Distribuição de Água e Saneamento Básico foram assuntos de uma reunião realizada na manhã de sexta-feira, 8, entre o prefeito Luciano Barbosa e representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). No encontro estavam também o vice-presidente de Gestão Corporativa, Victor Figueiredo, e o vice-diretor de operações, Humberto Carvalho.
Representantes da Casal
Durante o encontro, os representantes da Casal falaram sobre alguns projetos para melhoria na distribuição de água na Capital do Agreste, e aproveitaram a oportunidade para apresentar a nova gerente da Unidade de Negócio Agreste, Aparecida Torres.
Qualidade de vida
“Uma das minhas maiores preocupações está relacionada à melhoria do nosso saneamento básico, porque ele está ligado diretamente a qualidade de vida da população. Peço, por favor, que incluam Arapiraca no Plano de Esgotamento Sanitário”, disse ele, manifestando que o assunto deve ser tratado com prioridade.
Combate a covid-19
Estoque de seringas garantido, salas para vacinação registradas no Ministério da Saúde e rede de refrigeração compatível para armazenar doses de vacina. Os requisitos básicos para desenvolver campanhas de vacinação existem em Penedo e garantem a elaboração do plano que imunizará a população contra a Covid-19.
A operacionalização da medida de maior eficácia contra a doença que já tirou a vida de mais de 200 mil pessoas, no Brasil, está pronta na cidade histórica.
Plano será apresentado
“O nosso plano será apresentado ao Prefeito Ronaldo Lopes na próxima segunda-feira, no período da tarde, porque pela manhã iremos participar do primeiro treinamento do governo federal sobre os aplicativos de cadastro e isso será também incluído no plano”, explica Guilherme Lopes, Secretário Municipal de Saúde.
Salas de vacinação
“A gente já tem as salas de vacinação cadastradas no sistema de informação do Ministério da Saúde e isso é indispensável para o recebimento de imunobiológicos e o registro das pessoas vacinadas”, acrescenta o gestor da SEMS Penedo.
Triste perda
O jornalista Ailton Villanova, 79 anos, morreu na noite de quinta-feira, 7, em consequência das complicações provocadas pela covid-19. Villanova estava internado no Hospital Veredas, em Maceió. Villanova estava internado há cerca de uma semana, e na última terça-feira,5, o quadro de saúde do jornalista piorou e ele foi entubado. Infelizmente, Vilanova não resistiu à gravidade dessa infecção provocada pelo coronavirus que assola o mundo.
Atuou por décadas
Ailton Villanova atuou no jornalismo alagoano há mais de 60 anos. Durante muitas décadas escreveu uma coluna no Jornal Gazeta de Alagoas, que de forma satírica, cômica e picante, falava de "causos" de personagens simples que estavam no cotidiano do povo nordestino.
Profissão
Ailton Vilanova iniciou os primeiros passos na profissão, em 1956, quando tinha apenas 15 anos, Ailton Villanova teve seu primeiro texto publicado na edição de domingo do Jornal de Alagoas, incentivado pelo professor Lauro Costa, do Lyceu Alagoano. Filiou-se a Federação Alagoana de Esportes para continuar escrevendo na seção de esportes do jornal.
Luto em Arapiraca
O irmão do ex-secretário municipal de Cultura de Arapiraca, Aermerson Barros, o microempresário Wanderson Barros, não resistiu às complicações causadas pela covid-19 e morreu nesta sexta-feira, 8. Wanderson Barros estava internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. (Com 7 Segundos).
.
... O governador Renan Filho empossou, na manhã de sexta-feira, 8, o novo secretário de Estado da Segurança Pública: Alfredo Gaspar de Mendonça, ex-procurador-geral de Justiça.
... Ele retorna à pasta, que deixou há quatro anos e dez meses, após estabelecer um ponto de inflexão à violência que reinava em Alagoas, garantindo que não haverá ruptura e sim continuidade ao trabalho exitoso. A solenidade de posse foi realizada no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares.
“Hoje é fácil olhar para trás e ver que as coisas estão caminhando bem. O difícil foi fazer essa inflexão no início do Governo Renan Filho, liderando essa ruptura trágica. Agora, não existe uma ruptura, não existe uma nova forma de levar a Segurança Pública adiante, isso tudo é um processo de continuidade do que está dando certo, com a valorização ainda maior dos profissionais e o empenho do governador Renan Filho”, declarou Alfredo Gaspar, recordando que as milhares de vítimas colocavam Alagoas, até 2014, na liderança de um ranking nacional vergonhoso como o estado líder em violência no Brasil. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.