Sob a presidência do vereador Jario Barros (Pros), a Câmara Municipal de Arapiraca, realizou na noite de terça-feira, 1, sua primeira sessão ordinária.
Entre os requerimentos aprovados, está o de autoria da vereadora Aurélia Fernandes, que solicita a prefeita Fabiana Pessoa o pagamento do décimo terceiro salário referente ao ano de 2018, dos servidores de cargos comissionados e contratados que trabalharam no município de Arapiraca, que foram exonerados e não receberam os devidos pagamentos.
Tem que receber
De acordo com a vereadora Aurélia Fernandes, quem trabalhou tem que receber, principalmente aqueles que foram mandados embora do serviço e até hoje não receberam o que lhes é de direito.
Nova mesa diretora
Um grupo de vereadores está se formando em busca de um consenso para definir a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Arapiraca. Por enquanto não existe nome definido, mas o grupo é formado por 12 parlamentares e todos tem chance de presidir a Casa Legislativa para o próximo biênio 2021-2022.
Formação da mesa
Uma coisa está certa. O nome escolhido terá apoio dos demais e a formação da mesa terá a participação deste seleto grupo de vereadores, sendo Pablo Fênix (PSDB) o mais votado, que poderá ser conduzido ao comando da Casa Herbene Melo pela primeira vez.
Diplomação
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a diplomação está confirmada para o próximo dia 15, às 19 horas, sem local definido. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a sessão poderá ser limitada com a presença apenas dos parlamentares eleitos ou até mesmo por meio de videoconferência, para evitar aglomerações. (Com blog Paulo Marcello).
Operação em Arapiraca
Equipes da 4° Delegacia Regional de Polícia de Arapiraca (4ª DRP) com apoio do Grupamento Aéreo e militares do 3° Batalhão de Arapiraca deram cumprimento na manhã de quarta-feira, 02, a seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 8° Vara Criminal daquela cidade.
Os mandados foram requeridos pela Delegacia de Narcotráfico (Dnarc).
Combate ao trafico
A operação ocorreu nos bairros Primavera, João Paulo II e Olho D’água dos Cazuzinhos, com objetivo de combater o tráfico de drogas nessas áreas. Durante o cumprimento dos mandados foi encontrado em um dos locais um revólver, calibre 38, com seis munições intactas do mesmo calibre e quatro aves silvestres. (Com assessoria).
Aumento de casos
As atividades de campanha eleitoral, a black friday e as promoções de fim de ano que levam a um aumento no movimento do comércio e do shopping e as aglomerações em bares, restaurantes e outros espaços públicos de Arapiraca, muitas vezes sem respeito ao distanciamento social e ao uso de máscara de proteção, levaram 1.001 arapiraquenses a testarem positivo e 15 morrerem em decorrência da Covid-19 no município.
Relaxou nas medidas
Até mesmo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que em Alagoas, a população relaxou nas medidas de proteção contra o coronavírus.
Boletins Epidemiológicos
Conforme dados extraídos dos Boletins Epidemiológicos divulgados pela prefeitura de Arapiraca, houve um aumento na procura por atendimento e por testes na rede pública e particular de saúde do município neste período. (Com 7 segundos).
... As mulheres do Agreste de Alagoas vão estar em alta no Memorial da Mulher Ceci Cunha, em Arapiraca, com o Projeto MAMA – Mostra de Arte de Mulheres do Agreste vai apresentar uma série de exposição de arte coletiva, a partir da próxima sexta-feira, 4 de dezembro, no bairro Alto do Cruzeiro.
...Aberta ao público, a mostra segundo Rosângela Carvalho, titular da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca (SMCLJ), ficará em exposição pelo período de uma semana. Depois virão outras para o mesmo espaço.
... “O período de isolamento social, devido ao coronavírus, deu uma parada na movimentação cultural da cidade, mas graças aos editais que contemplam o segmento artístico estamos trabalhando para a retomada das atrações nos espaços culturais de Arapiraca”, declarou Rosângela Carvalho.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.