O radialista Nelson Filho deixou a UTI e já está em uma enfermaria do Hospital de Emergência do Agreste, onde foi internado com Covid-19. De acordo com informações da assessoria daquela unidade hospitalar, o profissional respira normalmente, mas ainda sem data para alta médica.
De acordo com a esposa de Nelson Filho, ele foi internado após ir buscar atendimento no Centro de Triagem Iza Castro, no Ginásio João Paulo II, momento em que foi notado que havia oscilação na saturação.
Segundo familiares de Nelson Filho, o radialista apresentava sintomas leves, com uma pequena oscilação na saturação. Por isso, foi recomendado que ele fosse internado por precaução, para ter um reforço na oxigenação.
Vacinação em Arapiraca
Os idosos que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca no dia 1º de fevereiro já podem tomar a segunda dose do imunizante, fabricado pela Oxford/Fiocruz. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que informou que o intervalo entre a primeira e a segunda dose para a vacina da Astrazeneca é de 84 dias. Sendo assim, os primeiros idosos que foram vacinados já estão aptos a receberem o complemento da imunização.
Segunda dose
A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, Mônica Suzy, adiantou que mesmo que a data estipulada no cartão de vacinação seja para os próximos dias, se o prazo de 84 dias tiver sido superado, a segunda dose pode ser aplicada.
Pontos de vacinação
“No caso da Astrazeneca, nossas equipes colocam o prazo de 90 dias para aplicação, mas, de acordo com o próprio fabricante, depois de 84 dias, a segunda dose já pode ser aplicada”, explicou a enfermeira.
Dois pontos de vacinação seguem abertos. São eles: Sesc Arapiraca, que funciona das 8h às 17h, e Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, que funciona das 8h às 20h.
Recebeu alta
Ao som da Sanfona, com muita alegria e gratidão mestre Afrisio Acácio, deixou o Hospital Regional de Arapiraca. O poeta e sanfoneiro, de 71 anos, recebeu alta hospitalar, na segunda-feira, 26. Afrisio estava Internado desde o dia 22 de março, com covid-19.
Em um vídeo divulgado na redes sociais por um de seus filhos, Afrísio agradeceu a toda a equipe médica em forma de poesia.
Plano de vacinação
Prefeitos e gestores de saúde voltam a se reunir com Sesau e Cosems para discussão de um plano para continuação da segunda dose diante da falta de vacinas, tendo em vista o não cumprimento da pactuação pelo Governo Federal.
Atraso no envio
Com o atraso do envio para os Estados de novas doses da Coronavac , que obrigou a muitos municípios prorrogarem de 21 para 28 dias a aplicação da segunda dose, os prefeitos querem evitar uma corrida vacinal. Gestores propuseram a Sesau e Cosems uma nota técnica oficial de um infectologista para acalmar a população sobre a eficácia da vacina.
Sem transparência
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, reconhece que é muito difícil para o Estado e os municípios cumprirem o que foi pactuado, se o governo federal não dá transparência ao quantitativo existente no país. Diante da atual situação, Wanderley defende uma repactuação e um novo plano de vacinação para todos os municípios. (Com assessoria).
Nova vítima
Morreu na madrugada de terça-feira , 27, o chefe do gabinete da deputada Ângela Garrote, Luiz Fernando de Barros Júnior, 48 anos, em consequência das complicações causadas pela Covid-19. Luiz Fernando estava internado no Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios.
Oportunidade
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Senac/Alagoas estão com matrículas abertas para os cursos de Informática Básica, em Arapiraca, e Depilador, em União dos Palmares. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de maio, em qualquer central de atendimento,
Documentos necessários
Para realizar a matrícula, os interessados deverão apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade, Autodeclaração da situação de desemprego ou informalidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), este último no caso de ser microempreendedor individual. (Com assessoria).
... Um lote específico da vacina Astrazeneca foi entregue, no início de março e, diante do curto prazo de validade, os municípios foram orientados a utilizarem os imunizantes o quanto antes.
...Tal lote, de número 4120Z001, teve todas as suas doses aplicadas até o dia 24 de março, cinco dias antes do vencimento do prazo de validade, prevista para 29 de março, de acordo com informações contidas na remessa.
... Sendo assim, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tranquiliza toda a população e ratifica que nenhuma dose da referida vacina foi aplicada fora do prazo de validade. (Com Ascom/ Arapiraca).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.