Edmilson Teixeira

Grana maior

Edmilson Teixeira 09 de junho de 2021

Prefeituras de todo o país vão ter uma ótima notícia nesta quinta-feira (10). Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente a este mês de junho, será 123,66% maior que os R$ 2,5 bilhões transferidos aos cofres no mesmo período de 2020.

Grana maior II

O primeiro decêndio de junho vai transferir um montante de R$ 5.679.860.664,10 para os municípios brasileiros. A primeira das três parcelas mensais representa quase a metade do valor total e é calculada com base na arrecadação dos Impostos de Renda e sobre Produtos Industrializados (IR e IPI) entre os dias 20 e 30 do mês anterior.

Comparativo

Mesmo aplicando a inflação, o valor ainda será superior ao montante total recebido em junho passado. Deflacionado, o resultado positivo fica em torno de 109%. Na partilha do decêndio, os 2.447 municípios de coeficientes 0,6 ficam com 19,70% do valor total. Já as 168 grandes cidades, de coeficientes 4,0, recebem 13,17% do montante.

Palestrante

Para quem serviu o Exército Brasileiro  durante oito anos, entre 1982 a 1990, chegando ao posto de Capitão, nada melhor agora do que retornar àquela Casa, na condição de palestrante, sobretudo, ocupando o cargo de juiz de Direito. O protagonista desta história é o Dr. João Dirceu Soares Moraes, juiz titular da 20ª Vara Cível da Capital. É que nesta terça-feira, 8, o magistrado alagoano que é natural de Tanque d’Arca, recebeu a missão de destacar como palestrante o tema: O papel do Poder Judiciário e a necessidade de integração com a sociedade.

Palestrante II

O evento direcionado  para futuros oficiais do Exército Brasileiro nasceu de um  convite do comandante do Batalhão e diretor de ensino do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, tenente-coronel Paim. "O Judiciário tem como função primordial julgar a aplicação das leis em casos concretos e zelar pelo cumprimento delas, a fim de assegurar justiça e a realização dos direitos e deveres", pontuou João Dirceu, o magistrado que acumula em seus arquivos, títulos de Cidadão Honorário de cidades alagoanas como: Capela, Maravilha e Inhapi.

Satisfação

“Foi  gratificante palestrar no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, uma casa que marcou minha vida, principalmente porque eu  tive o prazer de servir a Pátria durante oito anos. Pois em 1990, após concluir meu curso de Direito, resolvi pedir baixa do Exército, ocasião em que eu ocupava o posto de capitão. As recordações são marcantes daquele tempo, e esta terça-feira  veio para carimbar o preenchimento de uma lacuna nostálgica que nunca será esquecida”  comentou orgulhoso João Dirceu.

Luzia do Norte

 Fera do saxofone alagoano,  Marcos Maciel, músico   da cidade de Santa Luzia do Norte promete ser  a grande sensação do projeto  “Junho Alagoano” que de forma online  pelo canal do Youtube  entra em cena a partir deste sábado dia 12, envolvendo 28 municípios do Estado. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Alagoas. O prefeito Márcio Lima e o secretário de Cultura de Santa Luzia, Pedro Soares se emocionaram ontem, ao ver o vídeo que foi gravado com o Marcos tocando chorinho “murmurando” de autoria do saudoso maestro Fon-Fon, um santaluziense que ganhou fama internacional.

Emoção

“Isso é o que me dá forças para lutar, incentivar e divulgar nossa cultura e nossos artistas e nossa terra, feliz por eles e feliz porque o que falei quando os convidei está comprovado. Não posso esquecer de agradecer ao prefeito Marcio Lima por nos proporcionar condições para desenvolver um trabalho à frente da pasta da Cultura e do Turismo de nossa terra” comentou Pedro Soares o  “Pedão”.

Murici

Esta semana Murici recebeu o projeto Prato Cheio para o Desenvolvimento, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Nossa cidade foi uma das contempladas com essa importante ação, que visa combater a insegurança alimentar de muitas famílias frente à pandemia. Na ocasião foram distribuídas 750 cestas básicas contendo alimentos e produtos de higiene e de limpeza. Agradecemos à CNM e à secretária Soraya e toda equipe da SEMAS pela execução do Projeto em Murici”, comentou o prefeito Olavo Neto(MDB)

Pão de Açúcar

A Vara única de Pão de Açúcar obteve a melhor pontuação da aferição Juízo Proativo referente a 2020, com 98,7 pontos, entre as unidades de segunda entrância com o mesmo tipo de competência. Três circunstâncias vêm contribuindo para o desempenho da unidade, de acordo com o juiz titular, Edivaldo Landeosi, proporcionando satisfação aos operadores do direito e à comunidade que busca o Poder Judiciário.

Pão de Açúcar II

“Primeiro é um planejamento que, por ter envolvido a equipe, tem facilitado a execução daquilo que ficou combinado, planejado. O segundo é o quadro de servidores que nós temos, altamente comprometido com a boa prestação jurisdicional. E o terceiro é o  empenho de todos nós para reduzir a cada dia o tempo de tramitação dos processos”, analisa o magistrado Edivaldo Landeosi.