Nome conhecido na política de Arapiraca, Sargento Braz deixou, esta semana, o comando da Vigilância Municipal de Arapiraca. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, que não deu detalhes sobre o motivo da saída de Braz do comando da pasta. Policial Militar da reserva, José Carlos Braz foi candidato a vereador pelo MDB nas eleições de 2020, apoiando o atual prefeito Luciano Barbosa.
No último pleito, Braz recebeu 709 votos, sendo o 4º suplente do MDB para ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Arapiraca.
Suplente de vereador
Atualmente, ocupa a 1ª suplência na Câmara, já que Wellington Magalhães (1º Suplente), Cida Bento (2ª Suplente) e Vytor Ferro (3º Suplente) assumiram os cargos no primeiro escalão de Luciano Barbosa na Prefeitura de Arapiraca.
Série de problemas
Sargento Braz assumiu o comando da Vigilância Municipal em janeiro deste ano, durante uma série de problemas envolvendo os profissionais, que foram exonerados no final da última gestão, deixando os prédios públicos em vulnerabilidade. Prédios esses que, durante o último final de semana sofreram diversos ataques supostamente coordenados no último final de semana, sendo um deles - sede do CadÚnico - alvo de incêndio criminoso. (Com 7 Segundos).
Ação criminosa
Comerciantes e lojistas de Arapiraca estão assustados com os frequentes furtos que estão ocorrendo na área central do comércio de Arapiraca. Na madrugada de quarta-feira,4, uma loja de calçados foi alvo de mais uma ação criminosa. As lâmpadas de led que ficavam instaladas na faixada da loja foram furtadas.
Falta de segurança
A loja fica localizada na Praça Nossa Senhora do Bom Conselho, e segundo os comerciantes outras estabelecimentos que ficam no entorno, também sofreram tentativas de furto. A falta de segurança nessa região do comercio de Arapiraca preocupa os lojistas.
Alvos da ação
Uma faculdade que também fica localizada no Centro do município, também foi alvo da mesma ação criminosa. Foram furtados computadores, impressoras e outros materiais. Um outro estabelecimento da área gastronômica, que mesmo sem estar funcionando foi arrombado e até a geladeira foi furtada. (Com 7 Segundos).
Palmeira dos Índios
Às vésperas de completar 01 ano do início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) voltam a se preocupar com a grande demanda e até um possível colapso no sistema de Saúde, principalmente no que diz respeito à ocupação dos leitos destinados a pacientes com Covid-19.
Capacidade máxima
Nas últimas 72h, a UTI da Ala Covid do Hospital Santa Rita operou com capacidade máxima, chegando aos 100% de ocupação dos leitos de UTI e Clínica Médica. Na quarta-feira, 3, à noite, houve mais um óbito de um palmeirense que estava internado no Santa Rita. Já a UCI da UPA de Palmeira dos Índios beirou a capacidade máxima no dia operando com 61% dos leitos ocupados, fato que não ocorria desde meados de julho do ano passado. (Com assessoria).
Fake News
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que um cronograma falso de vacinação tem sido frequentemente compartilhado em grupos de WhatsApp.
A fake news tem confundido muitos idosos que ainda não foram inseridos no grupo prioritário de vacinação, e que acabam se frustrando ao descobrir que ainda não podem receber o imunizante.
Prioridade
A Coordenação de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca ratifica que, neste momento, estão sendo vacinados idosos de 79 anos ou mais, além de profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19, e da Atenção Básica e Especializada com 50 anos ou mais, ou que estejam afastados de suas atividades devido comorbidades. (Com assessoria).
... Atuar para garantir que tudo transcorra sempre dentro da legalidade, em qualquer circunstância, respeitando o cidadão e os seus direitos, ainda mais num momento pandêmico que exige mais engajamento e um olhar diferente para que direitos não sejam descumpridos.
... O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo esclareceu, em decisão, que a 9ª Vara Criminal de Arapiraca tem competência para cumprir cartas de ordem e precatórias cíveis e criminais destinadas à prática de atos processuais no Presídio do Agreste. Des. Fábio Bittencourt levou em consideração dispositivo da Lei n.° 8.227/2020, como também o Provimento n.° 05/2020 da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL).
... A medida faz parte do papel pedagógico da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas e teve como objetivo sanar dúvida do Magistrado Carlos Bruno de Oliveira Ramos, Juiz Superintendente da Comarca de Arapiraca, no que concerne a Lei Estadual n.º 8.227/2020 não distinguir se as cartas precatórias e de ordem correlatas a atos processuais no Presídio do Agreste seriam de natureza cível ou criminal.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.