A aproximação do início da extração de cobre no Projeto Serrote, em Craíbas, não aflige apenas moradores e políticos da região. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) Anivaldo Miranda também demonstrou preocupação com os rejeitos da mineração, que serão despejados em uma barragem.
Projeto Serrote
Segundo Miranda, o Projeto Serrote está inserido na região da bacia hidrográfica, região que conta com riachos e rios temporários que correm em direção ao rio São Francisco. Mesmo assim, o CBHSF não foi convidado pela Mineradora Vale Verde (MVV) para conhecer o projeto e a barragem de rejeitos.
Acompanhamento rigoroso
Conforme o presidente, o projeto necessita de acompanhamento rigoroso de órgãos ambientais como o Instituto do Meio u7 (IMA), porque um acidente com a barragem podem ter consequências “terríveis”, que vão além dos prejuízos ambientais. De acordo com ele, dependendo do tipo de resíduo acumulado na barragem de rejeitos, um acidente poderá contaminar a água do rio e comprometer o abastecimento para milhões de pessoas, na região Agreste e Baixo São Francisco em Alagoas, e até mesmo em Sergipe. (Com 7 Segundos).
Afetados pela pandemia
O Presidente da Associação dos Ambulantes de Arapiraca Edson Bezerra Lima, falou em entrevista para uma rádio local sobre a situação das vendas nas ruas do município durante período da pandemia.
Segundo o entrevistado, a queda nas vendas chega a 40%. “Hoje o camelô sofre muito com essa pandemia, acredito que a queda foi na faixa de 35 a 40% nas vendas e isso pesa no bolso.”, relatou.
Situação difícil
“Houve uma reorganização aqui no centro, pessoas foram realocadas, mas não para muito longe. Nesse sentido não houveram muitas mudanças e ninguém se prejudicou. A situação não está muito fácil por causa dessa pandemia e o pessoal tem sofrido bastante, mas graças a Deus seguem trabalhando e se torna um pouco mais fácil.”, completou. (Com NN1).
Transparência
A campanha de vacinação em Arapiraca vem sendo acompanhada diretamente pelo Ministério Público Estadual (MPE), através da Promotoria de Arapiraca, com objetivo de reforçar a transparência do trabalho exercido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Orientação
Desde o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca, os técnicos de vacinação tem sido orientados a mostrar, detalhadamente e pacientemente, todo o procedimento de preparação e aplicação das doses aos usuários e acompanhantes. (Com Ascom/ Arapiraca).
Período chuvoso
O período chuvoso traz consigo velhos conhecidos dos moradores de Arapiraca, os buracos. Atento aos problemas da cidade, o vereador Fabiano Leão (PSDB) acionou, na manhã de segunda-feira, 12, a secretaria municipal de Infraestrutura para verificar uma cratera que está se abrindo na Rua Elvira Barbosa Lopes, bairro Itapoã.
Ação imediata
“Os problemas já começam a aparecer e muitas vezes precisam da ação imediata, para evitar mais transtornos e/ou acidentes. Verificamos este buraco que está bem no meio da rua e pode provocar acidentes. Como fiscal do povo, resolvi trazer o secretário Roany Izidoro e alguns técnicos da secretaria para verificar e tomar providências antes que o problema cause danos à população”, disse Fabiano. (Paulo Marcello).
Mudança
Desde segunda-feira, 12, que a tradicional feira do fumo em Arapiraca, foi transferida para outra área próxima.
A feira antes ficava localizada na Avenida Miguel Correia de Amorim, antiga Avenida Norte, no Bairro Baixão, próximo a Central de Polícia Civil, e passa agora a funcionar (feira só acontece as segundas feiras), nas proximidades da Unimed e da Academia CAFC, na Rua Projetada, com acesso a Perucaba.
...Penedo é referência positiva para Alagoas no desenvolvimento da campanha de vacinação contra Covid-19, condição destacada pelo governador Renan Filho durante anúncio de ações de apoio ao enfretamento à pandemia no último dia 06.
...O município com alto índice de aproveitamento das vacinas disponibiliza transporte para idosos que moram na zona rural até a Central de Vacinação e leva o serviço até a residência das pessoas impossibilitadas de se locomover.
...A assistência às pessoas idosas residentes nos povoados de Penedo acompanha o cronograma de faixas etárias e atenderá quem tem 60 anos ou mais a partir de amanhã. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.