As eleições municipais realizadas no último domingo, 15, reservou algumas surpresas em cidades do Agreste. Um delas foi à vitória incontestável do empresário Teófilo Pereira (PP) que quebrou a hegemonia política das famílias do atual prefeito Ediel Leite e do ex-prefeito Jadson Pedro. Juntas eram consideradas imbatíveis até o domingo quando perderam para o empresário Teófilo.
Vitória incontestável
Candidato à reeleição, o prefeito Ediel Leite obteve 7.096 votos, enquanto Teófilo Pereira obteve 7.784. Foram exatamente 688 votos de diferença, o que é considerado um significativo pela quantidade de eleitores que possui o município. Especialistas afirmam que a vitória de Teófilo Pereira foi resposta da população a péssima administração de Ediel Leite, que foi marcada por diversas denúncias.
Desejo de mudança
“A diferença significativa de 688 entre os dois candidatos mostra o desejo de mudança do povo craibense de não perpetuar o mesmo grupo político no poder por tantas décadas”, disse um correligionário de Teófilo Pereira.
Vale lembrar que o atual prefeito de Craíbas Ediel Leite é irmão do ex-prefeito Dinho Leite que já esteve à frente da prefeitura do município por três mandatos.
“Pedro e Leite” derrotados
A candidata à vice-prefeita com Ediel Leite, foi Geane Pedro, esposa do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Craíbas, Jadson Pedro.
A família "Pedro" também tem histórico político no município agrestino: Jadson Pedro já foi prefeito do município, assim como seu sobrinho, Bruno Pedro, que também foi eleito prefeito de Craíbas.
Irmãos derrotados
As eleições 2020 confirmaram o poder de clãs familiares em algumas regiões e a derrocada de outros, como é o caso dos irmãos Jairzinho Lira (PRTB) e Veridiano Almir (MDB), que disputavam as prefeituras dos municípios de Lagoa da Canoa e Feira Grande, respectivamente.
Deputado perdeu
Para Jairzinho Lira, a derrota para a atual prefeita Tainá Veiga (PP), que foi reeleita com 6.850 votos, acende o alerta para o deputado estadual, que pretendia retornar ao Poder Executivo Municipal após dois mandatos na Assembleia Legislativa. A diferença de votos entre ele e a prefeita reeleita foi de 1.738 votos, que corresponde a uma diferença de 14% entre os votos válidos.
Os outros dois candidatos à prefeitura de Lagoa da Canoa tiveram votação ínfima: Audálio Tenório (PTB) teve apenas 87 votos e Júnior (REDE), teve apenas 42.
Feira Grande
Em Feira Grande, Veridiano Almir (MDB) perdeu para Flávio do Chico da Granja (PSC) por uma diferença de 221 votos. O irmão do deputado estadual foi prefeito eleito em 2012 e agora, pela segunda vez é derrotado para o prefeito que conseguiu a reeleição.
Prefeito reeleito
Veridiano Almir obteve 6.374 votos ou 46,39%, já Flávio do Chico da Granja teve a aprovação de 6.595 ou de 48% do eleitorado. O pleito majoritário de Feira Grande foi disputado também por Flávio Maurício (PP), que teve 771 votos.
Campo Grande
Arnaldo Higino (PP) chega ao quarto mandato como prefeito de Campo Grande. Conforme as apurações das urnas do município, o prefeito teria conseguido desbancar Cícero Pinheiro (MDB) e Eraldo da Rosa (PROS). A esposa dele, Suzy Higino (PP) deve ser declarada prefeita em Olho d'Água Grande.
Candidatura indeferida
Apesar de o nome de Arnaldo Higino constar nas urnas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura dele está "indeferida com recurso". O registro de candidatura dele foi indeferido pela 20ª Zona Eleitoral, e ele recorre da decisão em instâncias superiores.
Deferido com recurso
Já a esposa dela, Suzy Higino, e reconduzida ao cargo de prefeita de Olho d'Água Grande, após perder as eleições no ano de 2016. O registro de candidatura dela está "deferido com recurso". (Com 7 Segundos).
... O prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto Lima (MDB) não conseguiu ser reeleito pelo município de Junqueiro, localizado na Região Metropolitana do Agreste (RMA).
... Quem venceu as eleições municipais foi o candidato Cícero Leandro Pereira (PTB) com 8.011, que equivale a 54,53% dos votos válidos.
... O atual prefeito Carlos Augusto obteve 6.644 representando 45,23% da votação total. (com 7 Segundos).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.