O promotor de Justiça Rogério Paranhos Gonçalves informou que a juíza substituta da 4a. Vara da Comarca de Arapiraca, Dra Clarissa Oliveira Mascarenhas, deferiu tutela de urgência nos autos da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, determinando que o DER-AL "realize a devida sinalização, vertical e horizontal, das faixas de pedestres, com a devida observância das condições de acesso para pessoas com deficiências", no trecho da AL-220 "próximo à rotatória da BPRV e a entrada da rodovia AL-115", "sob pena de multa ".
Onde estão os vereadores?
Por conta das atuais medidas de isolamento social e o toque de recolher, o parlamento de Arapiraca não está realizando suas sessões ordinárias semanais, as segundas e quintas-feiras.
Nem mesmo as reuniões on line estão ocorrendo e a população quer saber onde estão os vereadores.
Marido preso
A prisão na última terça-feira, 6, da mãe do prefeito de Junqueiro, senhora Rejane Maria da Silva, ganhou grande repercussão naquela cidade. Há 13 anos, ela e o esposo André Luiz Pereira tinham sido condenados pelo assassinato de Hélio Maurício da Silva, ocorrido em 2005.
De acordo com a polícia, André Luiz Pereira da Silva, está preso desde outubro de 2020.
Estava foragida
Mãe do prefeito Leandro Silva (PTB) estava foragida e foi presa em casa, localizada no Centro de Junqueiro. A operação foi comandada pelo delegado Arthur César, que cumpriu um mandado de prisão.
Rejane Maria da Silva foi encaminhada ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade de Teotônio Vilela e em seguida transferida para o sistema prisional do Estado, em Maceió.
Crime brutal
Ainda de acordo com a polícia, em março de 2005, André e Rejane Maria estavam acompanhados dos filhos e teriam discutido com Hélio Maurício, sobre um suposto furto de uma carteira. Na época as investigações apontaram que Rejane teria usado uma faca e desferido 17 facadas no corpo da vítima, enquanto que André Luiz e um dos filhos o seguravam. Testemunhas relataram que após o crime, o casal usou um caminhão para passar sobre o corpo da vítima, antes de fugirem do local.
Apresentações musicais
A partir desta semana, os pontos de vacinação no Clube do Sesc e na Escola Estadual Isaura Antônia Lisboa (Epial), em Arapiraca, terão um ambiente ainda mais acolhedor, com apresentações musicais com artistas da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Barbosa, na tarde de terça-feira, 6, urante reunião com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellkington Magalhães, secretário-adjunto Júnior Biribinha; secretário de Governo, Yale Fernandes, e uma comissão de artistas e músicos de Arapiraca.
Operação no Agreste
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) coordenou, ontem, quarta-feira, 7, uma operação integrada que cumpriu 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de Arapiraca, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Quebrangulo e Palmeira dos Índios.
Comercialização de armas
A ação realizada hoje é a segunda fase da Operação Hefesto, que em março prendeu três pessoas por comercializar armas e munições no Sertão. As investigações são fruto de um trabalho investigativo realizado pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), com apoio do 10º Batalhão da Polícia Militar, que investiga uma organização criminosa responsável por crimes de tráfico de armas e de drogas. (Com assessoria0).
Não retornaram
Arapiraca tem ampliado frequentemente o grupo de vacinação contra a Covid-19, mas muitos arapiraquenses que tomaram a primeira dose da vacina ainda não retornaram para a aplicação da segunda dose.
Dose atrasada
De acordo com as estimativas feitas pela Coordenação de Doenças Imunoprevenívies de Arapiraca, através do Sistema de Monitoramento de Vacinação do Governo Federal, mais de 4.500 arapiraquenses, com idade igual ou superior a 72 anos e que tomou a Coronavac, estão com prazo para receber a segunda dose atrasado ou para atrasar.
Alerta
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para que todos que tomaram a primeira dose verifiquem a data discriminada no Cartão de Vacinação para tomar a segunda dose. (Com Ascom/ Arapiraca).
...A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca está realizando testes de Covid-19 pelo método RT-PCR por meio de uma parceria com a prefeitura da cidade.
... Uma equipe da Universidade, liderada pela vice-reitora Eliane Cavalcante, está recebendo as coletas de material enviadas pelo município e realizando a análise nos laboratórios da Ufal no Agreste alagoano.
...Há cerca de 25 dias Arapiraca não realizava os laudos de exames desta espécie, ficando na dependência da análise laboratorial hoje centralizada pelo Lacen ( Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas). (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.