Enquanto o recurso contra a candidatura do prefeito eleito de Arapiraca, Luciano Barbosa, não entra na pauta do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), mais uma vez, o processo de transição de governo não acontece.
A expectativa é de que o recurso seja julgado até quinta-feira.
Mais uma vez
Na madrugada de ontem, 24, o Museu Xucurús de Artes e Costumes, sediado na Igreja do Rosário, na Praça do mesmo nome – em Palmeira dos Índios, foi assaltado. O fato acontece pela terceira vez num período de oito meses.
Sem segurança
Desde o primeiro assalto em março passado foi constatado no Museu que guarda as relíquias do povo de Palmeira dos Índios, além de um acervo indígena e sacro, que o espaço não possui nenhum equipamento de segurança, nem vigilância da guarda municipal local.
Em todos os três assaltos foram levados armas antigas doadas pelas famílias palmeirenses na década de 70, quando da inauguração do Museu.
Invasão no Museu
Segundo relatório da PM, foi registrada uma ocorrência de invasão no Museu Xucurus. Uma testemunha relatou à polícia que havia uma movimentação estranha no local.
Segundo a PM, foram levados sete rifles winchester calibre 44, datados da guerra do Paraguai, armas históricas que ficavam no museu. Algumas das armas levadas nos assaltos anteriores foram recuperadas. (Com Tribuna do Sertão).
Campanha de vacinação
Nesta sexta-feira, 30, encerra o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com dados do Sistema de Informação do Ministério da Saúde, mesmo após prorrogação do prazo em todo o Brasil, o País ainda não alcançou a média da cobertura vacinal de 95%, com apenas 63,41% de imunização.
Número preocupante
Em Arapiraca, os números também preocupam técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Até o último final de semana foram administradas 9 mil 219 doses da vacina, correspondente a 62,92% da cobertura vacinal. O público-alvo do município, que são todas as crianças com até menos de 5 anos, é de 14 mil 652.
Doença infectocontagiosa
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, podendo provocar paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação. Adriana Duarte, enfermeira e coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, explica que a vacina é aplicada na forma oral, e que cada dose é composta por duas gotinhas do imunizante.
Guardas municipais
Agentes da Patrulha Maria da Penha iniciou na última segunda-feira 23, a capacitação de guardas municipais das cidades de Murici, Olho D' água das Flores, Palmeira dos Índios e São Sebastião.
Medidas protetivas
As instruções são para preparar e atualizar o conhecimento estratégico das guardas municipais que irão compor as Guardiãs Maria da Penha (GMP) e que atuarão na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas e encaminhas pelo Poder Judiciário de Alagoas, os quais necessitam estar em constante aperfeiçoamento para que possam atuar de maneira ainda mais técnica e segura na prestação do serviço de proteção às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar.
Implementação das GMP
A capacitação foi uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e que desde o início do ano articula para a implementação das GMP ou PMP em todos os municípios alagoanos. (Com Ascom PM-AL).
... A Casa Integrada do Trabalho – CIT/SINE anunciou na segunda-feira, 23, 84 ofertas de emprego para a cidade de Arapiraca. Há vagas para churrasqueiro, operador de motoniveladora, torneiro mecânico, topógrafo, estoquista, entre outras.
... O candidato que desejar concorrer a uma das vagas, deve baixar o aplicativo “Sine Fácil” e realizar o cadastro. A partir daí, é possível emitir a carta de encaminhamento para a vaga de interesse, que vai fornecer local, data e horário da entrevista.
... O interessado também tem a opção de entrar em contato com a Central de Atendimento – através do 98704-7461 (das 8h às 14h) - para receber a carta por e-mail.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.