Segundo o blog Bastidores, o ex-prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo (PSD), deixou a frota de veículos da Prefeitura sucateada. A denúncia foi feita pela atual secretária de Saúde do município, Geonice Peixoto, em emissora de rádio local. Segundo ela, muitos cidadãos ficaram sem atendimentos em casos emergenciais de saúde pelo fato de até as ambulâncias não oferecerem segurança para transportar pacientes.
Situação de risco
“Nós não poderíamos deixar que tanto os trabalhadores, no caso o motorista, tanto o usuário fossem colocados em situação de risco. Por isso, decidimos pela manutenção dos veículos”, explicou a secretária informando que o conserto dos veículos exige um determinado tempo, e que assim que estiverem em condições de uso, voltarão a atender a população.
Encerramentos de contratos
Outra denúncia apresentada pela titular da pasta da Saúde é sobre o encerramentos de todos os contratos com fornecedores de medicamentos, determinado pelo então prefeito Padre Eraldo no apagar das luzes do seu mandato. A decisão do ex-gestor agravou os problemas de saúde de centenas de pacientes que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, para doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo.
Medicamentos sem validade
Por fim, Geonice Peixoto revelou que muitos medicamentos foram encontrados fora do prazo de validade, o que pode colocar em risco a vida dos pacientes. “Tivemos que fazer uma contratação emergencial e o processo licitatório já está marcado. Estamos trabalhando para a melhoria da Saúde de cada delmirense”, concluiu.
Comércio fechado
O comércio dito não essencial fechou em Alagoas na segunda-feira, 22, seguindo o novo decreto que coloca todo o Estado na fase vermelha do plano de distanciamento controlado, e é válido até o dia 02 de abril. Em Arapiraca, todas as segundas-feiras acontece a tradicional Feira Livre, que foi mantida, mesmo com o comércio fechado. Dessa forma, os comerciantes reivindicam que o poder público reveja o fechamento nas segundas-feiras, uma vez que o dia da Feira movimenta o comércio local.
Movimento do comércio
O presidente Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas Arapiraca), Wilton Malta, falou sobre as reivindicações dos lojistas.
“A categoria tem reclamado bastante, isso porque segunda-feira, é um dia da Feira tradicional em Arapiraca, e claro que é um dia bem movimentado no comércio local. A proibição do decreto para o comércio não essencial não funcionar dia de hoje, nos pegou de surpresa, o sábado e o domingo tudo bem, mas uma segunda-feira traz muita preocupação, temos que conversar com as autoridades para a gente rever essa questão”, explica Wilton Malta. (Com Roberto Gonçalves).
Incêndio
Uma loja de uniformes e confecções localizada na Rua Pedro Vieira de Barro, no Centro de São Sebastião, pegou fogo no domingo, 21.
De acordo com informações, algumas pessoas acabaram inalando muita fumaça e passaram mal, na tentativa de apagar o fogo, mas não ficaram gravemente feridos.
Sem feridos
O Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar as chamas da confecção. O incêndio atingiu o estoque da loja. Ninguém ficou ferido.
Ainda não se sabe de quanto foi o prejuízo. Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio.
Imunização
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) informou que as vacinas que chegaram em Alagoas no último sábado, 20, serão voltadas para vacinação de idoso a partir de 68 anos. Alagoas recebeu no sábado mais de 88 mil doses de vacina.
Nova etapa
"Esse lote é o que vamos conseguir mais idades de uma vez, 68, 69, 70 e 71 anos. Segue a vacinação em Alagoas e nós estamos trabalhando duro para vacinar nossa gente. A vacinação é a solução para essa crise sanitária e econômica", ressaltou Renan Filho.
... Nessa segunda-feira, 22, a Casa Integrada do Trabalho – CIT/SINE anunciou novas oportunidades de emprego para a cidade de Arapiraca.
... Há vagas para repositor de mercadorias, auxiliar administrativo, auxiliar financeiro, eletricista, entre outras. O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto.
... O local retornou às atividades presenciais, das 8 às 14h, seguindo todos os protocolos sanitários, para a segurança de servidores e do público em geral.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.