O blog do jornalista Roberto Gonçalves informa que uma decisão do gerente geral do Bradesco, Bruno Lucas atingiu cerca de doze mil idosos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social que recebem seus respectivos benefícios na referida agencia. A nova gerencia impôs a abertura de conta corrente que vai provocar desconto de tarifa bancária do idoso da ordem de R4 30,00 mensais.
Perderão anualmente
Com a nova medida, os idosos perderão anualmente em torno de R$ 400,00 dos seus salários. Os idosos poderiam dispor desse valor para realizar os exames de saúde no final de cada ano. A instituição bancária naturalmente fornece o cartão da Previdência Social gratuitamente sem cobrança de taxa, explicou o sindicalista bancário. Para ele a medida, é mais uma forma da instituição aumentarem seus lucros prejudicando os idosos, completou.
Medida desumana
De acordo com o bancário José Bruno Barbosa da Silva, diretor sindical dos bancários de Alagoas, considera a medida desumana imposta pela gerência do banco, que mesmo após a abertura de contas inadequada e inoportunas, identificou que a gerencia geral determinou aos funcionários ilegalmente que orientasse os idosos a recebem nos canais externos de pagamento que correspondem aos Bradesco Expresso, onde esses espaços não dispõem de estrutura mínima de atendimento.
Serão sacrificados
De acordo com o sindicalista os idosos serão sacrificados e serão expostos ao sol e vulneráveis à ação de criminosos. Explicou ainda que Central de polícia Civil de Arapiraca recebe diariamente casos de idosos vítimas da ação dos bandidos que se aproveitam da vulnerabilidade dessa exposição, considerada desumana pelo sindicalista.
Corte de lanches
Outra medida desumana determinada pela nova gerencia foi o corte de lanches, água e possibilidade do uso do banheiro na agencia que vinha sendo oferecido naturalmente pela gerencia anterior. Em razão dessas decisões absurdas o sindicalista, na condição de cidadão indignado, protocolou na manhã desta sexta-feira (02) uma denúncia ao ministério ao Ministério Público de Alagoas pedindo explicações das determinações da abertura de contas correntes dos idosos de forma obrigatória.
Prisão temporária
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) requereu, na quarta-feira (30), a prisão temporária de João Barbosa dos Santos Júnior, acusado de violentar a ex-esposa, Andreia Melo, na terça-feira (29), no município de Junqueiro. O caso ganhou repercussão depois que a vítima gravou vídeos denunciando a agressão e pedindo a punição do ex-marido. A Promotoria de Justiça daquela comarca também acionou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Polícia Militar para darem a assistência necessária à mulher violentada.
Violência doméstica
A agressão sofrida por Andreia Melo chegou ao Ministério Público por meio da Associação AME, entidade que atua no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, aqui em Alagoas. Ao tomar conhecimento do caso, o promotor de Justiça Rodrigo Soares pediu, de imediato, a prisão temporária de João Barbosa dos Santos Júnior e, agora, ele aguarda que o Poder Judiciário julgue o que foi requerido pelo MPAL. (Com assessoria).
Vítima da covid-19
O ex-prefeito de Taquarana, Linduval Cícero da Silva, 85 anos, morreu vítima da covid-19 na madrugada de ontem, sexta-feira, 02, em Maceió. Ele estava internado no Hospital Arthur Ramos há 23 dias.
A esposa do fazendeiro e uma de suas filhas também foram hospitalizadas por conta da doença, mas já receberam alta. Além delas, dois netos do político pegaram o novo coronavírus, mas não precisaram ser internardos.
Histórico politico
Além de prefeito, Linduval já foi vereador do município, entre os anos de 1972 a 1975, inclusive ocupando o posto de presidente da Câmara. Ele é pai do candidato a prefeito do município nas eleições deste ano, o Geraldo Cícero. (Com Diário de Arapiraca).
... Fechados há seis meses, devido a pandemia do coronavírus Covid-19, os postos do Instituto de Identificação do interior de Alagoas voltarão a funcionar em sua totalidade a partir da próxima segunda-feira, (05). Em Arapiraca, o posto funciona no JÁ, serviço instalado no Arapiraca Garden Shopping. O retorno das atividades nas unidades acontece após publicação de decreto estadual nº 71.258, que flexibilizou o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado de Alagoas.
... A principal mudança neste retorno será a obrigatoriedade do agendamento eletrônico para o atendimento presencial. O agendamento para Arapiraca e demais postos do interior do Estado, será realizado através de um link disponibilizado no site da Perícia Oficial do Estado de Alagoas. Os interessados deverão acessar o endereço www.periciaoficial.al.gov.br e clicar na opção agendamento interior.
... A chefe administrativa do Instituto de Identificação Shirley Araújo, explicou que o agendamento funcionará em um link diferente da capital, e as vagas serão disponibilizadas por períodos semanais. Ou seja, o agendamento eletrônico abrirá no domingo com as vagas disponíveis para a semana. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.