Um marco para a população de Traipu, a construção da Casa de Cultura representa um compromisso com a história, com a cultura, com o desenvolvimento intelectual da população do município. Localizada na Rua Monsenhor Medeiros, no Centro de Traipu, a Casa de Cultura homenageia o ex-secretário Municipal de Turismo, José Valter Matos Palmeira, que foi assassinado com dois tiros na madrugada do dia 15 de maio de 2011.
Compromisso
O trabalho de construção da Casa de Cultura de Traipu segue conforme planejamento realizado, mesmo diante da pandemia do coronavírus. A obra representa o compromisso da Prefeitura de Traipu com o município cuja história cultural é das mais ricas de Alagoas.
História do povo traipuense
A Casa de Cultura será o centro responsável por guardar a história do povo traipuense, suas tradições e manifestações populares. Além de ser local de apoio permanente para os músicos e o desenvolvimento de suas atividades.
Além de garantir a preservação, o local será instrumento fundamental para garantir o desenvolvimento da cultura de Traipu. A Casa de Cultura abrigará um memorial, um auditório e uma biblioteca, onde os jovens terão um espaço voltado para o seu crescimento e desenvolvimento pessoais. *Com Traipu Notícia).
Eleições em Arapiraca
Tarcizo Freire se encontrou com apoiadores na noite de segunda-feira, 26, para apresentar propostas. Centenas de pessoas de diferentes bairros foram ao comitê de Tarcizo, localizado no Ginásio do Colégio Santa Afra.
Participação popular
A administração de Tarcizo Freire como prefeito será com a participação popular, valorizando o servidor, facilitando os serviços e fiscalizando as ações. Melhorar a qualidade de vida dos munícipes será prioridade em sua gestão.
Propostas
“Pudemos acompanhar as propostas do nosso futuro prefeito e estamos aqui pelo desejo de mudança. Nossa cidade se encontra refém de grupos familiares e não queremos mais isso. Tarcizo Freire é um homem honesto, firme e de palavra. Ele não esquece que está a serviço do povo”, disse uma apoiadora.
Roda de conversas
A convite da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), o candidato a prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa e a vice Rute Nezinho participaram, na manhã de ontem, terça-feira (27), de uma roda de conversas para apresentação de propostas voltadas ao fortalecimento e valorização da categoria.
Reivindicações da categoria
Durante o encontro, ocorrido na sede do sindicato, no centro da cidade, o presidente do Sinteal Agreste, professor Paulo Henrique, disse que a instituição já formulou convite a quatro candidatos a prefeito de Arapiraca.
"Nossa intenção é apresentar uma série de reivindicações da categoria e ouvir as propostas dos candidatos ", revelou.
Implantação de reajuste
Paulo Henrique citou como exemplo a implantação de reajuste para corrigir perdas salariais, regularização do pagamento dos aposentados, discussão do novo calendário escolar para 2021, bem como o Plano de Cargos e Carreira (PCC), enquadramento dos servidores do quadro administrativo, reorganização dos prédios escolares, retomada de concurso público e o pagamento dos precatórios do antigo Fundef, entre outras propostas.
Investimento na educação
Na ocasião, Luciano Barbosa concordou com a pauta apresentada pelos diretores do Sinteal, afirmando que vai investir em educação como sempre tem investido como gestor público.
"Vamos dar total transparência às contas públicas, inclusive o Fundeb", acrescentou Luciano Barbosa.
... As orações fortalecem o espírito, relaxam os corações, aliviam a mente. E foi com orações que Hector Martins 23, candidato a prefeito de Arapiraca pelo Cidadania 23, foi recebido no Shalom Arapiraca.
... Entre tantos afazeres, não se pode esquecer de se fortalecer. Alimentar o espírito para dar continuidade aos trabalhos. De olhos fechados, Hector 23 e toda a equipe da Corrente do Bem, receberam as bênçãos num momento especial. Os olhos fechados não conseguiram conter as lágrimas que escorreram pelos rostos, pelas máscaras, e aliviaram os corações.
... A energia positiva foi além dos muros. Foi pro Universo. A Corrente do Bem recebeu os sinais límpidos de que Deus protege sempre. E assim, a história foi escrita. Entre as emoções, entre as bênçãos e as lágrimas de devoção a Deus.
... “Em meio a um turbilhão de coisas e sentimentos, agenda apertada, reuniões e visitas, uma pausa para fechar os olhos, silenciar o coração e conversar com Deus”, escreveu Hector 23 nas próprias redes sociais.
Os projetos de Hector Arapiraca conhece e abraça. Os projetos de Deus para Hector são escritos diariamente a cada visita às residências e empresas de Arapiraca.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.