O colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão ocorrida na quinta-feira (12), decidiu por 4 x 3 que os nomes dos candidatos a prefeito de Arapiraca, e a vice, Luciano Barbosa e Rutineide Pereira, respectivamente devem constar nas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais deste domingo (15). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tinha determinado nesta quarta-feira (11), a retirada dos nomes dos dois candidatos.
Manteve os nomes
Durante a sessão, foi lida a Petição Civil impetrada com os argumentos apresentados pelos advogados dos candidatos, em seguida, o presidente iniciou o processo de votação entre os ministros.
Os ministros Edson Fachin, Tarciso Vieria e Carlos Horbach deferiram a Petição Civil impetrada pelos advogados dos candidatos Luciano Barbosa e Rutneide Pereira, determinando a manutenção dos nomes às urnas eleitorais.
O desempate
Os ministros Alexandre De Morais e Luis Filipe Salomão, seguiram o voto do relator do processo, Mauro Campbel, que indeferiu o pedido, votando contrário a retirada dos nomes nas urnas.
O desempate da votação ficou à cargo do presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, que decidiu pelo deferimento do pedido, votando a favor do retorno dos nomes dos candidatos às urnas eleitorais.
Legislação eleitoral
“Retirar um candidato da urna antes que haja a decisão do recurso do TSE é completamente contrário ao que diz a legislação eleitoral. Decido então, que o Tribunal Regional de Alagoas (TRE) mantenha os nomes dos candidatos nas urnas eleitorais. Alem disso, autorizo todos os atos atos de campanha dos candidatos”, finalizou Barroso. (Com 7segundos).
MPF na cola
O casal Arnaldo e Suzy Higino podem ter seus planos de domínio sobre Campo Grande e Olho d’Água Grande frustrados. A candidatura de Arnaldo Higino a prefeito de Campo Grande é alvo de ação movida pelo Ministério Público Federal, que recorreu da decisão tomada pelo Tribunal Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), conforme divulgou o MPF em sua condição de Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) na última terça-feira, 10.
Recursos contra
No caso de Maria Suzanice Higino Bahé, nome de registro de Suzy Higino, o registro de sua candidatura à prefeita de Olho d’Água Grande está autorizado, mas existe recuso contra a decisão tramitando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), última instância da justiça eleitoral no Brasil.
Zé Adelson
Suzy Higino foi eleita prefeita de Olho d’Água Grande em 2012, sendo derrotada em sua campanha de reeleição por José Adelson, atual gestor e candidato a permanecer no cargo que também é alvo de ação na justiça eleitoral. Já Arnaldo Higino Lessa foi prefeito de Campo Grande para os mandatos de 2009/2012 e 2016/2020. Assim, o casal faz uma espécie de ‘dobradinha’ à frente das cidades vizinhas.
Penedo
Um grupo de estudantes que foram vítimas do golpe do diploma em Penedo realizou ontem, quinta-feira, 12 de novembro, um ato público em Penedo para cobrar uma resposta das autoridades locais sobre o caso que frustrou o sonho de centenas de pessoas na cidade ribeirinha e também em outros municípios.
Golpe do diploma
Durante o ato, que foi organizado pela União dos Estudantes Lesados pelo Golpe dos Diplomas Falsos, que tem sede em Marechal Deodoro, as vítimas fizeram uso da palavra e contaram um pouco do drama que viveram ao descobrirem que o diploma recebido ao término dos cursos de nível superior não eram válidos.
Pedem justiça
“Não estamos aqui querendo aparecer, nem muito menos por questões políticas. Só mesmo quem foi vítima desse golpe é que sabe como foi duro descobrir que tanto esforço, tanta dedicação, horas e horas de estudo foram em vão. Só queremos Justiça, queremos respostas, pois o tempo perdido não volta mais”, declarou Irenalda Semeão de Oliveira, uma das vítimas do golpe. (Com Aquiacontece).
... Na manhã de quarta-feira (11), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizou uma Operação em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na cidade de Arapiraca, na região Agreste do Estado.
... O objetivo foi de fiscalizar diversos estabelecimentos da cidade que fazem vendas de passagens de transportes interestaduais de forma clandestina, notadamente para São Paulo e outros Estados das regiões Sudeste e centro-oeste do país. Oito estabelecimentos foram interditados.
... Durante a fiscalização foram flagrados diversos locais que faziam este tipo de venda para vários estados do país como Minas Gerais, São Paulo e Goiás, dentre outros. Também foi flagrado um ônibus que estava saindo da cidade com destino ao estado de São Paulo.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.