Edmilson Teixeira
Quadro carioca
Com apenas o Campeonato Brasileiro para disputar nesta temporada, Botafogo e Flamengo entram em campo neste sábado com objetivos opostos e sabendo que vencer daqui pra frente pode garantir o futuro dos dois clubes cariocas. Enquanto os alvinegros tentam uma recuperação para deixar a zona de rebaixamento, os rubro-negros buscam a liderança. A bola rola às 17h, no Nilton Santos.
Fim de papo
O atacante Luidy, está cedido ao CRB até 31 de dezembro, data exata em que acaba o seu vínculo com o Corinthians/SP. São 38 jogos na temporada e cinco gols. Cria do próprio CRB, o atacante foi comprado pelo Corinthians no fim de 2016 por R$ 1,2 milhão após se destacar na Séria B. Chegou ao clube em janeiro de 2017, mas nunca teve chance de jogar.
Gráfico do Luidy
Sem espaço no Corinthians, Luidy foi cedido ao Figueirense, Ceará, São Bento e Londrina. Em nenhum dos clubes, porém, conseguiu decolar. Luidy terminará seu vínculo com o clube paulista sem atuar pelo Timão. Por sinal o cara agora tá no banco do CRB, pelos menos nesses dois últimos jogos.
Travado
O Conselho Fiscal do Santos rejeitou, pela segunda vez, a venda do zagueiro Lucas Veríssimo ao Benfica, de Portugal. O órgão entende que os moldes da negociação "afetarão gestões futuras" do clube. A mais recente proposta do clube português era de 6,5 milhões de euros (R$ 40,6 milhões, na cotação atual) em cinco parcelas: a primeira cinco dias após a assinatura do contrato e as outras em agosto de 2022, 2023, 2024 e 2025, por 100% dos direitos econômicos do defensor.
Plataforma maranhense
Após cumprir suspensão automática na rodada passada o lateral-direito Luís Gustavo retorna ao Sampaio Correia neste sábado diante do CRB. O jogador projeta partida diante dos alagoanos como uma redenção com o estádio Castelão depois de duas derrotas seguidas: contra Chapecoense e Brasil de Pelotas. Pois a equipe tricolor tem de volta o lateral-direito Luís Gustavo e o volante Vinícius Kiss, que cumpriram suspensão automática. Em contrapartida perdeu o volante Léo Costa que recebeu o terceiro cartão. Lembrando que o atacante e um dos artilheiros do clube, Jackson é alagoano de Santa Luzia do Norte.
Duelo de grande
Por falar em futebol maranhense, o Moto Club solicitou e a CBF acatou o pedido de mudança de estádio para o primeiro jogo do mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro contra seu grande adversário Fast-AM. A partida estava marcada para o Castelão, mas a pedido do Moto, vai ser realizada no Nhozinho Santos, neste domingo a partir das 15h30, lá em São Luís.
Mais um drama
Pelo segundo ano consecutivo o Figueirense vivencia uma situação delicada para se manter na Séria B. Atualmente o time não vence há oito rodadas e, por causa do desempenho ruim, tem 83% de risco de cair para a Terceira Divisão, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Simplesmente para melhorar os números e ganhar fôlego na briga contra a queda, a equipe comandada por Jorginho aposta na sequência que terá nas próximas duas rodadas, diante de Náutico, neste domingo em Florianópolis e depois o Paraná fora de casa.
Mais um técnico
Por falar no Paraná, o time acertou a contratação do técnico Gilmar Dal Pozzo, 51 anos, para a reta final da Série B. O treinador substitui Rogério Micale, demitido na manhã de quarta-feira, após a goleada por 4 a 1 em casa para o Vitória.
Surpreendido
O técnico do Náutico, Hélio dos Anjos, está surpreso com Kieza. Positivamente. Ele admite que tinha certas ressalvas ao jogador, mas que, ao conhecê-lo no dia a dia, essas suspeitas se revelaram infundadas. Hoje, Hélio elogia o atacante e o considera como peça fundamental para o Timbu se recuperar na Série B, competição em que ocupa a zona de rebaixamento.
Bipolaridade
São Paulo e Sport se enfrentam às 16h deste domingo, no Morumbi, em um confronto de peso para ambas as equipes na Série A. De um lado, o Rubro-negro, em 16º, e um ponto acima da zona de rebaixamento, tem a chance de se manter fora do Z-4. De outro, o Tricolor, que assumiu a liderança após vencer o Goiás na quinta-feira e espera abrir vantagem sobre o Atlético-MG nesta rodada de final de semana.
Pandemia
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, testou positivo para Covid-19, em exame realizado na última quarta-feira e que teve o resultado divulgado nesta sexta. Ele está isolado em um hotel na capital paulista, sob acompanhamento de médicos do clube. Desta forma, Abel Ferreira não poderá dirigir o Palmeiras no clássico contra o Santos, neste sábado, às 17h, pelo Brasileirão.
Outros jogos
O técnico português, Abel Ferreira também ficará fora da partida contra o Libertad, do Paraguai, pela Copa Libertadores, na terça, e possivelmente contra o Bahia, no próximo sábado. O auxiliar Vitor Castanheira deve comandar o Verdão até o retorno de Abel Ferreira.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011