Vacina. Quer dizer "da vaca".
Primeira vacina produzida na Inglaterra pelo médico Edward Jenner. Pessoas que ordenhavam as vacas se contaminavam e não tinha a varíola. Ficavam imune.
O que é a vacina?
Uma forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos). Baseia-se na introdução do agente causador da doença atenuado ou inativado ou ainda substancias que esse agente produz.
Vacinas como da poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria, hepatite B, etc. O senhor, a senhora sabe de onde vieram e para onde vão?
E por que tanto papo agora no caso da vacina contra a covid-19 devido ao corona vírus?
Como tudo é cíclico, tivemos em 1904 a revolta da vacina no Rio de Janeiro. O médico Oswaldo Cruz quis imunizar todos e não conseguiu. Era vacina contra a varíola. Morreram muitos.
E o PNI? Você conhece? Com certeza que não.
Plano de imunização nacional. O ministro da saúde Mário Machado Lemos criou em 1973. Era um médico no ministério da saúde.
Então tenha fé e cabeça acima dos ombros não só para separar as orelhas e sim para pensar sem fanatismo, sem "ter um político para chamar de seu".
Na hora que chegar a sua vez tome a vacina venha ela de onde vier. Pense que gentileza gera gentileza e que imunização gera proteção para quem toma e para quem está ao lado!
Não pense em fake news. Não haverá modificação de DNA. Não confunda alho com bugalho. Não haverá chip. Você não será tele transportado (a).
Entenda também que a vacina poderá ser repetida como a da gripe H1N1. O vírus é invisível a olho nu. Acredite ele é altamente capaz de se transformar. Só acreditamos no que vemos. Barata, rato, mosquito não são capazes de se modificar como o vírus e já produzem um estrago considerável. Imagine o corona vírus!
Continue a usar máscara. Higienize as mãos com água e sabão. Álcool 70% líquido ou em gel também. Não reúna muita gente até quando vai se alimentar. Quando falamos mais alto jogamos saliva no ar e podemos contaminar mais gente. Existe o, a transmissor oculto ou inocente que tem a doença, não tem sintomas e contamina meio mundo.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.