Nos corredores do Centro Administrativo da Prefeitura de Arapiraca não se fala em outro assunto a não ser o futuro político de Daniel Barbosa, filho do prefeito Luciano Barbosa. Até mesmo problemas que afligem a população, principalmente nas áreas educacional e de saúde, parte provocada pela pandemia do novo coronavírus, são deixados de lado nas rodas que se formam no interior do prédio.
Papai decide
Daniel Rocha aguarda um sinal do pai, que decide se ele será pré-candidato a Câmara dos Deputados ou se vai mesmo concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Tamanha confiança de Barbosa, apesar de estar muito cedo, tem a ver com a votação que obteve nas últimas eleições, marcadas pela briga entre ele e os Renans, no qual saiu vitorioso, apesar de já se saber o que houve nos bastidores.
Melhor caminho
E pelo andar da carruagem, com apoio da máquina o jovem Daniel deverá mesmo disputar mandato de deputado federal. Se assim for, Luciano tira das costas um peso nada agradável, que seria o descontentamento dos deputados estaduais aliados. Ricardo Nezinho, Breno Albuquerque e Tarcizo Freire não teriam que encarar uma forte candidatura de Daniel Barbosa caso decida por concorrer a uma cadeira na Casa de Tavares Bastos. Não há dúvida alguma de que o prefeito colocará todo poder da máquina administrativa em favor do filho, o que prejudicaria os aliados.
Estão ansiosos
E por falar em deputados aliados, os danadinhos aguardam com uma certa ansiedade a distribuição de empregos prometido por Luciano Barbosa para o mês de março. Por enquanto, sofrem calados na expectativa de que seja cumprido acordo. Mas como conhecem Luciano, sabe que existe a possiblidade de o mesmo mudar de planos, o que poderá afetar a campanha dos aliados.
E o MP?
E não estão nem aí para a divisão dos cargos e pouco se lixando se é legal, ilegal ou imoral. O que querem mesmo é receber as benesses que a vida pública oferece e se reelegerem. Quanto ao Ministério Público não há o que fazer no momento, afinal é preciso que as coisas aconteçam para que possa se manifestar.
Imprensa amordaçada
Enquanto isso, Luciano continua perambulando pelas ruas, fazendo política e aguardando o momento certo para agir. Quanto alguns setores da imprensa, algumas empresas seguram na orelha dos profissionais que são forçados a ficar calados, em nome da sobrevivência. Os “magnatas” da comunicação das Alagoas ficam sempre na esperança de que Barbosa retire do “bolso” algumas migalhas e as joguem no chão para que lambam e saiam correndo para seus veículos e redes sociais louvando o nome do “pai e do filho”, amém!
Sujeitinho está rico
Graças ao bom Deus, toda regra tem exceção e muitos veículos comunicação não aceitam qualquer tipo de humilhação e não vendem a linha editorial. A publicidade é importante para as empresas, mas não pode servir de moeda de troca para encobrir safadezas de gestores imorais.
Bom, o “troço” está apenas começando e muitas águas devem rolar até às eleições de 2022.
Quem sabe, até lá, o nome do laranja venha à baila.
O sujeitinho tá rico hein?
MDB de Renan
O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, filiou-se, na tarde de quarta-feira (3), ao Movimento Democrático do Brasil (MDB). Ele teve a ficha abonada pelo governador Renan Filho durante solenidade realizada no Clube Campestre.
"Vamos caminhar juntos, fazer um MDB muito forte. Estamos prontos para os desafios", declarou Júlio César.
Saiu do PSB
Ele deixou o PSB, presidido em Alagoas pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), a quem comunicou, através de carta, sua saída da sigla, no dia anterior.
"A vida é feita de escolhas e, a partir de hoje, serei mais um soldado do MDB", disse Júlio César, durante a solenidade, que reuniu prefeitos, deputados, vereadores, dentre outras lideranças políticas do município e região. Na ocasião, um grande ato de filiação ao MDB foi realizado.
Briga boa
A propósito, a briga entre o prefeito Júlio Cézar e um grupo de vereadores de Palmeira dos Índios está esquentando. Júlio decidiu encarar a briga de frente e engrossou o discurso, passando a atacar os vereadores, principalmente os que estiveram na última campanha ao lado dele.
Lado sombrio
Pelo andar da carruagem, não haverá entendimento e os vereadores estão mais unidos do que nunca, sempre denunciando irregularidades na administração. É aguardar novos capítulos. Os edis palmeirenses prometem na sessão da próxima quarta-feira mostrar o lado sombrio do imperador, que é acusado de usar a máquina em proveito próprio e não realizar uma administração voltada para o povo da terra dos Índios Xucurus-Kariris.
... Em uma reunião ocorrida na última terça-feira, 02, foram discutidas as ações de melhoria do serviço prestado pela rede pré-hospitalar da Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Arapiraca.
... Segundo Neurício Costa, coordenador do Samu Arapiraca, a Central do SAMU na Capital do Agreste conquistou diversos avanços na otimização do serviço, baseados na normativa 2048.
... Visando um atendimento pré-hospitalar eficaz, com tempo de resposta hábil e de qualidade, valorizando acima de tudo a vida, além de qualificação dos funcionários, realização de treinamentos e capacitações, que tenham como foco, um atendimento com tempo resposta ouro, com pacientes bem atendidos e servidores satisfeitos. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.