Edmilson Teixeira
Junqueiro
A dura batalha nas urnas volta a se confrontar depois de quatro anos, envolvendo os mesmos personagens políticos. Trata-se do prefeito eleito Carlos Augusto (MDB) e o derrotado Leandro Silva (PTB). Em 2016 foi à eleição mais apertada dos últimos tempos em Alagoas, ou seja, Augusto se elegeu com uma diferença de apenas 3 votos. No geral ele teve 6.964 contra 6.961; é mole? O “poca urna” da eleição passada, Onaldo Tavares (PMN), que teve somente 162 votos, confirmou sua candidatura novamente este ano.
Boca da Mata
A convenção do Partido Liberal-PL que faz oposição ao prefeito Gustavo Feijó (MDB) será nesta quarta-feira. O ex-prefeito Zé Tenório é quem lidera o movimento em prol de impedir, segundo ele, o avanço dos forasteiros no comando da Prefeitura, visto que o Feijó driblou todas as lideranças que ao longo desses anos estavam em seu entorno (teve um que foi bater até no hospital com problema de coração) a fim de colocar um sobrinho da capital como candidato majoritário. Na convenção de hoje, será homologado o nome de Zezinho Tenório, que é filho de Zé. A Convenção do time de Feijó foi ontem.
Coruripe O deputado Marcelo Beltrão não cometeu infidelidade partidária com o MDB e está livre para disputar a Prefeitura de Coruripe contra o primo Maikon Beltrão. Por unanimidade de votos o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) deu ganho de causa ao parlamentar que, se perdesse, também corria risco de ficar sem o mandato. Com a vitória no Tribunal, Marcelo não corre o risco de ter a candidatura impugnada.Pão de Açúcar
Cristiano Matheus (MDB) reservou esta quarta-feira, feriado estadual, quando se comemora a Emancipação Politica de Alagoas, a fim de garantir oficialmente a sua candidatura a prefeito de Pão de Açúcar, reduto de sua infância e onde mora parte da família. Foi vereador pela metade por Maceió, visto que teria sido eleito deputado federal, cargo que também ficou pela metade, porque se elegera posteriormente prefeito de Marechal, isso durante duas eleições seguidas.
Pilar
Quem pensava que na terra do bagre o prefeito Renatinho não teria adversário nessa eleição, se enganou. Pois na tarde de segunda-feira, foi realizada a convenção partidária do MDB, onde foi homologada a candidatura a prefeito de Rarisson Amorim, um jovem empresário e vereador de mandato, que decidiu abrir mão da sua reeleição para concorrer ao cargo.
Pilar II
O plano do MDB é fazer no máximo 4 vereadores podendo fazer até o 5º, mas, dependendo do voto de legenda. O detalhe maior é que o MDB ainda não definiu o nome do vice-prefeito, mas tudo indica que o PL e o PSL deverão apontar uma figura política para compor a chapa. Rarisson conta com o apoio do ex-prefeito Carlos Alberto Canuto e do deputado federal Sérgio Toledo.
Lagoa da Canoa
Jairzinho Lira (PRTB) o deputado alagoano que se mantém no anonimato como parlamentar na Assembleia Legislativa, ao que parece está dando uma luz ao suplente André Monteiro (PRTB) para assumir o restante de seu cargo na Casa Tavares Bastos. Jairzinho projeta retornar a Prefeitura de Lagoa da Canoa para ocupar pela terceira vez, tanto que nesta quarta-feira, sua candidatura será homologada por meio da convenção de seu partido. Adeilson Bezerra presidente do PRTB confirmou presença.
Lagoa da Canoa II
Durante as últimas semanas, o grupo liderado pela atual prefeita Tainá Veiga; principal adversária política no município, tem atacado o Jairzinho, inclusive falando que o mesmo não poderia ser candidato. Recentemente numa relação de políticos alagoanos queimados pelo TCU, que visa impedir candidaturas, o nome de Jairzinho não aparece. Nas redes sociais, o deputado comentou sobre os ataques e calúnias que vêm sofrendo por adversários.Recordando
Há dois anos candidato a deputado estadual André Monteiro (PRTB) subscreveu, junto ao MPE/AL, o pedido pela cassação do mandato do deputado reeleito Jairzinho Lira. Monteiro não obteve êxito é ficou na primeira suplência dos quatro candidatos eleitos pela legenda. De acordo com a denúncia do MPE/AL, as contas da Prefeitura de Lagoa da Canoa, foram rejeitadas pelo TCU entre 2005 a 2012, período em que Jairzinho teria sido prefeito, por dois mandatos seguidos. Ou seja, em 2018, Jairzinho disputou aquela eleição com a conivência do TRE/AL, tanto antes do pleito, o MPE/AL teria recorrido junto ao TSE.
Palmeira dos Índios
O PTB oficializou na manhã de segunda-feira, a candidatura da ex-primeira-dama de Palmeira dos Índios, Mosabelle Ribeiro, como cabeça de chapa na disputa pela Prefeitura. O vice é o professor de história e servidor público, o cadeirante Edmílson Sá; tido como defensor atento dos portadores de deficiência física do município.
Palmeira dos Índios II
A coligação; “Unidos por Palmeira Melhor”, promete se empenhar nas campanhas atacando fortemente a gestão de Júlio Cezar. Mosabelle é esposa de James Ribeiro, que disputará a Prefeitura da vizinha cidade de Estrela de Alagoas. James chegou a ser prefeito por dois mandatos seguidos em Palmeira. Por sinal na tarde de segunda-feira, ele fez sua convenção lá em Estrela, encabeçando a chapa com a etiqueta do PTB.
Palmeira dos Índios II
Enquanto isso, o PSB em clima de muita festa, lançou no último sábado a candidatura de Júlio Cezar à reeleição ao lado de seu atual vice, Dr. Márcio Henrique (Cidadania). O evento contou com a participação do senador Rodrigo Cunha, dos deputados federais Marx Beltrão e JHC, dos deputados estaduais Léo Loureiro e Davi Maia, e do presidente do PDT em Alagoas Lailson Gomes, entre outras autoridades.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011