Edmilson Teixeira
Corda-bamba
O Sindicato Nacional de Médicos do Japão apresentou na quinta-feira uma petição ao governo para que se cancelem os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para o dia 23 de julho. Segundo o texto, o evento, que terá 11 mil atletas, é um risco para a possível chegada e a propagação de novas cepas da Covid-19.
Visão
Os especialistas japoneses estão chamando o atual momento da pandemia no país de quarta onda. O número de novos casos está acima de 5 mil por dia, cinco vezes mais do que se via há dois meses. Boa parte do país está em estado de emergência, enquanto a vacinação ainda está engatinhando, com menos de 2% da população imunizada.
Desgaste
Lá no Japão 40% dos médicos em atividade já ultrapassaram o limite de horas extras, e 10% está trabalhando o dobro do limite legal de horas. “Esta carência de médicos é um fator que afeta muito nosso sistema. O governo precisa reduzir o número de médicos” disse um dos sindicalistas.
Migração
A Uefa anunciou, na quinta-feira, a mudança de sede da final da Liga dos Campeões de Istambul (Turquia) para Porto, em Portugal. Manchester City x Chelsea será no Estádio do Dragão, no dia 29 de maio. Pelo segundo ano seguido, a entidade é obrigada a transferir o local da decisão devido à pandemia do coronavírus. É que a Turquia está em isolamento nacional desde o fim de abril.
Em busca do caneco
Título inédito para um elenco inteiro! É isso que o América-MG pode conquistar caso seja campeão mineiro neste ano. Nenhum jogador do elenco, e nem mesmo o técnico Lisca, já levantou o troféu mais importante do Estado. Para isso acontecer, o Coelho inicia, neste domingo, a final contra o Atlético-MG, às 16h (de Brasília), no Independência.
Lembrança
A última vez que o América venceu a competição Estadual foi em 2016, quando superou o próprio Atlético na final. De lá para cá, o elenco se reformulou, a comissão técnica mudou, e não há nenhum remanescente daquele título. São 42 atletas buscando a taça inédita.
Pé quente
Com forte chuva e paralisação de jogo por falta de energia, a estreia de Juan Pablo Vojvoda como técnico do Fortaleza foi com o pé direito. O Leão venceu o Crato por 6 a 1 na quarta-feira, no Estádio Raimundão, em Caucaia, com gols de Wellington Paulista, duas vezes, Lucas Crispim, Éderson, Luiz Henrique e Robson. Otácio fez o do Crato. Com o resultado, o Leão é o segundo do Estadual com 11 pontos. O Crato segue com três pontos
Situação de agonia
Prestes a enfrentar o Náutico pela final do Pernambucano e com menos de três semanas até a estreia no Brasileiro, o Sport corre contra o tempo para conseguir qualificar o elenco. Principalmente porque, devido à proximidade das datas, o clube precisará conciliar os preparativos para a decisão com os do início da Série A 2021. Neste domingo o Leão encara o Náutico pelo primeiro confronto da decisão e faz o segundo no dia 23, para definir o campeão. Uma semana depois, a equipe estreia no Brasileiro contra o Internacional.
Embate rotineiro
CRB e CSA decidem o Campeonato Alagoano pelo sexto ano seguido. A partir deste sábado, os rivais se reencontram no Estádio Rei Pelé, às 17h, para disputar a taça da edição de 2021. A finalíssima está marcada para o dia 22 de maio. Por serem finalistas, CRB e CSA garantiram vagas na Copa do Brasil de 2022 e agora também disputam um passaporte direto para a fase de grupos do Nordestão 2022. O vice-campeão vai ter que participar do pré-regional.
Titulo vai pro interior
O Vitória não terá vaga garantida na fase de grupos da Copa do Nordeste 2022. Diante da composição da final do Campeonato Baiano deste ano, com Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas na briga pelo título, o Rubro-Negro, que foi eliminado na primeira fase do estadual, precisará disputar pela primeira vez a fase preliminar da próxima edição do regional.
De roupa nova
Rodrigo Santana é o novo técnico do Confiança. O clube sergipano anunciou o novo treinador na quarta-feira. Ele chega para o lugar de Daniel Paulista, que deixou o clube após uma sequência de três eliminações na temporada. No último sábado o Confiança foi eliminado pelo rival Sergipe ao ser derrotado por 1 x 0- a Final do Sergipano será entre Sergipe e Lagarto em dois jogos de ida e volta, embate que começa neste final de semana.
Trajetória
O perfil de Rodrigo Santana é o que o Confiança tem buscado recentemente. Ou seja, treinador da nova geração, estudioso e promissor, receita que vem funcionando nos últimos anos. O treinador tem 38 anos. Ele passou pelo URT-MG, onde conquistou o Campeonato Mineiro do Interior, pelo Atlético Mineiro, Avaí-SC e o último trabalho dele foi no Coritiba.
Catarinense
Precisando de dois gols de diferença após perder por 3 a 1 no jogo de ida, a Chapecoense fez o dever de casa e venceu o Figueirense por 2 a 0, na Arena Condá, no segundo jogo do mata-mata na última quarta, e avançou às semifinais do Campeonato Catarinense. Melhor classificada na primeira fase, a Chape decide o mata-mata em casa e com a vantagem de resultados iguais. Agora, enfrenta o Marcílio Dias, neste domingo, às 16h, no Gigantão das Avenidas, pelo jogo de ida. A volta acontece na Arena Condá.
Vacina furada
Conforme o Blog do Walter Luiz, um verdadeiro drama particular viveu nos últimos 15 dias o renomado médico ortopedista alagoano Williams Albuquerque, com décadas de serviços prestados ao CRB, seu clube de coração. Mesmo 30 dias depois de tomar a 2ª dose da vacina CORONAVAC, Dr. Williams contraiu a Covid-19. Foram 10 dias de internamento no hospital Artur Ramos de onde saiu recentemente estando agora em casa finalizando o seu tratamento. O fato serve de alerta a muitos que tomam a vacina e já acham que estão "salvos" para sempre.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011