Na segunda-feira, 1, os residentes aprovados no Processo Seletivo do Programa de Residência Médica do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, foram recebidos para iniciar mais um importante ciclo de carreira profissional. Os residentes foram recepcionados pelo diretor médico Ulisses Pereira, pelos preceptores da residência, José Roberto e Christian Lira; o gerente médico Adailton Leão; a gerente técnica Andréia Costa; o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Warlisson Tenório; pelo secretário do Coreme, Jean Vital; e por técnicos do HRNSBC.
Programa de Residência
O programa de Residência Básica do Hospital contempla todos os anos quatro profissionais, sendo dois para cirurgia básica e mais dois para ginecologia e obstetrícia. Para participar, eles precisaram passar por um processo seletivo em duas etapas: prova de conhecimentos médicos e análise curricular.
Contra a lei
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) vai investigar o reajuste nos salários dos vereadores da Câmara Municipal do Pilar. Em razão da pandemia do novo coronavírus, uma lei federal, sancionada no ano passado, impede esse tipo de gasto público. O inquérito civil n° 06.2021.00000072-3 com essa finalidade foi publicado no Diário Oficial ontem, terça-feira, 2.
Medidas de conscientização
A apuração está sob a responsabilidade do promotor de Justiça Sílvio Azevedo, titular da Promotoria de Justiça daquele município. Segundo ele, em razão do governo federal ter declarado que o Brasil está em situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional por causa da pandemia da Covid-19, os gestores devem otimizar os gastos públicos no sentindo de combater a disseminação do novo coronavírus, por meio de medidas de conscientização e de enfrentamento à doença, e não reajustando os seus próprios vencimentos. (Com assessoria).
Campo Grande
A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial apresentaram, na tarde de segunda-feira, 1, o planejamento das respectivas forças para o período eleitoral fora de época que ocorrerá em Campo Grande. A eleição suplementar acontecerá no próximo dia 11 de abril.
Segurança
A operação busca garantir um ambiente de votação seguro para os 8.218 eleitores aptos a votar no município do agreste alagoano, como também dispersar aglomerações e autuar aqueles que desobedeçam às normas de segurança estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 72.438, em virtude da pandemia de Covid-119.
Guarda de urnas
À Polícia Militar caberá a guarda das urnas que deverão chegar um dia antes da eleição, no sábado. O Comando de Policiamento de Área do Interior II (CPAI-II) solicitou 32 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) que serão escalados para salvaguardar as urnas durante a noite. (Com Assessoria SSP/AL).
Primeiro dia de vacinação
O primeiro dia de vacinação para pessoas com idades entre 79 a 82 anos em Arapiraca começou com filas no único local de vacinação no município, no ginásio do Sesc. Para evitar aglomerações, foram distribuídas senhas, mas como não havia em quantidade suficiente para todos, alguns idosos tiveram que voltar para casa sem se vacinar.
Sem cadeiras
Por volta de 7h30 da manhã de ontem, terça-feira, 2, não havia mais cadeiras dispostas no pátio, onde os idosos aguardam a vez de tomar vacina e, por conta disso, a SMTT chegou a ser acionada para auxiliar na organização na rua em frente ao Sesc e os técnicos chegaram a recomendar a outras pessoas que estavam chegando que voltassem para casa e retornassem apenas à tarde ou nesta quarta-feira, 3. (Com 7 Segundos).
Compreensão e engajamento
Em reunião realizada na segunda-feira, 1, no Centro Administrativo Municipal com lojistas e representantes do setor, o prefeito Luciano Barbosa solicitou a todas as entidades patronais a compreensão e o engajamento nas ações necessárias para evitar, mais uma vez, o fechamento do comércio.
Medidas de proteção
Durante a reunião, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindlojas), Wilton Malta, se comprometeu em divulgar junto aos lojistas a necessidade contínua de exigir dos colaboradores e clientes nos estabelecimentos o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, e todas as demais exigências sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus.
... Diante da decisão do Governo Federal, comunicada pelo Exército, pela suspensão da captação de água e distribuição pela Operação Pipa, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, pediu o retorno imediato da Operação.
... A Operação Pipa atende a 137 mil pessoas, distribuídas em 600 localidades da Zona Rural de 42 municípios do Sertão e Semi árido. Este final de semana o Exército determinou aos pipeiros a suspensão de captação de água e consequente distribuição.
... Hugo Wanderley diz que a decisão chega no momento que Alagoas registra agravamento da seca no Sertão, que passou da categoria moderada para grave, severidade que não era registrada desde fevereiro de 2020 e que foi identificada em 6,71% do território alagoano. A informação consta no monitor de secas da Agência Nacional de Águas (ANA). (Com Assessoria AMA).
O estado também registrou a expansão da área com seca moderada no estado, que passou de 14,12% para 16,99% entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. (Com Assessoria AMA).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.