A rede hospital de Arapiraca que possui convênio com o SUS está enfrentando dificuldades para honrar compromissos com funcionários e prestadores de serviços em virtude do atraso do repasse por parte da Prefeitura, que até o momento não justificou o atraso dos recursos referentes aos meses de novembro e janeiro.
Os diretores dos hospitais estão procurando diálogo com a administração municipal para saber o motivo do não pagamento e, principalmente, quando será feito os devidos repasses.
Com a palavra o prefeito Luciano Barbosa que foi, inclusive, secretário de saúde do município e conhece de perto esse procedimento. Ou não?
Silêncio em Arapiraca
Deputados, vereadores, cabos eleitorais e até a imprensa estão na expectativa para receber o “quinhão” por parte do prefeito Luciano Barbosa, que prometeu liberar para mês de março cargos e propaganda oficial. Enquanto não cumpre a promessa, o que se vê na cidade é um silêncio sepulcral, com algumas exceções por parte de vereadores que ainda estão na oposição.
Quem quer dinheiro?
E a boca miúda fala-se que os três deputados terão em média 50 cargos para distribuir com as suas trupes, além de garantir verbas a instituições comandadas pelos deputados, como é o caso de Tarcizo Freire, que apesar de ter soltado o verbo na campanha eleitoral em cima do então candidato Luciano Barbosa, estão agora mais unidos do que irmãos siameses. Até quando? É a pergunta que não quer calar.
Quer eleger o filho
Outro porém, está na decisão de Luciano Barbosa que quer a todo custo eleger o filho deputado estadual ou federal. Para que isso aconteça promete mover montanhas e quem não estiver com ele não terá um pirulito sequer para chupar.
Dependência financeira
A dependência financeira dos deputados e parte dos vereadores é algo que impressiona o mais humilde eleitor arapiraquense que sabe que Barbosa prepara o coucho para os incautos políticos comerem, mas avisa: se não rezar na cartilha e apoiar o filho que procurem outro pasto.
Pois é. É a outra face da política já colocando as unhas de fora.
Relação complicada
Por falar em Arapiraca, o site 7Segundos traz uma matéria sobre as especulações nos bastidores da relação entre a nova gestão da Prefeitura de Arapiraca e a mesa diretora da Câmara Municipal.
O site aborda que a falta de comunicação entre os poderes faz aparecer várias interrogações sobre a relação “amistosa” entre o prefeito Luciano Barbosa (MDB) e o presidente da Casa Herbene Melo, Thiago ML (Pros).
Outros planos
Ainda de acordo com o site, nos corredores de ambas as instituições, se fala que o prefeito arapiraquense tinha outros planos para a mesa diretora da Câmara. O grupo mdbista queria Fábio Henrique na presidência.
Mas o G10, grupo de vereadores comandado por Thiago ML, acabou saindo vitorioso na disputa pela presidência da Casa.
Afastamento
Em um trecho da matéria, o site lembra que ML, que é presidente do diretório municipal do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), esteve ao lado de Luciano durante a campanha eleitoral de 2020.
Segundo uma fonte da Câmara, outro motivo para o afastamento entre prefeito e Câmara teria sido a aprovação, no último dia de 2020, da suplementação de 20% no orçamento do município.
Foi beneficiado
Com isso, Luciano Barbosa foi bastante beneficiado e só precisaria estreitar laços com o Poder Legislativo depois de julho.
O site arapiraquense afirma que a fonte que a mesma fonte que repassou as informações garante que os parlamentares arapiraquenses estão se articulando para consolidar mudanças no regimento da Casa com objetivo de dificultar a aprovação de algumas demandas do Poder Executivo.
Fake News
Circula nas redes sociais uma mensagem informando que o Detran e a Polícia Militar, sem citar qual estado da federação, estariam aptos a multar os condutores de carro e moto que dirigissem sem o uso de máscara de proteção. A informação é falsa.
...Segundo a mensagem, os órgãos estariam orientados a multar em R$128,00 esses casos a partir da última segunda-feira, 23. “Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como: dirigir sem uso de itens de segurança 3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem”, diz um trecho da mensagem.
...O diretor-presidente do Detran de Alagoas, Adrualdo Catão, explicou o porquê da mensagem ser falsa. “Isso é fake, o Detran não determinou isso. O uso de máscara é recomendado e está previsto em alguns decretos estaduais, municipais e inclusive em lei federal, mas não é uma infração de trânsito.
...Não cabe a nenhum Detran ou órgão de trânsito aplicar multas pela falta do uso da máscara", disse. (Com Agência Alagoas).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.