Acusado de corrupção e improbidade administrativa, o ex-prefeito de Campo Grande, Arnaldo Higino, que foi eleito nas últimas eleições e perdeu o mandato por decisão da Justiça, foi nomeado e já assumiu a secretaria de Administração daquele município. O mais incrível é que é de conhecimento público que Higino continua exercendo papel de “prefeito de fato”, tomando atitudes de ordem administrativa com aval da atual gestora.
Documentos oficiais
De acordo com o site 7Segundos, a portaria que tornou Arnaldo Higino secretário foi assinada nos primeiros dias de 2021 pela prefeita em exercício, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Josefa Barbosa da Silva. As assinaturas de ambos constam na maioria dos documentos oficiais da Prefeitura.
Falta de posicionamento
O que tem causado estranheza, no entanto, é a falta de posicionamento do Poder Legislativo e da promotoria do município, já que a nomeação de Arnaldo Higino para o cargo de secretário de Administração pode ser configurada como um ato de manutenção no poder e de descumprimento de uma decisão judicial.
Luto no sertão
O cantor seresteiro e instrumentista Givaldo Tenório, conhecido como GT do Violão, de 75 anos, morreu na tarde de segunda-feira, 15, depois de sofrer um infarto fulminante em sua casa na cidade de Batalha, sertão de Alagoas. Givaldo Tenório era pai do cantor alagoano Geninho Batalha e do radialista e produtor cultural, Sergio Tenório.
Segundo informações da família, Givaldo Tenório, estava em casa quando sentiu uma forte dor no peito resultando em um infarto fulminante.
Apoia o comércio
O vereador Fábio Henrique (MDB) apoia a posição da Fecomercio e do SindLojas, que defendem que é possível manter o funcionamento do comércio local, desde que sejam cumpridos todos os protocolos sanitários em virtude da pandemia. Recentemente, o parlamentar junto a outros vereadores e o prefeito Luciano Barbosa se reuniram com empresários para debater maneiras de manter as atividades comerciais em Arapiraca.
Protocolos de prevenção
Para Fábio Henrique, a maioria das lojas tem cumprido os protocolos de prevenção à Covid-19. Ele disse ainda que o setor está investindo nas adequações sanitárias e não permite aglomerações. Por isso, de acordo com o vereador, fechar o comércio, como tem sido feito em outras cidades e estados, ou mesmo reduzir o período de funcionamento acaba gerando horários de pico e não são soluções para diminuir o crescente contágio.
Retorno de atividades
“Nos reunimos com empresários locais para debater maneiras de retornar as atividades comerciais em nossa cidade. Pais de família estão perdendo seus empregos e empresas fechando as portas. É necessário lembrarmos que nesse momento precisamos agir com planejamento e cautela para que logo possamos voltar tudo ao normal”, afirmou. (Com Paulo Marcello).
Foi para UTI
O padre arapiraquense Samuel Ventura, diagnosticado com Covid-19, foi transferido na segunda-feira, 15, para a Unidade de Terapia Intensiva - UTI. Samuel Ventura já estava internado há alguns dias por conta da doença, e apresentou um quadro de tromboembolismo pulmonar.
Ele é pároco da Área Pastoral Madre Teresa de Calcutá. O padre foi transferido para a UTI após uma baixa na saturação. De acordo com a Diocese de Penedo, o padre já estava tomando antibióticos e anticoagulantes. ((Com NN1).
Resistência
Durante a reunião online para discutir a vacinação em Alagoas, os secretários de saúde dos municípios alagoanos destacaram que ainda encontraram a resistência de muitas pessoas do grupo de risco em autorizar a vacinação.
Vacinação
Os secretários estiveram reunidos com a Associação dos Municípios Alagoanos, juntamente com prefeitos, o secretário de Saúde Alexandre Ayres, Cosems, Conisul para discutir o andamento da vacinação no interior.
Cronograma
De acordo com a AMA, são necessários ajustes no sistema do Programa Nacional de Vacinação (PNI) para que cada município apresente o andamento da imunização. Dentro do cronograma, a ideia é acelerar a disponibilidade de doses para população. (Com Cada Minuto).
... Com o propósito de continuar investindo em práticas e programas que, além de possibilitar a formação de novos talentos, também contribui com a experiência profissional daqueles que desejam conhecer os desafios do mercado de trabalho, a Equatorial Alagoas informa, que estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio “Energia Jovem 2021”. Em Alagoas, as vagas serão destinadas para as cidades de Maceió e Arapiraca.
... Os interessados em participar do processo seletivo, que será realizado de forma inovadora por meio de um sistema de Inteligência Artificial e etapas virtuais, incluindo avaliações, dinâmicas e entrevistas, deverão efetuar a inscrição por meio do site https://equatorialestagio.across.jobs/ até o dia 14 de abril.
... O programa, que também contempla as distribuidoras que atuam em outros estados da federação, oferece oportunidade para diversas áreas de atuação como por exemplo: Recursos Humanos, Jurídico, Engenharia, Meio Ambiente, Endomarketing, Contabilidade, Relacionamento com o Cliente, Tecnologia da Informação e Telecom, Faturamento, Suprimentos e Logística etc. (Com Agências).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.