Pouco mais de um ano após inaugurar a ala Covid, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Bom Conselho, de Arapiraca, está funcionando com sua capacidade de atendimento em níveis de alerta máximo. O problema, segundo o médico coordenador do setor, Warlisson Tenório, também se dá pelo fato de muitos municípios não darem suporte necessário aos pacientes em suas cidades de origem.
Pacientes de fora
“Em muitos casos os pacientes poderiam ser tratados e cuidados em suas cidades, com transferência apenas em caso de agravamento ou quando precisam ser remanejados. Mas o que acontece não é isso: eles são enviados sem critérios mínimos”, falou.
Leitos ocupados
Atualmente, a enfermaria está com doze leitos ocupados, dos quinze disponíveis. Na Unidade de Terapia Intensiva nove das dez vagas estão com pacientes. “Os números estão em situação-limite, porque é necessário uma reserva de emergência na enfermaria, por exemplo, para o caso de alta na UTI”, explicou o especialista.
Lotação máxima
A situação de lotação máxima no Hospital Regional tem sido observada há mais de duas semanas, quando 100% dos leitos de Uti COVID e 90% dos leitos de enfermaria estavam ocupados. “Lembrando que nos casos de UTI, mais de 80% dos pacientes estão utilizando ventilação mecânica, ou seja, intubados”, revelou Warisson Tenório.
Cuidados essenciais
Com esse alerta, o médico solicita à população que continue se cuidando, usando máscaras e mantendo o distanciamento social, evitando também as aglomerações. “Importante ainda que os municípios mantenham uma estrutura mínima, segura e com profissionais para atendimento a pessoas com sintomas da Síndrome Gripal, assim como mantenham a dinâmica da vacinação. Avançamos muito na prevenção, mas o vírus ainda é muito resistente“, concluiu.
Com Renan Filho
Acompanhado do secretário de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro, o prefeito Luciano Barbosa esteve reunido na terça-feira, 7, com governador Renan Filho e o secretário de Estado de Transportes, Mosart Amaral, onde alinharam projetos prioritários para o segundo maior município de Alagoas.
Duplicação da AL 220
No encontro que aconteceu no Palácio República dos Palmares, em Maceió, foram abordados diversos assuntos e projetos relevantes nas áreas de mobilidade urbana, transporte e saúde, a exemplo da construção do aeroporto de Arapiraca, do Hospital do Agreste e de obras de infraestrutura urbana. Antes da reunião, o prefeito participou da assinatura da ordem de serviços para a duplicação da AL 220, entre Arapiraca e Delmiro Gouveia.
Vacinação continua
E a vacinação contra a Covid-19 continua em Arapiraca. Na quarta-feira, 9, os arapiraquenses com 52 anos puderam tomar a primeira dose. De acordo com a assessoria a Secretaria Municipal e Saúde, a população que pertence aos grupos prioritários é que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ainda pode se dirigir aos postos de vacinação.
Para quem pretende se vacinar, é importante saber que a cidade conta com três postos, localizados no Sesc Arapiraca, no Ginásio da Escola Pedro Reis, e no Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, e que estão funcionando em horário unificado a partir de terça-feira (1º), das 9h às 16h.
Vacinação Solidária
A campanha Vacinação Solidária segue arrecadando alimentos em Arapiraca, com o objetivo de levar esperança para famílias em situação de vulnerabilidade social. Sendo assim, a Prefeitura de Arapiraca, reforça que os postos de vacinação contra a Covid-19 também estão funcionando como pontos de arrecadação de alimentos e itens de higiene pessoal, que serão utilizados para a montagem de cestas básicas.
Violência no Agreste
Moradores de Campo Alegre estão vivendo um clima tenso e de medo. Por volta das 20 horas de terça-feira (8), um tiroteio resultou na morte de uma jovem e dois feridos.
De acordo com informações da polícia, as vítimas estavam em uma festa numa residência, quando foram surpreendidos por um homem que chegou atirando. A vítima falta foi identificada como Mickaelly. Policiais que estiveram no local informaram que ela tentou fugir, mas morreu na calçada antes mesmo do socorro.
Estado de saúde grave
Outras duas pessoas foram alvejadas com os tiros. Um deles, identificado como José Dinilson dos Santos, de 20 anos, foi socorrido em uma ambulância para o Hospital de Emergência do Agreste em estado grave com uma bala alojada na cabeça. Já o outro foi levado para Maceió também em estado grave.
... Uma série de denúncias foram feitas na terça-feira, 8, sobre a agência do Bradesco localizada na praça Marques da Silva, em Arapiraca. Centenas de idosos se aglomeram para poder sacar benefícios de aposentadoria, pensão ou prestação continuada.
... Devido a esta situação, os empresários arapiraquenses estão preocupados com as constantes aglomerações registradas nas agências bancarias do município e temerosos com a possibilidade de novas restrições do decreto governamental, que será renovado nesta quinta-feira,10.
... Após a repercussão da denúncia, o empresariado resolveu cobrar rigor nas fiscalização desse tipo de irregularidade, pois o município de Arapiraca tem sido uma das cidades com maior incidência da Covid-19 em Alagoas e vem enfrentando quase um colapso na rede hospitalar.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.