Na sexta-feira, 26, o deputado Estadual Ricardo Nezinho, se reuniu com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, para anunciar duas emendas impositivas, de sua autoria, que repassam R$ 3 milhões para o município de Arapiraca.
As duas emendas foram aprovadas na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) para a Lei Orçamentária Anual do Estado para o exercício 2021.
Investimento
“Quero agradecer o empenho do deputado Ricardo Nezinho, que é um amigo e um grande parceiro do desenvolvimento de Arapiraca e de toda a região. Esses recursos serão importantes para que a nossa gestão possa seguir trabalhando e realizando investimentos para a melhoria da vida da população de nosso município”, destacou Luciano.
Polo de desenvolvimento
Já o deputado estadual Ricardo Nezinho relatou que, além do papel de fiscalizar o Poder Executivo Estadual e propor leis, também está atento às necessidades dos municípios, sobretudo Arapiraca, que é o polo de desenvolvimento em toda a região.
Boa noticia
O boletim médico divulgado na quinta-feira, 25, apontou uma melhora no quadro de saúde do jornalista Bernardino Souto Maior, que permanece internado no Hospital Unimed de Fortaleza devido a covid-19.
Diminui a sedação
Conforme uma publicação no blog do Bernardino, a família informou que a equipe médica começou a diminuir a sedação do comunicador. Ele está passando pelo dia 12 de ventilação mecânica, e precisou de uma traqueostomia, com o intuito de facilitar a extubação para a retirada da sedação.
Auxilio aprovado
Com a presença de 18 dos 19 vereadores, a Câmara Municipal de Arapiraca realizou mais uma sessão na noite de quinta-feira, 25, O vereador que faltou foi o Pablo Fênix, mas de acordo com a assessoria de comunicação sua falta foi justificada.
Durante os trabalhos, várias indicações, requerimentos e projetos foram aprovados, inclusive o projeto do executivo acerca da concessão de auxílio emergencial pecuniário, pelo período de dois meses, no valor de R$ 200 aos trabalhadores do setor de bares, restaurantes e academias de Arapiraca.
Tem direito
Os músicos que se apresentam nos bares e restaurantes também têm direito ao dinheiro, visto que tiveram suas rendas afetadas - mais uma vez - pelo Decreto Estadual 73.518 de 7 de março de 2021, que inseriu o município de Arapiraca na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado de enfrentamento às consequências da disseminação e velocidade de propagação do vírus. (Com Cláudio Roberto).
Testagem para covid-19
O Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) da Ufal, Campus Arapiraca, conseguiu alvará sanitário que permite realizar a testagem para a covid-19. Esse é um marco histórico para o complexo de Ciências Médicas e de Enfermagem, pois o Labmeg é o primeiro laboratório de pesquisa do campus a obter a certificação de órgãos de vigilância sanitária.
Conquista do projeto
O alvará é uma conquista do projeto intitulado Diagnóstico molecular por RT-PCR em tempo real de pacientes suspeitos da Covid-19 na 2ª macrorregião de saúde, coordenado pelos professores Karol Fireman e Abel Barbosa.
Prioridades dos casos
De acordo com os coordenadores, será criado um fluxo com as instituições parceiras para efetivação da testagem em RT-PCR e definirão as prioridades dos casos. A UFAL vai receber as amostras e orientar a coleta do material biológico. “Ressaltamos que a Universidade não irá realizar as coletas, e sim, as detecções, visto a logística existente nas instituições. Dessa forma, nenhum paciente deverá se dirigir para a Ufal para a realização de coleta”, explicou Karol Fireman. (Com Ascom Ufal).
... O Procon Arapiraca recebeu a visita da equipe de fiscalização do Procon Estadual e, juntos, realizaram uma ação de fiscalização em postos de combustíveis da cidade.
... De acordo com a coordenadora do órgão municipal, Moriá Flori, a ação tem o objetivo de realizar testes de vazão nos bicos das bombas para verificar se o líquido está, de fato, indo para o tanque do consumidor.
... “Também realizamos a fiscalização da qualidade do combustível comercializado, a precificação, a validade dos produtos nas lojas de conveniência, dentre outras normas de defesa do consumidor”, disse Moriá. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.