Edmilson Teixeira

Branquinha

Edmilson Teixeira 12 de janeiro de 2021

Neno Freitas (MDB) que retornou para um terceiro mandato como prefeito de Branquinha, eleito com 64,65% dos votos válidos reuniu seu time administrativo nesta terça-feira. Disse que foco, seriedade e muito trabalho; são os três principais pilares de seu governo, sobretudo com  pretensão maior de conduzir o município pelos próximos quatro anos. É que o gestor esteve reunido com o secretariado e traçou o planejamento das ações que nortearão a administração para esses primeiros meses.

Branquinha

 “Buscamos nomear pessoas com aptidão e capacidade técnica para gerir o nosso município. Com um mandato participativo e pautado no diálogo, na união e no empenho de todos, certamente iremos arrumar a casa e garantir melhorias para a nossa Branquinha. O objetivo dessa primeira reunião foi de estabelecer metas e cobrar resultados eficazes  em curto prazo”, afirmou Neno Freitas.

Norte alagoano

 Deputada Cibele Moura (PSDB) promete levar ações para seu reduto eleitoral, com emendas aditivas ao Orçamento público para 2021 que somam R$ 15,2 milhões. Trata-se da região norte, onde o pai Abrahão foi eleito prefeito em Paripueira (3º mandato) e que a mãe, Emanuela concluiu seu mandato de prefeita da Barra de Santo Antônio há poucos dias, onde não conseguiu se reeleger.  “Os recursos vão para esporte, infraestrutura e construção de rodovia, para facilitar o trânsito e contribuir com a retomada econômica de boa parte daquela região”, disse.

Norte alagoano

“Tenho um compromisso com o meu Estado e em especial com a Região Norte, onde fui a deputada mais votada por lá. Tenho amigos e pela qual tenho muito carinho. É uma região turística  que vem sofrendo muito com a pandemia. Por isso, é preciso unir forças para ajudar os municípios na retomada econômica e da Educação”, pontuou  Cibele. Turismo

 Para quem não sabe, em Maceió a empresária Deucila Amorim, criou o  "Projeto Conheça Alagoas" que oportuniza aos alagoanos conhecerem o próprio Estado, indo a municípios turísticos já consolidados e a outros com potencial. São excursões promovidas pela MBTOUR, agência de viagens de Maceió, dirigida por Betânia Barros e Deucila Amorim. Segundo o jornalista Ivaldo Pinto, no sábado último, a MBTOUR, em parceria com a Viver Viagens e Turismo, promoveu uma excursão itinerante aos municípios de Capela, Pilar e Coqueiro Seco.

Artistas alagoanos

Artistas de 15 municípios do interior de Alagoas poderão participar da II edição do Festival Riacho do Meio, que ocorre de 1 a 5 de fevereiro, na cidade de Viçosa. Trata-se de uma das primeiras iniciativas decorrentes dos editais de apoio ao setor cultural, viabilizados pela Lei Aldir Blanc e realizados pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult-AL). As inscrições que começaram ontem, terça-feira, seguem até o próximo dia 21 e podem ser realizadas pelo site: www.festivalriachodomeio.com.br.

Mapa da live

Além de Viçosa, artistas de Major Izidoro, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Mar Vermelho, Belém, Tanque D’arca, Maribondo, Pindoba e Chã Preta podem se inscrever no festival online. O evento na verdade, contempla bandas e artistas de outros segmentos, como atores e poetas populares. Conteúdo “Na primeira edição, 41 artistas viçosenses se inscreveram e conseguimos selecionar 15. Agora, com o apoio da Lei Aldir Blanc, ampliamos a possibilidade de participação para toda a região e mantivemos o festival na cidade de Viçosa. Além das bandas, teremos oficinas de iniciação musical, além de uma de teatro, outra de produção cultural e uma mesa redonda que reunirá artistas e gestores culturais em uma conversa franca sobre os desafios de produzir cultura no interior de Alagoas”, pontuou  a coordenadora do evento,  Izabelly Sena.

Investimento

Conforme o Banco do Nordeste, aqui em Alagoas  as contratações feitas pela instituição bancária destinadas ao setor rural somaram, em 2020, R$ 346 milhões em 30 mil operações de crédito, um incremento de 3,5% na comparação com o resultado de 2019. Nessa seara, as maiores altas foram os contratos realizados com pequenos e mini produtores rurais (40%), seguidos pelos agricultores familiares (7,4%), aqui incluído o microcrédito rural, que registrou elevação de 12%.

Major Izidoro  

Um dos beneficiados com o crédito do Banco do Nordeste foi o produtor rural Flávio Amaral, que pratica a bovinocultura de leite na fazenda Mandacaru, localizada no município Major Izidoro, na bacia leiteira do Sertão alagoano. Do segmento classificado como pequeno produtor, Amaral conta com a parceria do BNB nos mais de 30 anos de atividade e, ano passado, contratou o crédito para o custeio pecuário.

Major Izidoro II

Em sua propriedade, que é referência no manejo agroecológico na região, são 150 animais, com produtividade de 3.500 litros de leite por dia. Flávio chama a atenção para o apoio do Banco e a importância do crédito, principalmente para viabilizar a atividade de forma diferenciada e com respeito ao meio ambiente.

"O Banco está com a gente desde o início. O sertão é fértil, desde que utilizemos as técnicas corretas e que respeitemos a natureza. É sobre aprender a lidar com tudo o que ela pode oferecer e não esgotar os recursos desordenadamente", ressalta.