Edmilson Teixeira
Litoral Norte
Na quarta-feira, o governador Renan Filho (MDB), conforme publicou numa rede social, disse que deu o primeiro passo para a construção de Plano Diretor em quatro cidades turísticas: Porto de Pedras, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe. “O Plano Diretor estabelece diretrizes para nortear o crescimento urbano dessas cidades, trabalhando em várias áreas. É o direcionamento que promove ações para do desenvolvimento da cidade e fortalecimento o turismo local sustentável”
Poço das Trincheiras
Praticamente passou em branco esta quarta-feira, dia 6, quanto às comemorações alusivas ao Dia de Santo Reis, lá em Poço das Trincheiras, pobre município do Sertão de Alagoas, que sempre patrocinou com grandes shows musicais essa data, sobretudo, com valores financeiros elevados para seu padrão econômico.
Poço das Trincheiras II
Aliás, com a vitória nas urnas do candidato Valdomiro (PSDB), que obteve 4.360 votos, acabou mesmo a milionária festa de Reis lá no Poço, evento sempre articulado com o dinheiro público, pela ex-prefeita Aparecida Ferreira (MDB). É que a Cida não conseguiu se reeleger nestas eleições, derrotada com uma diferença de mais de mil votos. Há mais de uma década que a Prefeitura vinha nas mãos de Aparecida, pelo sistema de revezamento com seu saudoso esposo, Gildo, falecido recentemente.
Coruripe
Uma ducha pra lá de quente pegou o novo prefeito Marcelo Beltrão ao assumir o município. É que por determinação da Justiça, ele tem que nomear os candidatos aprovados nos concursos públicos realizados em 2016, em até 30 dias, após a intimação da decisão do juiz Filipe Munguba. A ordem é que a posse dos novos servidores deverá ocorrer no prazo de 30 dias após a nomeação, sob pena de multa de R$ 50 mil para a Prefeitura.
Critério
Os aprovados nos certames substituirão servidores contratados temporariamente de maneira irregular pela Prefeitura, na forma, quantidade e limites apontados na tabela apresentada pelo Ministério Público Estadual, ao ajuizar a ação civil pública contra o município, em dezembro de 2020. O magistrado Filipe Munguba esclareceu que os aprovados ainda podem procurar o MPAL para apresentar situações específicas que ficaram fora do escopo da decisão.
Marechal
Momento difícil para a primeira capital alagoana. Além da crise econômica que assola todo o país, o município de Marechal Deodoro recebeu a maior queda em Alagoas na arrecadação do ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
Marechal II
Além da enchente de 2017 e a pandemia iniciada no último ano, a Prefeitura terá que enfrentar mais um grande desafio neste início de 2021. De acordo com os dados da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (SEFAZ), o município teve uma queda de -0,9033% que representa uma projeção de queda para 2021 de aproximadamente 10 milhões de reais.
Enfrentamento
A situação trará ainda mais dificuldade para a gestão municipal, tendo em vista que o recurso arrecadado é destinado para áreas administrativas, de Educação e Saúde. Com isso, a Prefeitura de Marechal Deodoro terá que tomar medidas drástica, a fim de conter a crise e enfrentar mais um desafio.
Rio Largo
Uma rebentação na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no residencial Jarbas Oiticica, em Rio Largo, está lançando resíduos líquidos de forma irregular no solo, entrando em contato com o rio Messias. O IMA/AL esteve no local na segunda-feira ( e constatou dano à natureza, sob responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Punição
Conforme medidas tomadas pelo IMA, a Casal foi autuada por infrações graves que causam prejuízo à saúde, segurança, bem-estar da população, biota e recursos naturais, alterando de forma significante o meio ambiente. O valor da multa chegou a R$ 417.911,17 pelo agravante do crime ocorrer numa Unidade de Conservação (UC), a Área de Proteção Ambiental do Pratagy.
Arapiraca
A direção do ASA anunciou na tarde de quarta-feira, mais duas contratações para a temporada 2021. O meia Léo Gonçalves, que estava no Vitória (ES) está retornando ao clube, enquanto a novidade é o atacante Edson Kapa, que disputou a Série D pelo Globo FC (RN).
Origem
Leonardo Gonçalves Martins Netto, de 31 anos, nasceu em Santos (SP) e estava disputando a série D pelo Vitória (ES). O jogador, que teve uma passagem no ASA em 2014, atuou por Guaratinguetá, Internacional de Limeira, Juventus, Marília, Portuguesa Santista, Portuguesa de Desportos e Noroeste, todos de São Paulo, além de Toledo (PR), Barra (SC), União de Rondonópolis (MT) e Murici (AL).
Outro
Já Edson Souza da Silva, de 23 anos, estava disputando a série D pelo Globo (RN), onde na temporada disputou 14 jogos e marcou seis gols. Ainda em 2020, fez dois jogos pelo Nacional (SP), marcando um gol. Atuou também por Palmeira de Goianinha, ABC, Baraúnas, Santa Cruz de Natal, além do Força e Luz, todos do Rio Grande do Norte.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011