Funcionários do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, referência no mundo todo, na manhã de ontem, quinta-feira, 6, fizeram uma surpresa no café da manhã do empresário arapiraquense José Hipólito Correia Costa, de 61 anos.
Hipólito não espera que os funcionários iriam entrar em seu quarto cantando, sua música preferida Asa Branca do cantor Luiz Gonzaga. Foi uma manhã de muita emoção para o empresário
durante o tempo que permaneceu sedado na UTI os seus filhos, Alice e Arthur, colocavam para o pai ouvir.
Cirurgia foi um sucesso
No próximo dia 14 ele vai comemorar três meses de um transplante de pulmão inédito no país que lhe devolveu a vida, após ter tido o órgão destruído pela Covid-19 com uma fibrose irreversível.
Manifestação em Lagoa da Canoa
Os professores de Lagoa da Canoa realizaram na manhã de ontem, quinta-feira, 6, uma manifestação exigindo o pagamento do precatório do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), valor que se encontra na conta da prefeitura desde 2016. Os Educadores estão realizando, durante esta semana, vários atos com o intuito de pressionar a prefeita para que faça o repasse aos profissionais da Educação.
Grande caminhada
O ponto alto da mobilização será uma grande caminhada até a sede do Executivo, com material de divulgação, incluindo faixas, cartazes e camisetas cobrando o pagamento dos precatórios, conforme preconiza a Lei que autoriza o repasse da verba aos profissionais do magistério. A categoria reivindica o rateio dos valores entre a classe.
Valorização dos professores
“Uma Educação de qualidade passa pela valorização dos professores. Participem desta luta. Pagamento dos precatórios já! 60% é Lei. Prefeita cumpra com o compromisso, pague os 60% dos precatórios aos professores. Conhecemos o nosso direito”, diz a mensagem de áudio veiculada em carros de som e compartilhada nos aplicativos de mensagens.
60% por lei
De acordo com o Sindicato dos profissionais da Educação em Alagoas (Sinteal), de 1996 a 2006, mais de R$ 90 bilhões da conta da Educação Pública deixaram de ser repassados aos estados e municípios. Os professores exigem que os 60%, garantidos por Lei, sejam repassados para eles; já os 40% restantes, devem ser aplicados nas estruturas das escolas e custeio. (Com Paulo Marcello).
Grupo prioritário
O vereador Melquisedec de Oliveira, autor do projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Arapiraca, que Estabelece Prioridade para a Vacinação contra a Covid-19, das Pessoas Deficiência no âmbito do Município de Arapiraca, voltou a lamentar, que mesmo com a promulgação da lei, pelo Poder Legislativo, no dia 17 de março, a prefeitura municipal através da secretaria municipal de Saúde, não está colocando em prática
Informações sobre vacinação
“Na realidade, o que se vê, é um turbilhão de informações nas redes sociais e nos órgãos oficiais da administração municipal sobre a vacinação em pessoas com deficiência, porém, na prática, a conversa é outra”, afirma o vereador e autor do projeto.
Projeto de lei
Ele lembra, que pelo Projeto 04 de 2021, em seu artigo 1, diz que fica estabelecido a prioridade das pessoas com deficiência no âmbito do Município de Arapiraca para a vacinação contra a COVID-19. Parágrafo Único. (Com Claudio Roberto).
... Ontem, quinta-feira, 6, Capital do Agreste alagoano recebeu uma remessa com 7.330 doses da AstraZeneca, vacina contra a Covid-19 produzida pela Oxford/Fiocruz.
... Com as novas doses, Arapiraca amplia significativamente, a partir desta sexta-feira,7, o grupo de arapiraquenses aptos a vacinação.
... Além de ampliar o acesso a vacina para profissionais de saúde e pessoas com comorbidades (45 anos ou mais), a chegada das novas doses permite a inserção de pessoas com deficiência permanente (de 55 a 59 anos), população em situação de rua (acima de 18 anos) e trabalhadores da Educação Básica (de 55 a 59 anos) nos grupos prioritários. (Com Ascom Arapiraca).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.