O economista Cícero Péricles diz que o Estado entrou em uma fase em um ritmo mais lento, de março a agosto, o que ocorre em todos os anos, na economia, só que este ano contou com o agravante da pandemia.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), no mês de abril Alagoas teve mais demissões do que contratações e um saldo negativo de mais de 3 mil postos de trabalhos.
Segundo Péricles, a pandemia já trazia um efeito de que a crise na economia aumentasse no começo do ano e isso vem se refletindo durante todos esses meses.
Veto do presidente
O Congresso Nacional rejeitou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei (PL 3.477/2020) que garante acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública. Com isso, o projeto, que havia sido aprovado e vetado pelo presidente da República, seguirá agora para promulgação para ser transformado em lei.
Ajudou a derrubar
Um dos senadores que ajudou a derrubar o veto, votando em favor da derrubada em plenário e ajudando a assegurar os investimentos em internet para a educação, foi o alagoano Rodrigo Cunha (PSDB).
A proposta garante o repasse de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e, também, para os municípios. Os recursos garantem a oferta mensal de 20 gigabytes de acesso à internet para todos os professores do ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais.
PSC em campanha
O PSC está pensando em lançar chapas proporcionais e majoritárias nas eleições de 2022. Até agora, o PSC é o único que tem um pré-candidato declarado ao governo: Renato Filho, que já está trabalhando, para viabilizar a sucessão de Renan Filho. Ele já tem Já tem marqueteiro e slogan para trabalhar durante esta pré-campanha.
Eleição proporcional
Na proporcional, o partido deve montar apenas chapa de deputado estadual, abrindo espaço com outros partidos na composição para federal e Senado.
O presidente do PSC na capital alagoana, o vereador Marcelo Palmeira, está coordenando a montagem da chapa de deputado estadual. Ele mesmo deve concorrer a uma das27 vagas na Assembleia Legislativa.
São João sem festas
O Ministério Público de Alagoas recomendou aos prefeitos de Alagoas a suspensão dos festejos juninos deste ano. A sugestão foi expedida à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Na determinação, o MPE/AL pede que seja m cumpridos os decretos estaduais e municipais, que preveem medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Na recomendação, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e por procuradores e promotores de Justiça integrantes da força-tarefa, o Ministério Público pede que os prefeitos cancelem ou suspendam todas as festividades pertinentes ao período de São João e que eles não publiquem editais para contratação de bandas musicais e de forró.
Decretos dos governos
Na determinação, o MPE/AL pede que seja m cumpridos os decretos estaduais e municipais, que preveem medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Na recomendação, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e por procuradores e promotores de Justiça integrantes da força-tarefa, o Ministério Público pede que os prefeitos cancelem ou suspendam todas as festividades pertinentes ao período de São João e que eles não publiquem editais para contratação de bandas musicais e de forró.
Despesas da Copa América
Confirmada a Copa América, os próximos dias já estão sendo destinados a saber quem vai arcar com as despesas de segurança e de estrutura de saúde para a recepção do torneio. Ao que se sabe, até agora nenhum governador que aceitou sediar os jogos se dispôs a abrir o cofre.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por exemplo, já avisou que não gastará um centavo com os jogos. Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, disse que ainda não discutiu detalhes sobre o assunto.
A ideia do governo federal, além de movimentar a economia, é dar ao presidente Jair Bolsonaro o discurso de que trouxe a Copa América para o Brasil quando outros países recusaram o torneio. É uma maneira, na verdade, de tentar empatar a disputa com o PT, que se orgulha de ter realizado a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil.
CPI da Covid: relatório
Senadores do grupo do G7 consideram que o esboço a linha dorsal do relatório de Renan Calheiros sobre as responsabilidades pela situação da pandemia no Brasil já está pronto: o governo federal poderia ter 64 milhões de doses de vacinas a mais, no final de 2020 ou em janeiro deste ano, mas optou por não comprá-las, perdendo lugar para obtenção de imunizantes. Além disso, montou um gabinete para assessorar o presidente Jair Bolsonaro em relação a medicamentos que poderiam curar aqueles que viessem a contrair a doença. O saldo disso é um total de mais de 450 mil mortes registradas até agora.
Fase dois
A fase dois começa neste mês de junho, com a apuração do que foi feito com os recursos enviados a estados e municípios, quando o Planalto tentará montar um relatório paralelo, tirando o peso da mão de Renan Calheiros sobre o Planalto, e Bolsonaro e colocando nos governadores.
O governo terá que fechar esse roteiro em 90 dias, uma vez que essa parte sequer começou a ser investigada a fundo. E, embora Bolsonaro não queira, os governistas precisarão de mais prazo para concluir essa investigação.
... Os vereadores de Arapiraca aprovaram, durante sessão na noite de terça-feira, 01, crédito especial no valor de R$ 10 milhões para a Secretaria Municipal de Saúde, destinado a ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19.
... Por meio do projeto de lei encaminhado pela prefeitura, os parlamentares autorizaram o a abertura do orçamento municipal para a destinação do recurso, classificado como crédito adicional do tipo especial.
... “A Câmara de Arapiraca cumpre, mais uma vez, seu papel de atuar ao lado da sociedade. Os recursos vão ser empregados para arregimentar outras ações em favor da saúde de nosso município. Ganha o povo. Ganha a vida”, destacou o presidente da Câmara, vereador Thiago ML (PROS).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.