Em Campo Grande o clima é de disputa acirrada entre os pré-candidatos que disputarão à eleição suplementar, cuja data será marcada pela Justiça Eleitoral. A cidade terá nova eleição após decisão do TSE que, no dia 17 de dezembro de 2020, cassou a chapa do prefeito eleito na cidade, Arnaldo Higino. A vitória nas urnas de Higino ocorreu no período em que a chapa estava sub-júdice, quando ele estava sendo acusado de improbidade administrativa e pela prática de candidatura itinerante.
Três chapas
Pelo menos três chapas estão devidamente regularizadas para disputar o pleito e são encabeçadas por Téo Higino, Cícero Pinheiro e Inês Corrêa.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, esteve em Brasília na última semana para cumprir agenda institucional e entre as pautas havia o caso da eleição suplementar da cidade de Campo Grande, localizada a 26 quilômetros de Arapiraca.
Nova queda de braço
Adversários históricos, os ex-prefeitos Cícero Pinheiro e Arnaldo Higino vão se enfrentar mais uma vez. A disputa entre os dois políticos mais importantes de Campo Grande está movimentando os bastidores políticos. Arnaldo vai apoiar um candidato que é da sua família e não abre mão da disputa. Para isso, já colocou a campanha do seu candidato nas ruas e está de casa em casa pedindo voto.
Eram aliados
Já Cícero Pinheiro, que já foi vice-prefeito de Arnaldo Higino e prefeito em duas oportunidades, se diz tranquilo e acredita que dessa vez não tem como perder as eleições, já que está claro o enfraquecimento político do seu adversário, que teve a sua chapa cassada pela Justiça Eleitoral por prática de improbidade administrativa e também pela prática de candidatura itinerante.
Pinheiro tranquilo
“Estamos tranquilos e aguardando de forma ansiosa a decisão do TSE que deve marcar na próxima semana uma data definitiva para novo pleito em Campo Grande”, disse o prefeito Cícero Pinheiro que juntamente com o seu grupo político já traçou os caminhos para realizar uma campanha saudável, buscando conquistar os votos dos eleitores.
Reforço para o pleito
Em reunião com o os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), na última semana, o presidente do TRE tratou acerca da eleição na cidade alagoana e sobre o reforço orçamentário para o pleito.
Definição da data
Apesar disso, ainda não foi definida a data de eleição na cidade. Conforme a Assessoria de Comunicação do TRE Alagoas, na próxima semana, dia 23 de junho, haverá uma definição da data para o pleito eleitoral em Campo Grande.
Zezito Guedes
A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lançará no dia (30) de junho a 2ª Edição do livro Arapiraca Através do Tempo, escrito por Zezito Guedes, mestre da cultura popular e um grande pesquisador dos saberes e histórias do povo arapiraquense. O lançamento virtual terá o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas (PROEXT- Uneal) da Reitoria e da Academia Arapiraquense de Letras (ACALA). O lançamento ocorrerá através do canal Uneal Oficial no Youtube no próximo dia 30, às 19:30.
Lançamento virtual
Arapiraca Através do Tempo foi reeditado em 2020 e teve seu lançamento interrompido em decorrência das restrições sanitárias impostas pela pandemia. A Universidade Estadual de Alagoas através da Eduneal planejava um lançamento festivo e uma homenagem ao grande escritor Zezito Guedes. Com o prolongamento das exigências de distanciamento social, decidiu-se por um lançamento virtual.
Sobre o autor
Zezito Guedes atuou profissionalmente como protético em Arapiraca e conciliou o trabalho com sua paixão pela cultura da região. Graças a sua paixão pela arte e cultura locais, seu laboratório de prótese se transformou em ateliê de apoio aos artesãos e escultores da região, que traziam seus trabalhos para ficarem expostos e, consequentemente, os clientes apaixonados pela arte e pela cultura compravam os trabalhos ou levavam para expor em galerias do norte e nordeste a exemplo da renomada Fundação Joaquim Nabuco dirigida por Ariano Suassuna.
Seu primeiro livro foi Cantiga das destaladeiras de fumo, obra também esgotada.
... Em Arapiraca, uma fábrica de biscoitos localizada no bairro São Luiz, foi alvo de uma operação da Vigilância Sanitária Municipal (Visa). Sem apresentar nenhum cuidado com a higiene, o local foi interditado e mais de meia tonelada de produtos foi apreendida.
... Moradores da região informaram que a fábrica de biscoitos faz distribuição para diversas padarias de Arapiraca.
... Durante a fiscalização, os agentes da VISA flagraram diversas irregularidades sanitárias, dentre as quais estão bandejas empilhadas no chão, equipamentos enferrujados, rede de energia exposta, além da presença de animais transitando no local onde eram produzidos os alimentos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.