No mesmo dia que o Brasil registrou recorde de mortes por Covid-19 em um único dia (1.726), o principal assunto debatido na sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca foi a situação do Hospital Regional (HRA). O vereador Márcio Marques afirmou, em seu discurso, ter ficado “estarrecido” com a possibilidade de faltar leitos para atender os pacientes infectados pelo coronavírus.
O parlamentar integrou uma comitiva de vereadores comandada pelo parlamentar dr. Fábio, em uma visita ao hospital. Além deles, também participaram os vereadores Pablo Fênix, Ginaldo Muniz Bicudo, Zé Carlinhos, Adriano Targino e Fabiano Leão. Eles foram recebidos pelo diretor financeiro da unidade, José Francisco Rodrigues.
Sessão presencial
A sessão aconteceu de forma presencial, na noite de terça-feira, 2, do total de 19 vereadores, 15 estavam presentes. A sessão também foi acompanhada pelo público do plenário. Segundo a Câmara, as recomendações de distanciamento social e sanitárias estão sendo cumpridas com rigor. (Com assessoria).
No limite
Dr. Fábio, em seu discurso, afirmou que Rodrigues relatou que a capacidade de internação de pacientes com Covid-19 está praticamente no limite. O HRA conta atualmente com 15 leitos clínicos e 10 leitos de UTI exclusivos e que, no momento da visita dos parlamentares, apenas dois leitos - um clínico e um na UTI - estavam desocupados. (Com assessoria).
Maribondo
A Prefeitura de Maribondo decretou, na terça-feira,2, toque de recolher na cidade como medida de prevenção à covid-19. A determinação é válida até o dia 15 de maio. De acordo com decreto municipal, está restrita a circulação de pessoas entre as 22 horas e 5 horas na área urbana da cidade. Já na zona rural, o horário é de 20h às 5 horas.
Serviços essenciais
O toque de recolher não se aplica ao transporte de pacientes para unidades de saúde e compra de medicamentos, nem aos trabalhadores das atividades e serviços considerados essenciais e cujo funcionamento não esteja suspenso por norma federal, estadual ou municipal.
Estão autorizados também serviços de delivery. Os entregadores deverão ser orientados sobre medidas de higienização e distanciamento, evitando o máximo de contato com os clientes. (Com assessoria).
Proibido eventos
O Ministério Público do Estado de Alagoas ajuizou, na terça-feira,2, uma ação civil pública contra os municípios de Maravilha, Ouro Branco e Poço das Trincheiras para que eles sejam impedidos de realizar ou autorizar qualquer tipo de evento público ou privado nessas três cidades. Como justificativa para tal demanda, o MPAL alegou que os casos de pessoas infectadas com a Covid-19 têm crescido de forma considerável no estado e que, entre janeiro e fevereiro deste ano, dois moradores de Maravilha perderam a vida para o novo coronavírus e, um deles, tinha apenas 20 anos de idade.
Denúncia
A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Kleytionne Pereira Sousa. Segundo ele, a Promotoria de Justiça de Maravilha recebeu denúncias de que nesses três municípios vários eventos estavam acontecendo, gerando aglomeração, sem os devidos cuidados sanitários, tais como encontro de paredões com ou sem apresentações de artistas, festas e outras atividades semelhantes.
Decreto Estadual
“Tais eventos não se enquadram dentre aqueles permitidos pelo Decreto Estadual nº 71.467, de 29 de setembro de 2020, tendo em vista a impossibilidade de se fazer cumprir as medidas de segurança, higienização e distanciamento social previstas”, argumentou ele.(Com MP/AL}.
Operação no Sertão
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) deflagrou, ontem, quarta-feira, 3, uma operação integrada entre as Polícias Militar e Civil com o objetivo de combater o comércio de armas e munições nos municípios de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas.
Investigação
A operação é resultado do fruto de investigação da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), realizada de forma integrada com o 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar. Com base em provas técnicas, apresentadas pela DEIC, a 17ª Vara Criminal da Capital, expediu oito mandados de busca e apreensão nos municípios que foram cumpridos nas primeiras horas da manhã.
... O ex-subsecretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Severino Bento, mais conhecido como Silva, é mais uma das vítimas da pandemia. Ele faleceu no Hospital Chama, onde estava internado para se tratar de Covid-19.
... Silva era irmão do atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Antônio Bento, e tinha atuação reconhecida voltada para a agricultura familiar.
... Um ano atrás foi empossado como subsecretário pelo então prefeito Rogério Teófilo, por indicação do deputado estadual Tarcizo Freire. (Com 7 Segundos).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.