Com uma derrota acachapante, porque não dizer vergonhosa, na sua pretensão de continuar “administrando” o município de Arapiraca, a prefeita Fabiana Pessoa, que pegou uma carona na morte do saudoso prefeito Rogério Teófilo, deve sim repensar se continua ou não na política, seguindo os passos do seu marido, o deputado federal Severino Pessoa. Fabiana sequer conseguiu eleger um membro de sua família para a Câmara Municipal, uma prova de que em se tratando de fazer política ela se quer fez o dever de casa.
Triste revelação
Ora, tinha tudo nas mãos, inclusive a máquina administrativa que, talvez, não soube usar a seu favor ou, em outras palavras, é ruim de voto mesmo. Tem coisas que são assim e apesar do poder que tem nas mãos se revela incompetente para segurar o trampo e acaba descendo ladeira abaixo, botando tudo a perder.
Dor de cabeça
Agora, passado esse “vexame”, é juntar os cacos, ver onde errou, levantar poeira e dar a volta por cima. Afinal, ainda é jovem e tem muito a aprender. Com certeza, o professor não será o seu marido-deputado, que provou que também é ruinzinho de urna.
Como diz o ditado: cada um no seu quadrado. Agora, é pensar nos erros e sonhar como vai cobrir os “penduricalhos” que, diga-se de passagem, não são poucos e ainda vão dar muita dor de cabeça.
Tem mais uma coisinha: algo de podre na liberação de "trocados" para alguns órgãos de imprensa. Isso será revelado mais na frente. Com certeza.
Suplementação orçamentária
O Secretário Municipal de Gestão Pública do município de Arapiraca, Márzio Delmon concedeu uma entrevista na segunda-feira,7, ao Programa Comando 91, da Rádio 91,5FM para falar sobre a liberação da suplementação orçamentária de R$ 43 milhões, aprovada na última quinta-feira,3.
Pagamento de servidores
Segundo o secretário Márzio Delmon, o dinheiro será destinado para pagamento de servidores e prestadores de serviço. “Nessa aprovação foram contemplados os servidores ativos e inativos, os prestadores de serviços e todo custeio da máquina. Na próxima semana estaremos enviando um novo projeto de lei para contemplar aquelas situações que ficaram de fora nesses 5%”, disse.
Processo de votação
Questionado sobre o processo de votação, Márzio relatou que tudo foi feito conforme a lei. “Essa discussão faz parte do processo democrático e natural. Não houve nenhum tipo de situação não só permitida por lei e que o bom senso permitiria. Serviu de aprendizado e graças a Deus não houve um prejuízo maior e nada que a gente não consiga superar até o final do ano”. (Com NN1).
Casos de Covid-19
Após a explosão de casos de Covid-19 em Alagoas nos meses de maio, junho e julho, a taxa de transmissão da doença sofreu uma drástica queda nos últimos três meses, conforme o Boletim Epidemiológico Estadual. Entretanto, o número de atendimentos registrados no mês de novembro nas Centrais de Triagem de Maceió e Arapiraca, revelou um aumento de alagoanos com sintomas gripais, o que evidencia, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a necessidade de serem intensificadas as medidas de prevenção, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.
Aumento de casos
Isso porque, enquanto em outubro passado foram atendidas 3.881 pessoas nas duas Centrais de Triagem para Covid-19, situadas em Maceió e Arapiraca, no mês de novembro o número saltou para 5.466, revelando um aumento de 1.585 usuários assistidos. Com relação aos pacientes testados positivos para o novo coronavírus, foram 278 no décimo mês deste ano, contra 418 do décimo primeiro mês, representando que, em relação ao mês anterior, houve um acréscimo de mais 140 alagoanos diagnosticados com a doença.
Inversão na taxa
O aumento do número de infectados ainda é pequeno em relação aos meses de maio, junho e julho, mas evidencia uma inversão na taxa de contaminação da Covid-19 em Alagoas, que esteve em declínio em agosto, setembro e outubro e começou a sofrer uma reversão em novembro. Realidade comprovada também pelos 2.648 casos do novo coronavírus registrados em Alagoas na primeira semana de dezembro, que aponta para um aumento de 2.030 novas notificações no comparativo com o mesmo período de novembro, quando
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou o atendimento a 431 pessoas de sexta-feira (4) até a noite de domingo (6). O maior hospital público do interior de Alagoas prestou assistência médica especializada a 60 pessoas que sofreram queda da própria altura e 117 pacientes com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 110 vítimas de quedas e colisões de motos.
Atendimentos
O HE do Agreste também recebeu 12 vítimas de agressão física, dois pacientes devido à agressão com arma de fogo e quatro pessoas por conta de ferimentos provocados por agressão com arma branca (faca/facão).Vinte e duas pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 14 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, entre outros casos de menor gravidade.
... A Casa Integrada do Trabalho – CIT/SINE anunciou ontem, segunda-feira, 7, 44 ofertas de emprego para a cidade de Arapiraca.
... Há vagas para atendente de telemarketing, gerente administrativo, supervisor de compras, pedagogo, biomédico, entre outras.
... O candidato que desejar concorrer a uma das vagas, deve baixar o aplicativo “Sine Fácil” e realizar o cadastro. A partir daí, é possível emitir a carta de encaminhamento para a vaga de interesse, que vai fornecer local, data e horário da entrevista.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.