Eventos, shows, festas particulares e assemelhados estão proibidos no município de Maribondo por um prazo de , dias. A decisão faz parte de um decreto municipal assinado pela prefeita Leopoldina Amorim (PSD), e tem como objetivo conter o avanço da Covid-19 no município bem como prevenir a contaminação pela nova variante.
Proibição de eventos
O decreto suspende os alvarás de eventos que haviam sido aprovados anteriormente pelo município e estabelece que nenhum tipo de aglomeração será permitida neste período. As medidas definem que bares e restaurantes podem continuar funcionando, desde que cumpram rigidamente os protocolos sanitários e de distanciamento das mesas, atender apenas clientes sentados e o uso de máscara.
Antes do decreto
Antes do decreto, que passou a valer desde a quinta-feira, 25, festas e shows estavam sendo promovidos no município agrestino, cumprido os protocolos estaduais, que permitem realização de eventos com público máximo de 300 pessoas.
Registros de casos
Conforme dados de quinta-feira, 25, o município registrou 350 casos positivos e 14 mortes causadas pelo coronavírus. O município fica localizado a poucos quilômetros de Viçosa e vizinho a Anadia, que já registraram casos da nova variante. De acordo com o decreto, as medidas são necessárias também porque há uma grande circulação de pessoas entre Maribondo e Anadia.(Com 7 Segundos).
Fiscalização
Nos dias que antecedem a Semana Santa a procura por peixe e outros frutos do mar aumenta nas feiras livres de Arapiraca. Sabendo dessa demanda, a Vigilância Sanitária iniciou uma fiscalização em estabelecimentos que comercializam pescado.
Condições de armazenamento
Além de fiscalizar, a equipe avalia os alimentos, as condições de armazenamentos dos produtos, além de orientar o consumidor a identificar a qualidade do que está sendo vendido, como ficar atento às condições de higiene e organização dos funcionários e do local da compra.
Serviço de Nutrição
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está concluindo estudos técnicos para iniciar, nos próximos dias, uma nova ampliação no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Por determinação do governador Renan Filho e do secretário de Saúde Alexandre Ayres, engenheiros e técnicos da Sesau estiveram reunidos, na quarta-feira, 24, com a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, para definir os últimos detalhes para a finalização das obras do novo refeitório e do bloco exclusivo para o Serviço de Nutrição e Dietética (SND).
Ampliação de espaço
Com a ampliação do espaço e a chegada de novos e modernos equipamentos, o novo SND do Hospital de Emergência do Agreste terá estrutura para fornecer, diariamente, refeições balanceadas para os servidores, pacientes internados e acompanhantes.(Com assessoria).
Falta de instrutora
Instrutores de auto escolas de Arapiraca tem sofrido com a falta de infraestrutura no Lago da Perucaba, onde são ministradas aulas para obtenção de carteira de habilitação.
De acordo com o instrutor José Cláudio, que trabalha no local, um dos principais problemas é a falta de banheiros. “Aqui a infraestrutura é zero, principalmente em relação aos banheiros que não tem e o pessoal reclama muito”.
Falta de segurança
Ele também frisou a falta de segurança e iluminação do local. “Nós também damos aula a noite e a iluminação pública é nenhuma e faz até medo de roubo, nós temos medo e temos que ir embora um pouco mais cedo com o aluno”, disse. (Com NN1).
... O Já! Arapiraca suspendeu as atividades, na quinta-feira, 25, em razão da contaminação de funcionários pela Covid-19. As atividades serão retomadas no dia 8 de março, com remanejamento de atendimento.
... De acordo com Secretaria de Estado do Planejamento, Seplag, nesse momento, o principal foco é garantir a saúde dos colaboradores e da população.
... Aqueles que tiverem com agendamento para as próximas semanas serão remanejados para a semana do dia 8, com toda a segurança necessária. De acordo com o cronograma. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.