Edmilson Teixeira
Brasileirão
O São Paulo é o grande candidato ao título brasileiro, por ter seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O Internacional caiu da liderança para a sexta posição e recuperou a segunda colocação depois de quatro rodadas e da vitória sobre o Ceará, em Fortaleza.
Brasileirão II
O Palmeiras é o sexto colocado, tem seis pontos a menos do que o Colorado, mas dois jogos a menos também. Sua chance de troféu é mínima. Mais por estar concentrado nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores do que pela chance de empatar com o Internacional, se ganhar do Vasco e do Corinthians, seus jogos atrasados.
Situação
Não é comum ter seis candidatos ao título faltando dez rodadas e você mesmo pode não concordar que os seis primeiros têm chances. Mas há dois pontos a se ponderar: 1º a irregularidade dos seis melhores times, no ano da pandemia; 2º já houve viradas deste tipo.
Histórico
Só duas vezes, nos extraordinários campeonatos de 2008 e 2009. No primeiro, o São Paulo tinha quatro pontos a menos do que o líder, Grêmio, estava em quinto lugar quando faltavam dez rodadas. Terminou campeão três pontos acima do segundo colocado. O Palmeiras, líder na 28ª rodada, terminou em quarto.
Inovação A Fifa confirmou nesta sexta-feira que testará no Mundial de Clubes, em fevereiro, as substituições extras em caso de concussões. Será a primeira vez que a entidade permitirá a medida em suas competições oficiais, depois de o assunto ser debatido junto à International Board - órgão que faz a curadoria das regras do futebol - ao longo do ano passado. Geladinha As raras cenas de gramados cobertos de neve na Espanha, apesar de belas, podem ser uma dor de cabeça para a liga local. A tempestade Filomena, que vem afetando a Península Ibérica nos últimos dias, se tornou um motivo de preocupação para a organização do Campeonato Espanhol, que pode ser impactado diretamente pelos problemas gerados pelo mau tempo e, principalmente, as nevascas geradas pelo fenômeno. BalanceadoAs incertezas em torno da realização das Olimpíadas de Tóquio em meio à pandemia do coronavírus continuam. Na quinta-feira desta semana, o canadense Dick Pound, membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse à BBC que não garante a realização dos Jogos.
Quadro atual
Apesar dos organizadores afirmarem que estão prontos para sediar os Jogos Olímpicos reprogramados, o Japão declarou estado de emergência esta semana. Também na quinta-feira, o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga disse que havia uma "sensação de crise" ao anunciar os planos de emergência da Covid-19 após Tóquio registrar 2.447 novos casos da doença.
Bola cheia
Thiago Neves marcou para garantir o 1 a 0 sobre o Fortaleza, na última quarta-feira, e agora desponta como decisivo pelo Sport nas três últimas vitórias da equipe nesta Série A. Além do Leão do Pici, ele também assegurou o resultado sobre Coritiba e Athletico. O cenário fez o meia-atacante ganhar a torcida rubro-negra, que brincou com a "chegada de neve" fora do país e fez comparações até mesmo com Lionel Messi.Engajado na campanha
O Corinthians colocará a Neo Química Arena à disposição das autoridades de saúde para que o local seja utilizado como ponto de vacinação em massa contra a Covid-19 na Zona Leste de São Paulo. A declaração foi feita pelo presidente Duilio Monteiro Alves em sua rede social, que provavelmente será um canal de comunicação bastante usado por ele em seu mandato.
Desespero Marcelo Chamusca deixou o Fortaleza na quinta-feira após a derrota para o Sport pelo Brasileirão. A situação dele já era considerada insustentável. Para ocupa a vaga dele o time cearense de imediato trouxe Enderson Moreira. Em 57 dias e com nove jogos Chamusca teve desempenho pífio no comando do Leão: quatro empates, quatro derrotas e somente uma vitória, com aproveitamento de apenas 26%. Grandiosidade Se eliminar o River Plate na próxima terça-feira, no Allianz Parque, e avançar à decisão da Libertadores, o Palmeiras chegará a sua terceira final nesta temporada de 2020, cujo calendário se arrasta até o início de deste ano em razão da pandemia do coronavírus.Dados
Campeão paulista (diante do Corinthians, sob comando de Vanderlei Luxemburgo) e classificado também para a final da Copa do Brasil (para enfrentar o Grêmio), o time do Palmeiras atualmente treinado pelo português Abel Ferreira teria pela frente na Libertadores o vencedor do duelo entre Santos e Boca Juniors.
Histórico
Disputar mais de duas finais em uma mesma temporada é um feito que o Palmeiras ainda não alcançou neste século. A última vez que isso ocorreu foi em 2000, ano em que foi campeão do Torneio Rio-São Paulo e da Copa dos Campeões, além de vice-campeão da Mercosul e da Libertadores.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011