Edmilson Teixeira
Palmeira dos Índios
O “eterno deputado” Gervásio Raimundo mesmo com seus 90 anos de vida, tem esbanjado fôlego político. É pai do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor; pois agora com muita maestria conseguiu cativar os 15 vereadores eleitos de Palmeira, a elegerem seu neto Ronaldo Jr. para presidir a Câmara. “Recebi no último sábado o deputado Gervásio, ocasião em que colocamos em dia o presente e o futuro da politica palmeirense. A experiência foi o cardápio!” disse o veterano Geraldo Ribeiro, otimista por ter viabilizado o apoio do filho vereador Geraldinho (PDT) a votar no garotão Ronaldo Jr.
Mata Grande
Prefeito reeleito Erivaldo Mandú (PTB) entrou agora para seu sétimo mandato como politico no sertanejo município de Mata Grande. Isso contabilizando cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito. “Estamos unidos para mais uma tarefa de quatro anos, sobretudo, com o propósito de assegurar uma administração voltada para o crescimento dos matagrandenses, com responsabilidade e decência” disse.
Barra de Santo Antônio
Vereador Lessa (DEM) que ficou na 7ª posição na contagem de votos, entre os 11 eleitos na Barra de Santo Antônio, sem frescura alguma, está disposto a somar para o crescimento de seu município, independentemente de cor partidária. É que Lessa esteve como secretário durante a gestão da prefeita derrotada Emanuella Moura (DEM). O parlamentar agora declara disponibilidade para fazer parte da equipe da prefeita eleita, Lívia Carla (PTB), em nome do bem de seu povo, segundo ele.
Capela
Sempre depois do pleito nas urnas eleitorais, prefeito eleitos e reeleitos, assim como os vereadores começam a focar as eleições da AMA e da UVEAL respectivamente. Outro órgão que começa a ganhar campo politico, sobretudo, ligado aos prefeitos e já cobiçado por muitos é o Cigip; Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública. No caso desse último, o prefeito de Capela, Adelminho Calheiros (MDB) está sendo lançado por um grupo, com o propósito de entrar como favorito.
Capela II
“O Cigip tem um papel primordial no gerenciamento da iluminação pública nos municípios alagoanos que são consorciados. É uma instituição que deve ser administrada com integração. Por ter um pensamento voltado pela coletividade, o prefeito reeleito de Capela, Adelminho, será candidato à presidência do órgão” disse um apoiador. O órgão hoje conta com a participação de 82 municípios.
Estratégia
"Estamos montando um grupo bastante sólido, que tem contado com a participação de diversos prefeitos alagoanos. É necessário unificar os esforços e pensar em novos mecanismos que ajudem os municípios a avançarem em qualidade no que diz respeito à iluminação pública", disse Adelminho.
Junqueiro
A curiosidade que reina agora em Junqueiro é saber o que levou o ex-prefeito Carlos Augusto (MDB) –derrotado nas urnas- a devolver a Codevasf duas potentes máquinas (tratores) adquiridas pela Prefeitura, recentemente junto aquele órgão federal. Outra curiosidade é quanto às novas macas do hospital, que foram conduzidas para Campo Alegre, cuja cena teria sido filmada saindo da cidade num caminhão fazendo a muda. Sobre os tratores, o novo prefeito, Leandro Silva (PTB) disse que vai cobrar da Codevasf uma posição.
Santa Luzia do Norte
“Entendo que aqui não existe mais situação nem oposição; existe sim, um grupo político unido em torno do crescimento da nossa cidade. É de se saber, que no processo democrático é natural haver muita discordância; de fato e de direito. É necessário que vocês vereadores indiquem o caminho que devemos seguir, pois nessa Casa vão ser elaboradas as Leis e a gente do Poder Executivo executará de forma mais brilhante, mais rápida e precisa possível, para o bem do nosso povo” prefeito reeleito Márcio Lima (PP) em seu discurso de posse.
Maragogi
O grupo de sustentação da gestão Sergio Lira (PP) na Câmara de Vereadores perdeu a disputa para a oposição, que alcançou maioria. Dizem que após esta derrota, o prefeito liberou o diretor municipal de Trânsito, Rodrigo Lira, apelidado de "Cão de Guarda", a fim de distribuir multas e recolher veículos em toda a cidade. A revolta das pessoas é tanta que o Cão está andando com uma guarnição da PM armada até o eixo. É o pior: o Trade turístico local se cala, com receio de se indispor com o prefeito reeleito.
Maragogi II
“Sem um código municipal de Trânsito, Rodrigo Lira ganha desafetos e coleciona discussões em via pública. Mais de 80% das ruas do Centro têm faixa amarela, o que segundo a lei de trânsito, impede o estacionamento. Mas onde moradores, veranistas e turistas vão estacionar seus veículos?” disse um informante. Ele alega que a Prefeitura não dá solução, gerando apenas dividendos para ela, por meio de multas, uso do guincho e do estacionamento do próprio órgão, para onde os carros de turistas são levados.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011