Edmilson Teixeira
Murici de luto
“Hoje estamos tristes, uma grande dor toma conta dos nossos corações. Dona Ivanilda era uma mulher de fibra, carregava com ela os sentimentos mais nobres que um ser humano pode nutrir. Vou lembrar-me do seu olhar calmo, dos olhos azuis marcantes, da mansidão da sua voz, da expressão da sua bondade para com o próximo, que foi transmitida para todos nós. Seu legado de amor e compaixão são incomparáveis. Queria ouvir pela última a senhora me chamando carinhosamente de Bilaque, não será possível. Deixo meu muito obrigado por tudo! Amo-te, Dona Ivanilda``, mensagem do prefeito Olavo Neto, neto de dona Ivanilda, que faleceu ontem aos 87 anos.
Homenagem
“Uma reflexão de Fernando Pessoa nos remete ao que representa, para mim, a vida de D. Ivanilda Calheiros: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem; por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Deste modo, Fernando Pessoa definiu, com o dom que só os grandes poetas possuem, imprime o significado da passagem de D. Ivanilda pelas afortunadas vidas das pessoas que a conheceram”, palavras do empresário Maurício Moreira sobre a mãe do senador Renan Calheiros, que morreu ontem em Murici.
Branquinha
A equipe da Vigilância Sanitária do município de Santana do Mundaú, esteve realizando inspeção nas escolas particulares para verificar a garantia das medidas implementadas contra o Coronavírus (COVID-19). A prioridade da Secretaria de Saúde e dos responsáveis pelas escolas é o bem-estar das crianças e dos profissionais da Educação.
Branquinha II
“A volta às aulas era um momento muito aguardado por todos; e as escolas particulares do nosso município se prepararam e se adequaram para cumprir as medidas de segurança, a fim de evitar a contaminação pela COVID-19. Nesta inspeção, constatamos que as instituições de ensino estão utilizando dispenser de álcool gel, paramentação dos profissionais - com a utilização de máscaras e proteção facial, e o devido distanciamento social entre os alunos nas salas de aula” declarou a secretária de Saúde, Paula Cavalcante. PenedoFibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor nas articulações, músculos e tendões de diferentes partes do corpo. Na próxima quinta, 18, um grupo formado por ribeirinhas que lutam contra a doença irá superar obstáculos para se reunir em Penedo. Com o objetivo de alertar a população que não sabe diferenciar os sintomas da Fibromialgia de uma dor muscular comum, haverá uma caminhada que percorrerá as principais avenidas da cidade.
Penedo II
Segundo Karla Barros, porta-voz do grupo “Fibromialgia Penedo”, o evento terá início às 9 horas na Praça da Cohab. “Pela manhã estaremos reunidas para caminhar com o intuito de chamar a atenção dos moradores da cidade para essa síndrome que acomete tantas pessoas, que muitas vezes não recebem o diagnóstico correto”, disse.
Penedo III
Na oportunidade, as integrantes do grupo falarão sobre diagnóstico, tratamento e como ter uma melhor qualidade de vida. “Alertaremos e informaremos quem estiver presente. Hoje o tratamento é bem mais fácil. Com exercícios, alimentação regrada e foco conseguimos equilibrar a síndrome. O apoio que recebemos é muito importante, por isso queremos passar o que sabemos para o máximo de pessoas possível”, finalizou Karla Barros.
Celebração histórica
Por falar em Penedo, a primeira Santa Casa de Misericórdia de Alagoas irá comemorar 254 anos de sua criação. A instituição, gerada por um ato de caridade do coronel e comerciante português João Pereira Alvares, em 1767, resultou em um complexo de saúde atualmente composto por maternidade, hospital e asilo.
Dados
Mantida desde sua origem pela Irmandade de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos, quando Penedo ainda tinha a denominação de Vila do Penedo do Rio São Francisco, a Santa Casa de Misericórdia festejará mais um ano de fundação na cidade no dia 18 de fevereiro. Neste ano, devido a pandemia, a celebração será online. Na próxima quinta-feira, a partir das 16 horas, haverá uma missa solene transmitida pelas redes sociais diretamente da Capela da Santa Casa.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011