A Covid-19 segue fazendo vítimas em todo país. Em Alagoas, a “gripezinha” do presidente Jair Bolsonaro tem tirado o sono e a tranquilidade de centenas de milhares de famílias, principalmente de incautos alagoanos que perdem a luta e a vida contra esse vírus mortal. Em poucos dias perdemos três valorosos pais de famílias como o ex-deputado estadual Alberto Sexta-Feira, e os jornalistas Bernardino Souto Maior e Falcon Barros, cinegrafista da TV Gazeta.
Vacina é a saída
Em meio à tristeza e incertezas quanto ao futuro dos alagoanos em meio a pandemia do novo coronavírus, o pânico e o pavor se espalham em nossa sociedade. Em meio às vidas perdidas em todo país, com mais de 353 mil mortos – Alagoas com mais de 3.800 mil, está um presidente “negacionista”, que não acredita na ciência e continua blasfemando e colocando a culpa em governadores e prefeitos.
Muito difícil
Está difícil. Muito difícil. E a saída é continuar colocando fé na ciência e na vacina. Que seja logo liberada para todos os brasileiros que sofrem horrores com a doença e com as mortes de parentes e amigos.
100 dias de governo
O prefeito Luciano Barbosa comemorou essa semana os 100 primeiros dias de governo com inúmeras conquistas. “Estamos num ritmo bom de trabalho e avanços. A população está ansiosa e, embora o tempo seja curto, graças a dedicação de nossa equipe de servidores públicos, Arapiraca já retoma seu protagonismo em Alagoas”, afirmou.
Inúmeras conquistas
Desde que assumiu o cargo, em 1 de janeiro, o prefeito tem se dedicado a garantir a população os serviços essenciais, mas também recolocar o município num cenário de desenvolvimento. Dentre suas primeiras iniciativas consta o pagamento dos servidores, de todas as faixas, além de aposentados e pensionistas, no mês trabalhado. (Com Ascom/ Arapiraca).
Projeto pós-alta
“Como vai você”? Essa é a indagação feita por integrantes do Núcleo de Humanização do Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, de Arapiraca, para familiares e/ou pacientes que enfrentaram e venceram a COVID-19.
A iniciativa do Núcleo, que tem a frente a assistente social Eliane Félix, busca informações acerca da evolução da recuperação do paciente e servirá como banco de dados do Hospital. “Felizmente a receptividade é muito boa. Saber como eles estão além de ser gratificante serve como informação para nossos estudos sobre a doença”, falou Eliane que coordena o Núcleo.
Alta hospitalar
A pergunta acontece após a alta hospitalar, quando eles já estão em casa ou até mesmo de volta às suas atividades corriqueiras. “Esse trabalho tem valor científico e estamos muito empolgados com a iniciativa”, comentou o provedor Geraldo Magela.
No programa, histórias como o de Thayna de Oliveira Nunes, de 23 anos, são rememoradas. Grávida, com sintomas severos da COVID, ela chegou ao hospital em setembro do ano passado, com febre e falta de ar. Com dois dias de internação e com sete meses de gestação, a jovem foi submetida a uma cesárea.
Intubada por 20 dias
Com o nascimento da pequena Lana, hoje com sete meses de vida, Thayna precisou ser intubada, ficando assim por 20 dias. Recuperada, ela voltou para casa e finalmente pode conhecer a filha.
Com a ligação do Hospital Regional, a mãe fez questão de confirmar que ambas passam bem, agradecendo os cuidados recebidos. “Toda equipe está de parabéns. Cuidaram de mim como uma filha e hoje posso cuidar da minha bebê com saúde e amor”, disse emocionada. (Com Live Comunicação).
... A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, lançou, na última sexta-feira, 9, Edital nº 001/2021, para convocar membros da sociedade civil para complementação de vagas no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
... De acordo com o documento, que pode ser acessado clicando aqui, o referido Conselho é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.
... O processo de seleção para as vagas remanescentes contará com duas etapas. A fase inicial de habilitação e a fase de seleção por eleição mediante votação. (Com Ascom/ Arapiraca).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.