A Juíza Ana Raquel, da 55ª Zona Eleitoral de Arapiraca, indeferiu o pedido do partido de Renan Calheiros e manteve a chapa Luciano Barbosa e Rute na urna, ratificando assim Barbosa como candidato à prefeitura de Arapiraca. “Estou tranquilo e confiante. Sou candidato à prefeito e a receptividade do povo confirma o desejo que todos tem de que Arapiraca volte a crescer”. Com essas palavras, ele confirmou sua candidatura as eleições do próximo dia 15.
Arapiraca decide
Dessa forma Luciano segue como franco favorito nas eleições para prefeito da segunda maior cidade do interior de Alagoas. “ Vamos trabalhar para tirar a cidade do abandono e voltar a ser referência em desenvolvimento”, discursa Luciano por onde passa.
Mantém agenda
Com agenda cheia, Luciano Barbosa e Rute Nezinho seguem com encontros públicos, caminhadas e caravanas pela cidade. Nas redes sociais, a dupla apresenta uma campanha pautada nas ações realizadas pelo ex-prefeito e em propostas para o mandato que antecede os 100 anos de Emancipação de Arapiraca.
Falta de vontade
Cláudio Canuto (Patriota), candidato a prefeito, afirmou que os principais problemas de Arapiraca são os mesmos de dez ou vinte anos atrás, mas que não são resolvidos por falta de vontade política. O advogado disse que a população continua escrava dos vereadores na hora de tentar marcar uma simples consulta ou fazer um exame.
Os mesmos problemas.
“São mais de vinte anos com os mesmos grupos, as mesmas pessoas. Sai um e entra outro e nada acontece. São os mesmos problemas. Você tem que ir atrás de um vereador pra conseguir um exame. O esgoto que passa na sua porta, as lojas fechando no comércio, falta emprego pro jovem”, citou o candidato.
Projeto de governo
Confiante em seu projeto de governo, Cláudio Canuto continua indo às ruas com ficha limpa e encarando os problemas da cidade de frente, apresentando soluções para resolvê-los, sem maquiagem, mas com seriedade. Ele afirma que tem esperança de que o povo vai entender o seu recado e que a verdadeira mudança está chegando.
Novos conciliadores
Cinco novos conciliadores foram empossados, na terça-feira (3), pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque. Os profissionais serão distribuídos para atuarem no Setor Pré Processual, no Setor Processual e no Setor de Cidadania do Fórum da Capital, na Casa de Direitos, localizada no Mirante do Jacintinho, e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Arapiraca.
Processos
De acordo com o presidente Tutmés Airan, investir na mediação e conciliação é o melhor caminho para diminuir a quantidade de processos no Poder Judiciário, uma vez que a solução não é imposta, mas construída entre as partes, produzindo um nível de satisfação maior e com uma solução muito mais rápida.
Luta cotidiana
''Talvez seja, nesses dois anos, a política que mais cresceu na Justiça alagoana. Nós saímos de um Cejusc e crescemos para 28. Além das parcerias que a gente faz, porque basicamente esses Centros existem sem dar qualquer despesa para o Judiciário, a gente precisa dá um pouco de nós, como força de trabalho para dar conta dessas demandas todas. Daí a necessidade de nomear mediadores aprovados em processo seletivo para se incorporarem a essa luta cotidiana que é semear a cultura da paz'', explicou o presidente. (Com assessoria),
Palmeira dos Índios
Pela segunda vez, o tradicional Museu Xucurus, localizado em Palmeira dos Índios, no Agreste do Estado, foi arrombado e armas foram furtadas. O caso foi registrado durante a madrugada de ontem, quarta-feira (4), conforme foi relatado na 5ª Delegacia Regional de Polícia (5ª DRP). Foram levados um rifle, uma pistola, duas garruchas e um revólver Lefouchex. (Com, 7 Segundos).
... O prefeito de Traipu e candidato a reeleição, Silvino Cavalcante, PSD, não tem parado de atender solicitações da população do município.
... Muitas são as visitas às comunidades, mesmo assim, todos os dias as pessoas convidam o candidato para estar em suas residências, demonstrando apoio ao projeto político. Isso se dá a maneira como Cavalcante trata as pessoas, pois o respeito está em primeiro lugar.
... “Se eu chego em uma comunidade e vejo as necessidades nós trabalhamos para resolver os problemas, as pessoas têm razão em cobrar melhorias e o gestor tem a obrigação de lutar para resolver” disse Cavalcante. (Com Paulo Marcello).
.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.