Essa semana será decisiva para Arapiraca saber quem de fato será o candidato a prefeito do MDB. No momento, dois importantes políticos pleiteiam a oportunidade de disputar as eleições que serão realizadas em novembro próximo. O vice-governador Luciano Barbosa e o deputado estadual Ricardo Nezinho são as duas maiores lideranças do partido e estão em plena campanha.
Cabe ao governador?
A decisão, ao que parece, não será definida na Convenção do partido, marcada para o próximo dia 15. Nos bastidores, comenta-se que Barbosa pretende mesmo lançar o filho Daniel Barbosa e tenta um acordo com Nezinho para que ele indique o candidato a vice-prefeito. Ao que parece, nesse sentido não há acordo, já que o deputado pode apoiar Luciano, mas descarta apoio ao filho.
Essa queda de braço, na verdade, será decidida pelo governador Renan Filho. No momento, todo cuidado é pouco para não se repetir os erros das eleições passadas, quando Ricardo perdeu por apenas 240 votos por erros cometidos pelos “mandachuva” do MDB.
Não deu em nada
Pelo andar da carruagem o prefeito de Campo Grande, Arnaldo Higino (PP), vai tentar se reeleger. Higino teve sérios problemas com a justiça e chegou a ser preso em 2017 quando foi flagrado recebendo dinheiro de um empresário que tinha ligações comerciais com a Prefeitura. O flagrante na época foi feito pelo então procurador Alfredo Gaspar de Mendonça, que deu voz de prisão ao gestor.
Foi em vão?
Pelo jeito, a prisão do prefeito Arnaldo Higino foi em vão, já que ele foi solto, depois reassumiu o comando da administração sem maiores problemas. Vale destacar o empenho do Ministério Público em agir em defesa da população. No entanto, é de se estranhar o fato dessas prisões não darem em absolutamente nada, deixando transparecer uma “falsa” imagem de que se cometer improbidade vai pra cadeia. Foi, mas saiu e está de volta ao “batente”.
Sem ofensa
Em tempo: nos presídios de Alagoas tem algum gestor preso por ato de improbidade administrativa? Se tem, logo logo estará de volta a vida pública. Pelo menos é o que deixa transparecer diante desse caso ocorrido na pacata cidade de Campo Grande.
É muito complicado.
Decisão do desembargador
A propósito, o site Já é notícia divulgou que Higino chegou a ficar sete meses preso, mas conseguiu voltar ao cargo depois de uma decisão do desembargador-presidente Tutmés Airan. No entanto, logo em seguida, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) recorreu da decisão, “e a qualquer momento Arnaldo Higino pode perder o cargo e voltar para o presídio”, de acordo com a ação penal nº 0800237-37.2017.8.02.9002.
Hospital de Emergência
O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou no feriadão da Independência do Brasil o atendimento a 477 pessoas. De sexta-feira, 4, até a noite de segunda-feira, 7, o maior hospital público do interior de Alagoas atendeu 68 pessoas que sofreram queda da própria altura e 103 pacientes com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 100 vítimas de quedas e colisões de motos.
Atendimento
O HE do Agreste também recebeu sete vítimas de agressão física, dois pacientes devido agressão com arma de fogo e três por conta de ferimentos provocados por arma branca (faca/facão). Trinta e oito pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 19 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade.
Coronavírus em Palmeira
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que até segunda-feira, 7, foram confirmados 1.597 casos de Covid-19, o novo coronavírus. Os 8 leitos da UCI e os 5 da ala de Observação Clínica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), exclusivos para pacientes com Covid, estão todos vagos. Esta é a primeira vez que isso acontece desde a inauguração dos setores, no dia 29 de maio deste ano. No Hospital Santa Rita, a UTI e a Clínica Médica estão totalmente ocupadas.
Estágio da fase
A SMS pede que a população colabore, principalmente neste momento em que o Governo do Estado decretou o estágio da fase amarela para os municípios e a população já começa a retomar, gradativamente, as atividades de trabalho. O uso de máscaras de proteção é obrigatório e do álcool em gel ou 70%, além de manter as medidas sanitárias. (Com assessoria).
... A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos foi iniciada ontem, terça-feira, 8, e segue até 8 de outubro. Nesse período, a Prefeitura de Arapiraca, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, deve vacinar cerca de 40 mil animais, nas zonas urbana e rural do Município.
... Durante o período da Campanha, mais de 125 comunidades rurais serão visitadas por duas equipes volantes, responsáveis pela vacinação dos animais, nas próprias residências. Já os proprietários dos bairros da cidade tem duas opções.
... A primeira, buscar o serviço de imunização no próprio CCZ, localizado AL-220, Canafístula, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.