Edmilson Teixeira
Santana do Ipanema
Na terça-feira à noite diversos municípios do Sertão do Estado ficaram sem energia elétrica e consequentemente falta de água nas torneiras. Motivo: uma descarga de raios de alta intensidade atingiu os dois transformadores da subestação localizada em Santana do Ipanema. Resultado: as descargas atmosféricas danificaram os equipamentos ocasionando a falta de energia nos municípios de Santana do Ipanema, Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Dois Riachos e Cacimbinhas.
Palmeira dos Índios
A Secretaria Municipal de Infraestrutura autorizou o serviço de manutenção da Praça do Queijeiro, no bairro de Vila Maria. A obra faz parte do pacote de melhorias estruturantes em diversas áreas da cidade, como já aconteceu nas Praças da Bíblia, no bairro de São Cristóvão, e Juvenil Correia de Oliveira, mais conhecida como Praça do Miranda, em Vila Maria A reforma será feita com recursos próprios da Prefeitura.
Marechal Deodoro
Em plena noite de segunda-feira de Carnaval, três bandidos invadiram uma residência no povoado Barra Nova; renderam 20 pessoas e levaram todos os pertences. Os caras chegaram num Fiesta esbanjando muita violência. No arrastão levaram bolsas e os aparelhos de celulares de todos.
Igreja Nova
No sábado, na zona rural de Igreja Nova, o motorista de um caminhão pipa perdeu a vida, vítima de vários disparos de arma de fogo, ocasião em que estava entregando água. José Márcio, de 35 anos, o Nem, como era mais conhecido, estava trabalhando em um carro-pipa fazendo a distribuição de água no povoado Oiteiro, quando foi alvejado pelos projéteis. Os criminosos desapareceram.
Expedição
O programa de expedições científicas do Baixo São Francisco vem sendo realizado desde 2018. No próximo mês de outubro, será a quarta expedição. “E já temos mais cinco anos de financiamento desse programa, ou seja, vamos fechar em 2025. São ações de cunho social, ambiental e de geração de renda no baixo São Francisco”, declarou o coordenador, professor Emerson Soares, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca).
Expedição II
A expedição envolve cerca de 50 pesquisadores de 28 diferentes áreas, que viajam em duas embarcações de grande porte e seis lanchas de apoio. “Esse ano será maior. Teremos cerca de 60 pesquisadores e vamos levar os museus de Arqueologia e do São Francisco de forma itinerante. Teremos laboratórios flutuantes para acompanhar as coletas das áreas de pesquisa, que vão chegar a 30 nesta edição. Também teremos mais atividades envolvendo as comunidades ribeirinhas e as gestões municipais”, ressaltou Soares.
Expedição III
A expedição pretende ter maior impacto na saúde coletiva das cidades por onde passa. “Vamos desenvolver atividades como instalação de fossas sépticas, ações de saúde bucal, sessões de fisioterapia e educação física com pessoas maiores de 60 anos, entre outras. Também tem o importante projeto de viveiro de plantas na Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, que serve para geração de renda e para o replantio das margens do rio”, relatou o coordenador.
Caminho A saída, este ano, não será de Penedo, como nas edições anteriores. A previsão é partir de Piranhas. “A mudança se deu por questões de logística e de navegabilidade. Vamos percorrer Pão de Açúcar, Traipu, São Braz, Propriá, Igreja Nova, Neópolis, Penedo, Brejo Grande e Piaçabuçu. A expedição é uma mola propulsora do desenvolvimento de projetos contínuos, ou seja, a expedição é uma vez por ano, mas os desdobramentos são permanentes”, concluiu o professor, Emerson Soares.
São José da Tapera
Em Tapera, 256 mães foram contempladas com o Cartão CRIA- (Criança Alagoas) que garante por meio do programa estadual a transferência mensal no valor de R$ 100 para cada dona de casa pobre que tem filhos de até cinco anos de idade. “Foi uma atitude enobrecedora tomada pelo governador Renan Filho” disse o prefeito Jarbas Ricardo (MDB), entendendo que são grandes as demandas sociais, e que essa ajuda chegou num momento oportuno, sobretudo, para a felicidade de muita gente.
São José da Tapera
Entre tantas medidas que o prefeito Jarbas Ricardo vem tomando nesse seu curto tempo de governo, é levantar a moral do serviço de iluminação pública da cidade como também da zona rural. “Há poucos dias, estive reunido com o Coordenador e a equipe da iluminação pública do nosso município com o objetivo de organizar as demandas e ajustes necessários desde a zona urbana até a rural. Cuidar da iluminação pública significa estar comprometido diretamente com a segurança da população ``, comentou.
Porto de Pedras
“Em pleno período de Carnaval o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB) disse que recebeu em sua cidade o capitão dos Portos de Alagoas, comandante Petrocelli, e a equipe da marinha. “Conversamos sobre vários projetos e parcerias. Vem muita coisa boa por aí, porque Porto de Pedras é sinônimo de Turismo e desenvolvimento!” revelou.
Rio Largo
“Trabalhar pelos mais necessitados é o que me motiva a ser um gestor dedicado e sensível que caminha do lado do povo e pensa sempre no legado que quero deixar para todos vocês, fazendo a nossa terra avançar ainda mais!” prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP).
Inovação
A Assembleia Legislativa de Alagoas deverá começar a analisar nos próximos dias, um Projeto de Lei, de autoria do deputado Tarcizo Freire (PP), que torna obrigatório a exibição de informações sobre o turismo alagoano nas telas de cinemas do Estado. De acordo com a proposição, as informações sobre o turismo serão projetadas antes do início de cada filme nos cinemas e terão a duração de um minuto, aproveitando as produções locais.
Argumento
Para o autor da proposição, o cinema como meio ímpar de divulgação de atrações, e pela sua abrangência e diversidade de público, deve ser utilizado não só para comercializar produtos de consumo individual, mas também de consumo duradouro e coletivo, como é o caso dos atrativos turísticos do Estado.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011