Na tarde de segunda-feira, 31, o prefeito Luciano Barbosa participou, do Webinar “Como a Agenda Convergente Mobilidade Sustentável e Saúde Pode Contribuir para a Segurança Viária”, realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Centro de Documentação em Cidades Sustentáveis (Cepedoc) e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
Evento online
O evento, que também foi transmitido pelo canal da USP no YouTube, teve como objetivo debater a nova forma de pensar os deslocamentos dentro e fora das cidades, sobretudo nesse momento da pandemia da Covid-19, e o desafio de repensar as relações entre ambiente, sociedade e saúde.
Soluções conjuntas
“Quero parabenizar os organizadores deste evento e saber que a comunidade científica está preocupada em identificar e propor soluções conjuntas sobre as condições da mobilidade urbana com a convergência na segurança viária e na saúde”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Sequelas da covid-19
O cantor e sanfoneiro arapiraquense Afrísio Acácio precisou retornar para a internação na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Universitário (HU), localizado na parte alta de Maceió.
Recuperado há pouco tempo da covid-19, o artista está com sequelas, Afrisio foi transferido para o HU no dia último dia 20, e seguiu realizando exames, mas no sábado 30, ele precisou ser transferido para a UTI.
“No quadro geral ele está bem. A gente espera que essas taxas dos exames sejam normalizadas para que ele possa voltar definitivamente para casa”, disse o seu filho Dj Touro.
Alterações no fígado
De acordo com um dos seus filhos, após ser curado da covid-19, o artista apresentou alguns problemas de saúde, entre eles uma úlcera, icterícia e alterações no fígado. “Após a alta hospitalar da Covid-19 continuamos realizando o tratamento dessas sequelas em casa de acordo com a orientação médica. Mas como ele não estava evoluindo bem, retornamos para a Unidade de Emergência do Agreste no dia 12 de maio”, contou o filho de Afrísio.
Imunização
A vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca segue avançando. O município encerrou, no domingo,30, a aplicação dos imunizantes nos grupos prioritários e deu início, na segunda-feira, 31, a imunização dos arapiraquenses com 59 anos.
Novo horário
Desde ontem, terça-feira, 01, os três postos de vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca, localizados no Sesc, Ginásio da Escola Pedro Reis, e Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, funcionarão em horário unificado, das 9h às16h. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, a mudança tem o objetivo melhorar o fluxo de trabalho nos postos de atendimento.
Festa clandestina
A vigilância Sanitária Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Penedo, juntamente com o apoio da Polícia Militar encerrou mais uma festa clandestina, em que diversas pessoas estavam aglomeradas em um bar, situado no Povoado Marituba do Peixe, em Penedo.
Normas sanitárias
Além de não seguir as recomendações vigentes para o funcionamento de bares e restaurantes, o que é permitido somente de terça a quinta-feira, o estabelecimento infringiu as normas sanitárias ao permitir a realização da festa, que ainda contava com um paredão de som.
Proibido
O Decreto Estadual e Portaria do GGC- Gabinete de Gerenciamento de Crise em Penedo proíbem a realização de qualquer tipo de evento, inclusive festas em residências, chácaras ou bares e restaurantes.
... Com 106 pontos, a 10ª Vara Cível de Arapiraca (Família) obteve a melhor pontuação da aferição Juízo Proativo referente ao ano de 2020. Esta é a quinta vez consecutiva que a unidade alcança esta marca, e a sexta em toda a história da premiação, iniciada em 2014.
... A Vara atingiu o “Padrão Excelência” do Juízo Proativo, e destacou-se ainda por ter sido a única a julgar todos os processos da Meta 2 do CNJ (ações antigas) e registrar a menor taxa de congestionamento do estado, com 32%.
... O número é calculado levando em conta os casos novos, processos baixados e o estoque pendente ao final do período anterior. Quanto maior a celeridade processual, menor a taxa. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.