Na noite de quinta-feira, 17, o prefeito Luciano Barbosa fez o anúncio oficial, em suas redes sociais. “A tenda cultural da Praça da Prefeitura passará a ser Tenda Cultural Afrísio Acácio, numa homenagem ao grande trabalho que o sanfoneiro e poeta desenvolveu na cultura popular em Arapiraca. Essa é uma singela e justa homenagem para um homem que dedicou toda a sua vida à cultura nordestina”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Reinaugurada pelo prefeito Luciano Barbosa no ano de 2010, a praça foi palco por muitos anos das apresentações do projeto Cultura na Praça, organizado pela Associação Cultural das Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA), fundada pelo mestre Afrísio Acácio.
Idealizador do projeto
O projeto idealizado pelo sanfoneiro e poeta Afrísio Acácio era realizado sempre às segundas-feiras para fortalecer as tradições e a cultura nordestina, por meio de encontros com artistas regionais, realização de eventos, oficinas e cursos. O intuito é de promover a arte do nordeste manifestada através dos grupos de forró pé de serra, violeiros, poetas, folguedos, emboladores, escritores de literatura de cordel, entre tantos outros que compõem esse rico universo de artistas populares.
Detalhes do resgate
A polícia divulgou detalhes do resgate de uma jovem de 23 anos, vítima de sequestro e cárcere privado. O sequestro ocorreu na noite do dia 15 de junho e ela foi resgatada no início da tarde de quarta-feira, 17, em um cativeiro no bairro Cacimbas, em Arapiraca.
Mantida amarrada
O sequestro foi cometido por seis pessoas, sendo cinco homens e uma mulher. Inicialmente ela foi levada para a Matinha da Catita, posteriormente para uma mata no Vale da Perucaba, onde foi mantida amarrada por dois dias, sem comer ou beber água.
A vítima relatou à polícia que durante esse tempo refém, foi espancada e impedida de voltar para casa.
Foram presos
Segundos informações da polícia, a vítima foi encontrada em uma casa de uma vila, na Rua Flora. Duas pessoas foram presas no local um homem de 21 anos e uma mulher de 31 anos. Os autores do crime foram conduzidos à Delegacia Central de Polícia onde foram autuados em flagrante por Sequestro e Cárcere Privado.
Briga de facções
Ainda de acordo com a investigação, o crime teria sido cometido por integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) que queriam saber quem fornecia drogas e armas para o ex-namorado da vítima, Júnior Grampão, que é do Comando Vermelho e está preso no Presídio do Agreste.
Posto provisório do INSS
Na segunda-feira, 21, às 10h, no Arapiraca Garden Shopping, situado na rua José Jaílson Nunes, 493, bairro Santa Edwiges, ocorrerá a abertura do posto provisório de atendimento aos segurados da cidade de Arapiraca e dos municípios circunvizinhos.
O postoirá suprir o atendimento enquanto a agência do INSS em Arapiraca aguarda conclusão de sua reforma, após incêndio ocorrido no fim do ano passado.
Atendimento presencial
No local serão ofertados, mediante prévio agendamento, os serviços de: 1) cumprimento de exigência; 2) Entrega de documentos relacionados ao Monitoramento Operacional de Benefícios 3) Prova de vida em situações excepcionais e 4) Avaliação Social; Haverá também a possibilidade de retirada de senha do Meu INSS, esse serviço sem a necessidade do agendamento.
Os atendimentos ocorrerão das 08:00 às 14h de segunda a sexta.
Nova sede
A cidade de Arapiraca vai contar, pela primeira vez, com um prédio do Cadastro Único, uma das mais importantes ferramentas de Assistência Social. A nova sede funcionará no antigo prédio da Câmara Municipal, localizado na Avenida Rio Branco, centro da cidade.
Vistoria no prédio
Na manhã de quinta-feira, 17, técnicos das secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Infraestrutura estiveram no local para uma vistoria. O prédio passará por uma reforma, que terá início na próxima segunda, para poder abrigar o CadÚnico.
Realização de um sonho
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, a disponibilização de um prédio próprio para o CadÚnico é a realização de um sonho, já que cerca de 40% da população arapiraquense frequenta algum dos serviços ofertados.
... Com o objetivo de melhorar os indicadores sociais em comunidades onde vivem famílias carentes, o prefeito Luciano Barbosa, lançou, o programa "Viver Melhor, Arapiraca Sustentável".
...O lançamento do programa foi realizado, na quinta-feira, 17, no Centro Administrativo Municipal.
... A coordenadora executiva do programa, professora Ana Valéria Peixoto, adiantou que o projeto-piloto será desenvolvido na comunidade do Caborje, na área central da cidade, onde vivem 305 famílias de baixa renda.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.