Durante a sessão realizada na noite de terça-feira , 9, na Câmara Municipal de Arapiraca, o vereador Rogério Nezinho (MDB) fez indicação solicitando à gestão municipal a continuidade das obras de reforma e ampliação da Escola José Francolino de França, localizada no Povoado Taquara.
Em seu pronunciamento, Rogério Nezinho disse que os pais de alunos terão de se deslocar até o Povoado Pau d'Arco para levar seus filhos na escola da localidade.
Reabertura do prédio
"Com a conclusão das obras, e a reabertura do prédio escolar, a população terá mais comodidade para levar seus filhos na escola em Taquara. A proximidade entre escolas e comunidade é fundamental para uma educação de qualidade em nosso município ", destacou Rogério Nezinho.
Sem previsão
Os aprovados no concurso público de Delmiro Gouveia encaminharam ao Ministério Público denúncia contra a prefeitura devido a falta de previsão para a nomeação deles no quadro de efetivos no serviço municipal. Na semana passada, o procurador do município, Ailton Paranhos, concedeu entrevista coletiva e informou que, devido a legislação vigente, a efetivação dos concursados não pode acontecer este ano.
Denúncia
"Encaminhamos denúncia para a Promotoria do município e estamos também consultando advogados, que afirmam que as justificativas apresentadas pelo procurador não estão respaldadas na lei", afirmou um dos aprovados no concurso. Ele pediu para ter o nome mantido sog sigilo para evitar possíveis retaliações.
Exoneração de contratados
O concurso público da prefeitura de Delmiro Gouveia foi organizado à pedido do Ministério Público, com o objetivo de reduzir a quantidade de trabalhadores contratados para exercer as funções. O edital abriu 196 vagas para várias áreas e as provas foram realizadas nos dias 03 e 04 de outubro de 2020. O resultado foi homologado no dia 23 de dezembro e, de acordo com os aprovados, o ex-prefeito Eraldo exonerou contratados e comissionados antes do fim de seu mandato, com o objetivo de agilizar a efetivação dos concursados. (Com 7 Segundos).
Oportunidade
Oportunidade para quem busca uma formação técnica e profissional em Arapiraca e na região. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com dois editais abertos para quem vai fazer o ensino médio e para quem tem o ensino médio e busca apenas a formação técnica. O campus Arapiraca possui 224 vagas nos cursos de Eletroeletrônica, Informática e Logística.
Inscrições gratuitas
As inscrições são gratuitas e todo o processo seletivo será online. Quem optar por se inscrever no campus Arapiraca deve acessar o portal do Exame de Seleção – exame.ifal.edu.br – e enviar a documentação até esta sexta-feira, 12 de fevereiro. O processo seletivo será feito pela análise de histórico escolar ou declaração escolar que deve ser anexado no momento da inscrição do candidato.
Cursos integrados
A modalidade integrada é voltada para quem concluiu o ensino fundamental ou vai concluir até a data da matrícula, que será divulgada em edital no dia 26 de fevereiro, após o processo de seleção. Em Arapiraca, são ofertados os cursos de Eletroeletrônica e Informática e os estudantes podem optar pelo turno matutino ou vespertino. O edital oferta 36 vagas para cada turma, sendo 72 para cada curso técnico.
Insatisfeitos
Insatisfeitos com a atividade dos transportes por aplicativo em Arapiraca, taxistas foram até a Câmara de Vereadores reivindicar que seja feito um projeto de lei para regulamentar a atividades dos motoristas por aplicativo na Capital do Agreste. Segundo os taxistas, os motoristas por aplicativo, das empresas Uber, 99 Taxi e Indriver, atuam de forma irregular em Arapiraca.
Primeira Sessão
A cobrança foi realizada durante a Primeira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de 2021, realizada na terça-feira, 9. Além disso, os taxistas pediram que seja enviado um Projeto de Lei para o prefeito, Luciano Barbosa, para que sejam construídos abrigos nos pontos de táxi de Arapiraca. Segundo o grupo, o presidente da Câmara se comprometeu a colocar os pedidos em pauta nas próximas sessões da Câmara. Com Já é Notícia).
... As matrículas dos aprovados no processo seletivo do Colégio Tiradentes começam nesta quinta-feira, 11. O responsável pelo candidato deve ir à secretaria escolar da unidade onde o estudante se candidatou (Maceió ou Arapiraca) até o dia 19 de fevereiro para garantir a vaga.
... Mais de 1100 candidatos participaram do processo seletivo. Foram aprovados aqueles que acertaram pelo menos 60% do exame. A prova tinha 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Matemática.
... Para o ano letivo 2021 foram ofertadas 270 vagas para as turmas de 6º ano do ensino fundamental, sendo 120 para Maceió e 150 para Arapiraca. O Colégio Tiradentes é administrado em sistema de co-gestão pela Seduc e Polícia Militar de Alagoas. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.