Derivado do grego. Significa "perda da carne". A massa muscular diminuída provoca vários problemas, principalmente para o idoso (a).
Perda de força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar as atividades do dia a dia, como seja: caminhar, subir degraus ou até se levantar da cama.
Pode acometer outras pessoas que não idosas.
As que não fazem atividade física, gostam muito do sofá e da cama. Então tenha cuidado pois a recuperação não é tão fácil assim.
Os pacientes que ficam acamados devido a cirurgias extensas ou outras afecções graves podem desenvolver a sarcopenia o que irá dificultar a recuperação da patologia em tratamento.
A medicina que é uma ciência viva e não exata trabalha já algum tempo para ajudar a corrigir a sarcopenia. HMB. Um derivado metabólito da leucina pode resolver o problema com uma dosagem de 3 gramas ao dia. Suplemento alimentar de hidroxi-metilbutirato, ou beta-hidroxy beta-metilbutirato.
A média de idade de pessoas internadas em UTI por covid-19 é de 58 anos de idade.
Cuidado! Senhores e senhoras que ainda não foram vacinados (as)! A média de idade está diminuindo e pegando os mais jovens por covid-19. E as mortes também acontece.
Claro os de idades mais avançadas já foram ou estão sendo vacinadas (os) e os que mais se expõe estão sofrendo nas utis brasileiras. Máscara cobrindo nariz e boca corretamente. Não participar de aglomerações. Higiene: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel ou líquido em 70%.
A nova cepa indiana do covid-19. O que se sabe?
Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - é que a variante é uma mutação que deve preocupar todos os dirigentes mundiais! Será que o ocupante do Palácio do Planalto irá entender o que quer dizer?
Temos que monitorar todas as entradas brasileiras em portos, aeroportos e rodoviárias para a entrada de indianos (as) e outros vindos da Índia. Checar temperatura e verificar onde irá se hospedar ou residir e fazer o controle diário!
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.