O empresário arapiraquense Everaldo Pinheiro da Silva, 65 anos, sogro do vereador Fabiano Leão, faleceu na sexta-feira, 4, vítima da covid-19. Sua esposa JosiMary de Barros Canuto faleceu há cerca de 10 dias também por complicações da Covid-19.
Everaldo Pinheiro era proprietário das empresas Sandálias de Ouro e do Parque de Vaquejada de Ouro.
Filhos internados
Além da dor da perda de JosiMary e de Everaldo, a família ainda está apreensiva com a internação de dois filhos do casal, Cristiano e Victor Pinheiro, também hospitalizados com covid-19.
Cristiano está internado em um hospital de Maceió e Victor está internado em uma unidade hospitalar de Arapiraca.
Palmeira dos Índios
Um contrato emergencial para locação de veículos e máquinas com valor total acima de sete milhões de reais e questionamentos relacionados com a distribuição da merenda escolar pela Prefeitura de Palmeira dos Índios estão com pedido de investigação na Polícia Federal, Ministério Público de Alagoas e Tribunal de Contas do Estado.
Denúncia na PF, MPE e TCE
A necessidade e a finalidade do aluguel de carros de pequeno porte, motocicletas e equipamentos que não teriam sequer especificação técnica são questionadas pela Associação Privada Drogas Nem Pensar (DNP), representada por advogado nas representações formalizadas na PF, MPE e TCE.
Nulidade do contrato
A entidade de utilidade pública municipal e estadual requer a nulidade do contrato feito com dispensa de licitação no início de março de 2021. São R$ 7.380.000,00 previstos para pagamento de veículos e máquinas com três empresas do ramo, todas situadas em Maceió.
Questionamentos
“A prefeitura de Palmeira tem sua própria frota e também veículos agregados, nós estamos vivendo em plena pandemia de Covid, precisando economizar recursos, então qual é a necessidade desse contrato de locação emergencial?”,questiona Jairo Vanderley Silva, presidente da instituição que protocolou as denúncias, conforme cópia dos documentos enviados à reportagem do Jornal de Arapiraca.
Quer respostas
O responsável pela instituição fundada em 2014 também quer respostas sobre o uso dos recursos destinados à merenda escolar. Mesmo sem a realização de aulas presenciais, as prefeituras continuam recebendo verba federal para aquisição de alimentos.
Outro lado 1
Por meio de nota, o prefeito Júlio Cézar se manifestou: “Todos os contratos da Prefeitura podem ser conferidos no Portal da Transparência do Município e todo o cidadão tem o direito de saber o que a gestão está fazendo e aplicando o seu dinheiro e todos os recursos municipais.
A questão agora, é que estamos chegando próximo de mais uma eleição e o prefeito Júlio Cezar vira alvo de novo das questões eleitoreiras.
Outro lado 2
O nome do prefeito tem sido citado nas principais conversas políticas. Hoje Júlio já se consagrou como um dos maiores prefeitos do estado de Alagoas. Ele se filiou ao MDB, está afinado com os Calheiros, governador e senador, é hoje também um dos nomes mais forte (SIC) para concorrer a qualquer cargo, e isso vem incomodando muito a turma da oposição.
Já começaram os fakes news. De agora em diante eles não vão parar até o governador Renan Filho escolher o seu sucessor.
Outro lado 3
Em um trecho da nota, o prefeito palmeirense disse que “Vão fazer de tudo para macular a imagem do prefeito e destruir a história da sua boa gestão municipal. Vão aparecer muitos “Paus Mandados”. Muito fakes news. Júlio Cezar já está preparado para os ataques. Nada abalará a sua imagem, seu trabalho, sua amizade e sua lealdade ao governador Renan Filho”.
... Ainda na nota em resposta as denúncias formuladas na PF, MPE e TCE, Júlio afirmou: “Portanto, quem quiser saber dos investimentos que estão sendo feitos em Palmeira dos Índios pela gestão municipal é só consultar o Portal da Transparência”.
... “Não vamos responder em redes sociais e nem a “Paus Mandados”, disse
.
... Para completar, o prefeito afirmou que “Se servir de algum conforto para os desesperados, o prefeito pretende terminar o seu segundo mandato de quatro anos na prefeitura”.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.