Edmilson Teixeira
Matemática
A partir do final de junho, 18 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil lançar-se-ão em um dos maiores desafios de sua vida escolar: participar da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). E mesmo com as limitações impostas pela pandemia, eles se preparam usando diversas plataformas e instrumentos, tendo como motivação a conquista de uma medalha na competição.
Matemática II
Em Alagoas, onde 328.921 estudantes de 828 escolas públicas e privadas estão inscritos na olimpíada, o cenário não é diferente. E na rede estadual de ensino, que conta com 155.420 alunos de 279 unidades de ensino cadastrados para a primeira fase da OBMEP, estudantes e professores encontraram meios, de, mesmo à distância, prepararem-se para as provas.
Matemática - Sistema
Sexto lugar em inscrições na rede estadual – com 1.660 alunos cadastrados para as provas – a Escola Estadual Fernandes Lima, em Maceió, optou por encontros e aulões como forma de preparo de seus estudantes. “Entendo que, quando divulgamos vídeos para os alunos, damos a eles ferramentas para facilitar o aprendizado. Precisamos inovar e entendermos que eles sempre são capazes de irem além, só depende da vontade de vencer”, afirma Geraldo Ferreira, professor de matemática e física da instituição de ensino.
AgriculturaConforme a Emater, o órgão contribuiu para o aporte de aproximadamente R$ 132 milhões na economia alagoana em 2020. Ao todo, foram 35 mil agricultores familiares assistidos diretamente por meio de 175 mil atendimentos profissionais realizados pelos técnicos da Emater. Indiretamente, o Instituto presta atendimento a agricultores nos 102 municípios do Estado, por meio de seus programas, projetos e políticas, como o acesso a crédito da esfera rural.
Agricultura II
Ainda segundo a Emater, nas regiões do médio e do alto Sertão, diversos produtores realizam o plantio de suas culturas às margens do Canal do Sertão. O Instituto atende 87 agricultores familiares nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Olho D’Água do Casado, Pariconha, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, prestando assistência técnica e extensão rural.
BR-101
Depois de várias agendas de trabalho em Brasília, a deputada estadual Jó Pereira foi informada, ontem, sobre a determinação, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para o andamento de importantes obras na região sul de Alagoas, como a finalização da duplicação da BR-101, principalmente nos trechos urbanos de Junqueiro e São Miguel dos Campos e no distrito Luziápolis, em Campo Alegre, e a construção de passarelas em Junqueiro (no acesso ao Conjunto Adelmo Pereira) e na zona rural de São Sebastião.
Santa Luzia do Norte
O município marcará presença no projeto “Junho Alagoano”. Trata-se de uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura, Instituição Cultural Flor de Lis, sediada no Rio de Janeiro e que recebe esse nome em homenagem ao alagoano Djavan, juntamente com as secretarias municipais de Cultura de Alagoas. “Nesta sexta-feira, iremos produzir a nossa gravação de um vídeo com Marcos Macial, tocando sax e soprano e Bruno Rafael tocando trompete, com duração de 15 minutos de músicas cantadas pela bela voz de Marcela Lima” disse o secretário de Cultura, Pedro Soares (Pedão) engrandecendo o apoio do prefeito Márcio Lima.
Rio Largo
Moradores de Rio Largo serão beneficiados com a construção de Praça do Amor no conjunto Vila Rica. De acordo com o prefeito Gilberto Gonçalves, a construção de mais uma praça é um compromisso assumido em sua gestão para proporcionar momentos de lazer a todos os moradores da região, em um ambiente moderno e acessível
Rio Largo II
A praça será equipada com uma série de elementos que, além da prática de esportes, ajudarão a promover educação, cultura e cidadania. Área poliesportiva; área verde e equipamentos para ginástica compõem a planta do espaço, onde as obras serão iniciadas.
Segurança no Sertão
Na quarta-feira em Santana do Ipanema, o 7° Batalhão de Polícia Militar recebeu 66 novos policiais militares para compor seu efetivo. A solenidade contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, do comandante do 7º BPM e do Tenente Cel. Gouveia. Os recém-formados serão distribuídos pelos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) das cidades de Major Izidoro, Batalha, Pão de Açúcar, Ouro Branco e São José da Tapera.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011