O promotor de Justiça, Dr. Rogério Paranhos Gonçalves informou que o Ministério Público Estadual, através da 4a Promotoria de Justiça de Arapiraca, ingressou, na última quarta-feira, 29, com uma ação civil pública em face do município de Arapiraca visando à criação do Serviço de Acolhimento às Pessoas em Situação de Rua e da Casa de Apoio à Mulher e aos Dependentes em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Vagas para o Ifal
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou, na terça-feira (29), os últimos editais com a oferta de vagas para o Exame de Seleção 2021.1. Ao todo, a instituição abriu 3.163 vagas em cursos técnicos, sendo 2.484 na modalidade integrado, para quem deseja estudar o ensino médio regular e, em paralelo, ter a formação profissional escolhida.
Mais vagas
As outras 679 vagas são da modalidade subsequente, destinadas a quem tiver ensino médio concluído até a data da matrícula, prevista para o início de 2021.
Há oportunidades em diversas áreas do conhecimento, distribuídas em 16 unidades de ensino no estado. As inscrições são gratuitas no endereço exame.ifal.edu.br
Inscrições abertas
Os editais publicados têm cronogramas distintos. Dois deles já estão com inscrições abertas e os demais iniciam no dia 11 de janeiro. Esse desmembramento do processo seletivo ocorreu, segundo a pró-reitora de Ensino Cledilma Costa, para respeitar as diferenças no fechamento dos calendários letivos de 2020 de cada campi da instituição, que foram impactados durante a pandemia.
No caso do Edital Nº 19/2020, uma retificação foi realizada na última segunda-feira (28), com inserção de vagas para o Campus Rio Largo.
Desafios e oportunidades
Há 26 anos atuando no setor educacional, a professora Lourdes Correia, nunca imaginou viver os desafios - e oportunidades - advindos do período da pandemia. “Tem sido muito difícil estar longe dos alunos, manter toda equipe e conviver com as perdas de amigos e familiares, mas quem tem fé, amor pelo que faz, profissionalismo e criatividade consegue superar e até melhorar o que vinha fazendo”, avaliou.
Ações de inovações
Assim, a proprietária do colégio Êxito, conhecido em Arapiraca por suas ações de inovação, resolveu lançar uma campanha audaciosa e, ao mesmo tempo, solidária. Para 2021 todos os alunos matriculados terão a vaga garantida, sem taxa de matrícula. “Nada mais justo do que estar ao lado das pessoas, familiares e alunos, que tem enfrentado algumas dificuldades”, explicou Lourdes.
Enxugou custos
Para atender essa realidade financeira a escola contratou uma auditoria, enxugou custos e resolveu diminuir percentuais os mais diversos. “As pessoas vivem muitas incertezas, uma delas relacionada a educação dos filhos. Felizmente quem é aluno Êxito não ira ter essa preocupação”, explicou.
Mensalidades congeladas
Além da renovação automática, os alunos também terão a segurança de mensalidades congeladas para todo o ano letivo de 2021. Na verdade, todos os estudantes do colégio terão essa bonificação, até mesmo os novatos, que podem se matricular com descontos. Nesse caso o percentual será de apenas 50% para a taxa de adesão. (Com Live Comunicação).
Violência em Traipu
Localizada às margens do Rio São Francisco, a cidade de Traipu registrou um ato de violência que abalou os moradores. De acordo com informações da polícia local, uma discussão entre um homem e uma mulher, na madrugada de quarta-feira (30), resultou na morte do casal que se esfaquearam mutuamente.
As primeiras informações revelam que Maurício Dias dos Santos, 21 anos, e Maria Quitéria Batista dos Santos, 29 anos, estavam consumindo bebidas alcóolicas e iniciaram uma discussão.
Morreram no local
Em um determinado momento da discussão, um dos cônjuges, não há informação quem teria desferido o primeiro golpe, pegou uma faca e atingiu o corpo do outro companheiro.
Esse teria revidado o golpe provocando sangramento intenso. Marido e mulher sangraram até a morte.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ao chegar na Vila dos Quixabeiras, onde o casal morava, encontrou as duas vítimas em óbito.
... Foi encontrado no final da manhã desta terça-feira, 29, o corpo da arapiraquense Josefa Deisiely Santos Magalhães, 26 anos, filha do sargento Magalhães, da reserva da Polícia Militar de Arapiraca, que estava desaparecida desde o dia 21 deste mês.
... O carro de Josefa foi localizado na noite de segunda-feira, 28, no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca.
... Apesar do tempo de desaparecimento, a família de Josefa Deisiely ainda mantinha esperança que ela estivesse viva, mas o corpo da jovem foi localizado no final da manhã de terça-feira, em uma área de canavial entre as cidades de Penedo e Igreja Nova.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.