gestão municipal. Em 2021, o município perdeu um grande volume de recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), provocado por uma série de erros administrativos”, contou a professora.
Não resolve nada
"A dona Zefinha, que é a prefeita interina, não resolve nada. Quem está à frente de tudo é o secretário de Administração, que é o ex-prefeito Arnaldo Higino. E quando a gente procura alguma informação, ele só manda dizer que não tem dinheiro, que a verba diminuiu. Mas a queda do recurso do Fundeb não dá o direito de deixar de pagar os professores", ressaltou, se referindo à vereadora Josefa Barbosa (Republicanos), que passou a atuar como prefeita-tampão, após a eleição que daria vitória a Arnaldo Higino ser anulada.
Morte de Itamar
E a Covid-19 segue fazendo vítimas em Arapiraca. O policial da reserva Itamar de Oliveira Ferreira, de 55 anos, perdeu a batalha contra o vírus. Ele estava internado em um hospital de Arapiraca e faleceu na tarde de terça-feira (29).
O militar trabalhou durante toda a vida no 3º Batalhão de Polícia Militar de Arapiraca, onde atuou no Pelotão de Operações Especiais (Pelopes).
Os números
Arapiraca registra 516 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia, em março do ano passado. Nesse período, 30.887 pessoas foram infectadas pelo coronavírus e 28.873 pacientes cumpriram isolamento de 14 dias e, por não apresentar sintomas, são considerados curados da doença.
Dados preocupantes
Até a terça, 29, Arapiraca registrou 1.498 casos ativos da doença. Destes, 68 estão hospitalizados. Ou seja, 1.430 moradores estão com Covid-19, com a recomendação para fazer isolamento domiciliar para evitar que a infecção seja transmitida a outras pessoas.
Na segunda-feira, 28, outros 133 moradores de Arapiraca testaram positivo para a doença na Central de Triagem Iza Castro e no Complexo Multidisciplinar Rogério Teófilo.
... Cada cidade recebe doses de vacinas para serem aplicadas exclusivamente em sua população.
... Infelizmente, técnicos da vacinação tem percebido uma grande quantidade de pessoas de cidades vizinhas a Arapiraca que estão saindo de seus respectivos endereços para poder receber o imunizante na Capital do Agreste.
... Para evitar esse tipo de irregularidade, a Secretaria Municipal de Saúde modificará, a partir desta quarta-feira (30), o processo de atualização do Cartão Nacional de Saúde, que antes poderia ser feito momentos antes da aplicação da dose.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.