Durante a sessão ordinária de quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), o deputado Ricardo Nezinho (MDB) disse que não existe problema de escassez de água na cidade de Arapiraca.
“Pelo contrário, o problema de abastecimento em Arapiraca é pelo fato de água chegar com muita pressão e, devido à tubulação antiga, é necessário fazer uma readequação no sistema de distribuição de água na cidade", afirmou o parlamentar.
Cobrança de melhorias
Ainda na sessão, o deputado Davi Maia (DEM) voltou a criticar a gestão da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas). Ele lembra que há dois anos vem cobrando a melhoria da capacidade gerencial da empresa, sem sucesso. “E agora, o presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), Hugo Wanderley, vai à imprensa dizendo que é um absurdo o presidente da Casal, Clécio Falcão, continuar à frente da empresa; e que os municípios da Bacia Leiteira estão há muito tempo sem água”, contou Maia, observando que a fala de Wanderley vem corroborar com seu posicionamento a respeito da Casal.
Só traz problema
“Eu já venho falando isso há muito, aliás, me elegi dizendo isso: que a Casal precisa ser privatizada, que a Casal só traz problemas ao cidadão. Dessa vez, quem está falando é um aliado de primeira hora do governador Renan Calheiros. Pode ser que ele escute e mude pelo menos a gestão da empresa”, argumentou Davi Maia. (Com assessoria).
Monitoramento de vacinação
De acordo com o portal de monitoramento de vacinação do Governo Federal, viz.saude.gov.br, a cidade de Arapiraca, segunda maior de Alagoas, vacinou cerca de 70% das vacinas que chegaram ao município já foram aplicadas.
Doses aplicadas
Os dados são atualizados em tempo real e, segundo o portal, foram 10.940 doses aplicadas na Capital do Agreste até o momento, dentre as quais estão primeira e segunda dose. A maior parte da população vacinada é a com idade acima dos 80 anos (3.493 doses), e com idade entre 75 e 79 anos (2.277 doses).
Ainda segundo dados do portal, pessoas do sexo feminino procuraram mais a vacina do que as pessoas do sexo masculino. Foram 7.134 vacinas aplicadas em mulheres e 3.806 aplicadas em homens.
Nova etapa de vacinação
Nos próximos dias, o quadro deve sofrer uma grande alteração, já que a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou a ampliação do grupo prioritário, incluindo idosos com idades entre 72 a 74 anos. A vacinação dessas pessoas teve início na sexta-feira, 19. Arapiraca recebeu 3.200 doses de vacina, o que é suficiente para a imunização de todos os idosos inseridos no grupo prioritário. Sendo assim, não precisa haver pressa. (Com 7 Segundos).
Entrou em vigor
O governo de Alagoas regrediu todo o estado à fase vermelha, a mais rígida da quarentena para conter o aumento da contaminação pelo vírus da Covid-19. A medida entrou em vigor ontem, sexta-feira, 19, em todo o estado e deve permanecer até o dia 02 de abril.
Nova regra
Pela nova regra, haverá "toque de recolher" entre 21h e 5h, indicando que as pessoas permaneçam em casa no período. Somente será permitido a circulação de pessoas em trânsito do trabalho ou para serviços essenciais como supermercados, farmácia e unidades de saúde.
Transporte intermunicipal
A circulação do transporte intermunicipal de passageiros em todo o estado será permitido com 30% (trinta por cento) de sua capacidade. A medida foi publicada em Edição Suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), Com isso, a norma insere o setor rodoviário intermunicipal no Decreto nº 73.650, de 15 de março de 2021, que trata do Plano de Distanciamento Social Controlado e coloca o estado na Fase Vermelha.
... Arapiraca, no Agreste de Alagoas, ultrapassou os 20 mil casos confirmados de Covid-19. Na quinta-feira, 18, foram registrados 141 infectados e duas mortes em decorrência da doença.
... O município soma 20.001 casos positivos e 333 óbitos em decorrência do novo coronavírus.
... De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o registro de 141 casos positivos são oriundos dos Testes Rápidos realizados na Unidade Sentinela, LACEN, Laboratórios e Farmácias Particulares e Central de Triagem Iza Castro.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.