A secretária de Saúde de Arapiraca Luciana Fônseca, se reuniu, na manhã de ontem, segunda-feira, 29, com uma equipe da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de firmar parceria entre as instituições para dar celeridade ao diagnóstico de Covid-19 via teste RT-PCR.
Alvará sanitário
O Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) da Ufal Arapiraca recebeu o alvará sanitário para que a instituição possa realizar o diagnóstico através do teste.
Com a parceria, a Prefeitura de Arapiraca, através da secretária de Saúde, realizará a coleta dos pacientes e encaminhará as amostras para análise do laboratório da Ufal.
Fluxo de vacinação
Em mais uma reunião virtual coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, dialogou com prefeitos e secretários municipais de saúde, além de integrantes da bancada federal alagoana, sobre o fluxo de vacinação contra a Covid-19 em Alagoas.
Manteve o discurso
Mantendo o discurso de acelerar a imunização no Estado, Alexandre Ayres destacou que Alagoas está em 4° lugar no Ranking Nacional de Registro de Utilização das Vacinas contra o novo coronavírus, com 364.092 doses dos imunizantes distribuídos para as Secretarias Municipais de Saúde, das 479.860 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Os dados são da Rede Nacional de Dados em Saúde.
Imunização
Figuram à frente de Alagoas, os Estados de Roraima, em 1°, Rio Grande do Norte, em 2°, e São Paulo, em 3º. Segundo o ranking do Ministério da Saúde, 279.651 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. Para o secretário Alexandre Ayres, a celeridade na imunização é uma demonstração de que as gestões municipais têm avançado para proteger a população. (Com Agência Alagoas).
Crise no abastecimento
A crise no abastecimento de vários insumos hospitalares vivenciada por cidades do Brasil nesta pandemia acelerou o processo de melhoria no sistema da Central de Gases do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, que já vinha sendo realizado.
Plano de Contingência
Ano passado, foi ativado um novo tanque com capacidade três vezes maior do que o anterior. A mudança, segundo o supervisor administrativo Mayk Melo, fez parte do Plano de Contingência do Regional, que prevê uma série de medidas, além do aumento da oferta dos gases, de vácuo clínico e de ar medicinal.
Recebeu alta
O Padre Samuel Ventura, administrador da Área Pastoral Santa Tereza de Calcutá, em Arapiraca, no interior de Alagoas, recebeu alta hospitalar na manhã de domingo,28, da Santa Casa de Misericórdia, em Maceió, capital de Alagoas, onde recebia tratamento para curar a Covid-19.
Foi internado
O Pároco foi internado pela primeira vez no dia 10 de março, no hospital Chama, em Arapiraca, após ser diagnosticado com a Covid-19. No dia 15, em função de uma oscilação na saturação, o Padre foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Chama. (Com Já é Notícia).
... O Prefeito Ronaldo Lopes recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19.
... O gestor do município de Penedo esteve no domingo, 28,na Central de Vacinação, onde cumpriu todos os procedimentos da campanha que tem aproveitamento acima de 100%.
... Ronaldo Lopes apresentou documentos pessoais na recepção da central que funciona na Escola Estadual Ernani Méro e aguardou, na fila, sua vez de preencher o cadastro obrigatório. Em seguida, esperou ser chamado para ter o direito à imunização. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.